25/10/2011
Leide Divina Alvarenga Turini
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | História | Relações de trabalho |
Ensino Fundamental Final | História | Nações, povos, lutas, guerras e revoluções |
Ensino Fundamental Final | História | Relações sociais, a natureza e a terra |
Identificar os principais grupos de imigrantes que vieram para o Brasil entre os séculos XIX e XX.
Compreender as principais razões que levaram imigrantes europeus e asiáticos a virem para o Brasil a partir do século XIX.
Apontar as principais expectativas dos imigrantes em relação às terras brasileiras.
O Brasil Império.
A abolição do tráfico de escravos e o movimento abolicionista no Brasil.
A expansão da lavoura cafeeira no século XIX.
Professor (a), para o desenvolvimento desta aula os alunos devem ter acesso a um computador e à internet. Assim, a aula poderá ser realizada no Laboratório de Informática ou em sala de aula, no caso de escolas vinculadas ao Projeto UCA (Um computador por aluno).
Abaixo, a discriminação dos aplicativos utilizados e as especificações para executá-los no sistema Linux do Netbook do Projeto UCA/MEC:
KWord- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos. |
WxCam - Menu K Aba Aplicativos - Multimídia. O Aplicativo “Visualizador de Imagens” abre o aplicativo de mesmo nome que nos permite visualizar as imagens armazenadas no disco do laptop ou em memória externa, como por exemplo, um pendrive. |
Firefox - ícone “figura de um globo terrestre" localizado na área de trabalho (Desktop). |
KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade - Gerador de Apresentação |
1. Para iniciar as atividades desta aula
solicite aos alunos que, inicialmente, procurem distinguir e anotar no caderno as diferenças entre os conceitos de migração, emigração e imigração.Sugestão de textos e seus respectivos links, os quais podem ser acessados pelos alunos para a diferenciação entre os três conceitos:
Emigração, imigração ou migração? Link: http://mundoeducacao.uol.com.br/gramatica/emigracao-imigracao-ou-migracao.htm
Emigrar ou imigrar? Link: http://www.brasilescola.com/gramatica/emigrar-ou-imigrar.htm
O professor e os alunos também podem acessar a aula do portal intitulada: Migração, Imigração, Emigração, o que são? Link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=4676
2. A partir da compreensão dos alunos acerca dos três conceitos, proponha a observação atenta do mapa abaixo, acessando o link indicado na fonte:
Fonte: http://www.educacional.com.br/reportagens/japao/mapa.asp Acesso em 19/09/2011
Roteiro de Atividades:
a. Como indica o texto no link, clicando em cada bandeira os alunos poderão ler informações sobre os povos que vieram para o Brasil a partir do século XIX. Peça a eles que leiam atentamente.
b. A partir da leitura realizada, os alunos devem elaborar uma tabela, sintetizando as informações recebidas, como no exemplo abaixo:
Imigrantes | Período de entrada no Brasil | Principais estados brasileiros que os receberam |
Italianos | A partir de 1870 | São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná, Espírito Santo. |
Portugueses | ||
Espanhóis | ||
Alemães | ||
Japoneses | ||
Poloneses | ||
Ucranianos | ||
Sírios | ||
Libaneses | ||
Judeus (diferentes localidades) |
3. Para aprofundar as reflexões iniciadas na atividade anterior, peça aos alunos que acessem o link <http://mundoestranho.abril.com.br/materia/quais-foram-as-maiores-levas-de-imigracao-para-o-brasil > e façam uma leitura do texto "Quais foram as maiores levas de imigração para o Brasil?", publicado na Revista Mundo Estranho, de Julho de 2004. Confira, abaixo, um excerto do texto:
As principais levas de imigração para o Brasil ocorreram entre meados do século 19 e a primeira metade do século 20. "Portugueses, italianos, espanhóis, japoneses e alemães constituíram os principais fluxos em termos quantitativos", diz a socióloga Ethel Kosminsky, da Unesp de Marília (SP). A entrada no país de mais de 4 milhões de estrangeiros dessas nacionalidades teve dois momentos bem diferentes. Até a primeira metade do século 19, muitos vinham atraídos por terras oferecidas pelo governo brasileiro, principalmente para ocupar o sul do país. A partir de 1870, a coisa mudou. Nessa época, o principal produto de exportação do Brasil era o café, e sua produção baseada no uso da mão de obra escrava estava em crise - o tráfico de escravos já havia sido suspenso e a abolição total da escravatura viria em 1888. A saída encontrada pelo governo e pelos grandes fazendeiros para substituir os trabalhadores libertos foi incentivar a vinda de mão de obra de fora do país. Assim, a nova geração de imigrantes chegava não para ter sua terrinha, mas para trabalhar duro nas lavouras, principalmente em São Paulo. Fonte: Revista Mundo Estranho, Julho de 2004. Texto disponível na íntegra, no link: http://mundoestranho.abril.com.br/materia/quais-foram-as-maiores-levas-de-imigracao-para-o-brasil |
Roteiro de Atividades:
Após a leitura atenta do texto, na íntegra, promova uma reflexão entre os alunos a partir das seguintes questões:
a. Apontar as principais diferenças entre o processo de imigração ocorrido na primeira metade do século XIX e após esse período.
b. Citar e caracterizar os cinco principais grupos de imigrantes vindos para o Brasil nos séculos XIX e XX, de acordo com o texto.
1. Inicie as atividades relativas às razões da vinda de imigrantes para o Brasil e suas expectativas, propondo aos alunos a leitura e a interpretação dos quadrinhos abaixo:
Imagem extraída de: http://soprahistoriar.blogspot.com/2010/05/da-monarquia-para-republica.html
Acesso em 19/09/2011
a. Os quadrinhos, utilizando a sátira, tratam de uma interpretação sobre a visão e as expectativas que os imigrantes europeus possuíam em relação ao Brasil. Os alunos devem debater as suas primeiras hipóteses acerca deste tema, analisando principalmente o quarto quadrinho, o qual descreve o Brasil como "a terra do tesouro, do trabalho, dos papagaios e tucanos e toda sorte de riquezas naturais que só do lado de baixo do Equador uma família da fria Europa poderia encontrar."
2. Outro recurso interessante que o professor pode sugerir aos alunos é a leitura e interpretação do poema "Sonho imigrante", de Fernando Brant e Milton Nascimento.
Sonho Imigrante A terra do sonho é distante Minha Itália, Alemanha Aqui sou povo sofrido O mar de lá é tão lindo O frio não é muito frio |
Poema disponível em: http://nemvem-quenaotem.blogspot.com/2009/03/sonho-imigrante.html
a. Continuando a discussão iniciada na atividade anterior, os alunos devem identificar no poema as expectativas dos imigrantes europeus em relação ao Brasil, segundo os autores.
3. Para a concretização da imigração em massa de trabalhadores europeus para o Brasil, um fator que muito contribuiu foi a intensa propaganda feita pelo governo brasileiro na Europa. Confira o que disse o historiador Michael Hall, a respeito da intensa propaganda feita na Itália:
"Durante os últimos anos da década de 1880, agentes do Brasil pululavam em Veneza e outras partes do Vale do Pó estimulando “uma espécie de febre” que levaria inúmeros trabalhadores agrícolas a partirem para o Brasil, na “esperança de lá encontrarem a terra prometida” como escreveram os funcionários italianos em Treviso. Alguns desses candidatos à emigração até viajaram a pé, cruzando a maior parte do norte da Itália sob um rigoroso inverno, para tomar os navios que em Gênova prometiam passagens grátis para Santos." Fonte: Revista TRABALHADORES. Imigrantes. Campinas, Secretaria Municipal de Cultura, 1989, p. 5 |
A partir das atividades 1 e 2 e também da leitura atenta sobre o que afirma o historiador Michael Hall na atividade 3, os alunos podem sistematizar algumas conclusões a respeito das expectativas de imigrantes europeus em relação ao Brasil, no período analisado. A questão que ainda é necessário aprofundar com eles, pode ser formulada da seguinte maneira:
Por que muitos trabalhadores europeus deixaram seus países de origem e vieram para o Brasil? Quais foram as principais razões? |
4. Para que os alunos possam refletir sobre a questão destacada, a proposta para esta aula é que façam um Seminário de Textos sobre as razões que motivaram a vinda de imigrantes europeus e asiáticos para o Brasil, a partir do século XIX.
Orientações para a realização do Seminário:
a. Dividir os alunos em 4 grupos e atribuir a cada grupo a responsabilidade pelo estudo e apresentação, para a turma, de um texto relativo ao tema em discussão.
b. Os textos devem ser entregues com antecedência para que os grupos tenham tempo de estudar o conteúdo e preparar a apresentação. Portanto, a divisão da turma em grupos, a definição do texto de cada grupo e as orientações para a apresentação devem preceder a execução da atividade proposta.
c. Nas orientações aos alunos, o professor deve destacar que as ideias centrais do texto devem ser discutidas e apresentadas pelo grupo. Em hipótese alguma os alunos devem ler o texto para a turma durante a apresentação. Apenas um ou outro parágrafo mais significativo pode ser lido. O grupo deve evidenciar a sua compreensão sobre o texto estudado e também o seu posicionamento em relação às questões propostas pelo autor. Desta forma, é imprescindível que os alunos compreendam as ideias estudadas e as apresente numa fala espontânea.
d. Na preparação do Seminário, os alunos devem procurar solucionar possíveis dúvidas em relação ao conteúdo dos textos com o professor.
e. Sugestão de textos para o Seminário e seus respectivos links:
Histórico da Imigração no Brasil. Link para acesso: http://www.diasmarques.adv.br/pt/historico_imigracao_brasil.htm#Histórico
A Imigração no Brasil. Link para acesso: http://www.passeiweb.com/na_ponta_lingua/sala_de_aula/geografia/geografia_do_brasil/demografia_imigracoes/brasil_imigracoes
f. Professor, acima foram indicados textos disponíveis na internet. Mas, evidentemente, os alunos também podem e devem consultar livros e revistas que tratem do tema do Seminário. Após o trabalho de leitura, interpretação e problematização das fontes, cada grupo deverá preparar a apresentação para o restante da turma. Para tanto, poderão utilizar o aplicativo Kpresenter do Netbook do Projeto UCA (no caso de escolas vinculadas ao projeto) ou o aplicativo para apresentação de slides correspondente ao sistema operacional do computador ao qual terão acesso.
g. Na organização da apresentação, o grupo poderá apresentar dados numéricos e/ou estatísticos, áudio, vídeos, etc. As ideias centrais contidas nas fontes pesquisadas, bem como as conclusões do grupo, ficarão mais claras (e mais interessantes) para a turma se outros recursos, além da fala e do texto escrito, forem utilizados.
h. Após as apresentações, cada grupo poderá enviar a apresentação produzida para o email do professor e dos colegas, para que seja salva em arquivo do computador e acessada sempre que necessário.
Professor, como os alunos terão acesso ao computador e à internet, incentive-os a ampliarem suas leituras sobre o tema da aula, a partir do acesso aos links indicados abaixo:
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/imigracao-no-brasil/imigracao-no-brasil.php
http://www.imigracaojaponesa.com.br/nossahistoria.html
Aulas no Portal que podem ser acessadas pelo professor:
1. Expectativas sobre a nova vida e primeiras dificuldades enfrentadas pelos imigrantes europeus no Brasil. Link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=23452
2. As experiências migratórias europeias para o Brasil durante o século XIX e começo do século XX. Link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=23403
A ação avaliativa deve permear toda a prática pedagógica do professor dando-lhe constantemente elementos que lhe possibilitem auxiliar o estudante no seu desenvolvimento. Deve permitir que o aluno organize o seu pensamento - seja através da expressão oral ou escrita - buscando, ao refletir sobre um determinado assunto, fazer uma leitura crítica das fontes analisadas, estabelecendo relações, levantando questões, buscando respostas e expondo conclusões. A avaliação deve ser utilizada primordialmente como um canal de comunicação entre o aluno e o professor. Fundamental para o aluno, uma vez que pode ajudá-lo a reorganizar o seu pensamento e superar dificuldades. Fundamental também para o professor, que poderá sempre repensar a sua atuação, revendo conteúdos, metodologias de ensino, procedimentos avaliativos.
Desta maneira, no desenvolvimento do tema proposto, o professor poderá avaliar a aprendizagem dos alunos a cada etapa do trabalho por meio das atividades orais e escritas incluídas no processo: leitura e interpretação de textos, produção de tabelas, debates, interpretação de quadrinhos e de poema, seminário de textos, sistematização de informações e de conclusões por escrito.
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