26/09/2011
Esta coleção tem como objetivo principal fazer com que os alunos reconheçam o gênero receita e compreendam a função que ela tem em nosso cotidiano. Para isso, as aulas de 1 a 4 trazem atividades que partem do conhecimento de mundo que os alunos têm do gênero e promovem uma reflexão acerca das características estruturais e culturais da receita. As atividades propostas levam os alunos a refletirem sobre os suportes onde esses textos circulam (internet, programas de TV, cadernos de receita, revistas, embalagens etc.) e apresentam suas variantes, como textos literários escritos na estrutura de receita. A aula 5 traz o gênero receita culinária relacionado à cultura das festas juninas e propõe a construção de um livro de receitas. A aula 6 apresenta uma proposta de produção escrita de uma receita a partir de ingredientes previamente apresentados. Nesse momento os alunos já serão capazes de redigi-la, já que conhecem a estrutura do gênero. As aulas de 7 a 10 ampliam o conceito que os alunos já construíram a respeito do gênero, apresentam atividades de construção de gráficos sobre os ingredientes mais comuns nas receitas apresentadas por colegas de turma e atividades de recriação de receitas com linguagem literária.
Daniela Braga de Paula - ESC DE EDUCACAO BASICA - MG
receita culinária, gênero textual, literatura
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Análise e reflexão sobre a língua |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: gêneros discursivos |
# | Aula | Autoria |
---|---|---|
1 |
Receita: conhecendo e produzindo gêneros do cotidiano
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa compreender o gênero receita (características estruturais); reconhecer a função social, bem como os sentidos que emergem do gênero; produzir um texto do gênero receita. 31/01/2011 Quatro estrelas 6 comentário(s) 64389 acesso(s) |
THYAGO MADEIRA FRANCA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
2 |
Receita culinária: como introduzir no contexto escolar
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Identificar partes de uma receita culinária. Reconhecer a importância de uma alimentação saudável para a saúde. Elaborar, coletivamente, uma receita culinária. Degustar uma receita culinária. 26/11/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 5632 acesso(s) |
MIRIAM RAQUEL PIAZZI MACHADO COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Língua Portuguesa |
3 |
Trabalhando com receitas: o gosto de aprender
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa “A criança aprende efetivamente quando relaciona o que aprende com seus próprios interesses”. (ROSSINI,2003) O uso do gênero textual prescritivo em sala de aula, no caso em estudo, a receita culinária, é adequado para o ensino de conteúdos importantes não apenas de linguagem, ... 15/09/2009 Quatro estrelas 14 comentário(s) 86986 acesso(s) |
Fabiane de OLiveira Braga Felício ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
4 |
Trabalhando com receitas culinárias
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa O aluno despertará, de uma forma prazerosa, para a ideia de que os pratos culinários são preparados a partir dos passos para execução de uma receita; entendendo, assim, o uso desse gênero nas práticas sociais. 28/10/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 11367 acesso(s) |
Livia Fagundes Neves COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Língua Portuguesa |
5 |
Conhecer e trabalhar com gênero receita
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Conhecer e aprender a escrever receitas culinárias. 01/12/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 48012 acesso(s) |
Grazielle Tomaz de Almeida ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
6 |
Elaborando uma receita culinária
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa O aluno desenvolverá a habilidade de escrever uma receita culinária, sendo o autor desse trabalho. Dessa forma, ele ainda terá a oportunidade de articular os conhecimentos anteriormente adquiridos sobre o gênero com a produção de um texto escrito. 19/10/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 3262 acesso(s) |
Livia Fagundes Neves COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Língua Portuguesa |
7 |
Culinária e Língua Portuguesa, que mistura é essa?
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Matemática Com esta aula os/as alunos/as poderão ampliar o vocabulário, interagir, conhecer um novo gênero textual: receitas culinárias e utilizar dados coletados nas receitas para construir tabelas, gráficos, formular e resolver diferentes situações-problema. 23/09/2009 Quatro estrelas 4 comentário(s) 10814 acesso(s) |
PATRICIA CARVALHO PACHECO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
8 |
Receitas Poéticas
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa -Descobrir novas formas de olhar as coisas, atribuindo significados poéticos a objetos/ ações cotidianas -Fazer algumas receitas do livro (Receita de Olhar no Espelho, Receita de Dizer o Nome e Receita de Tocar o Outro) § Ouvir, dizer, ler poesias sobre o mesmo tema. Per... 07/12/2010 Cinco estrelas 5 comentário(s) 23112 acesso(s) |
Denise Leipziger COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
9 |
ELABORANDO RECEITAS INTELIGENTES: APRENDENDO COM A CULINÁRIA ALTERNATIVA .
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Matemática Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Matemática -Diferenciar a receita culinária de outros gêneros textuais; -Reconhecer a importância dos ingredientes alternativos como uma forma inteligente de alimentação; -Reconhecer a importância da utilização integral do alimento; -Identificar as quantidades utilizadas nas receitas e q... 03/05/2010 Quatro estrelas 11 comentário(s) 99839 acesso(s) |
DENIZE DONIZETE CAMPOS RIZZOTTO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
10 |
Receitas Divertidas
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa - Criar uma receita divertida, utilizando ingredientes diferentes como: sentimentos, sonhos,fantasias, faz-de-conta,fenômenos da natureza, emoções e etc. - Perceber as diferenças ou semelhanças entre uma receita comum e uma receita divertida. 10/11/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 23526 acesso(s) |
Lucia Fernanda da Silva COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
Sem estrelas 0 classificações - 9867 acesso(s)
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!