Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLEÇÃO DE AULAS
 


Como se explica a formação do povo brasileiro?

 

18/11/2011

Ficha Técnica
Descrição

A coleção é um elenco de aulas inseridas no tema “organizações e lutas de grupos sociais e étnicos”, e tem o objetivo de, abordando a temática, problematizar a formação do povo brasileiro. As aulas de 1 a 5 tratam da miscigenação étnica e cultural como processo da experiência histórica que hoje marca o cotidiano do povo brasileiro. As aulas de 6 a 8 abordam os seguintes aspectos históricos temáticos: a população indígena juntamente com os colonizadores europeus deram origem a um primeiro momento de miscigenação étnica e cultural; as diversas etnias de negros trazidos para o Brasil como escravos, com culturas diferentes; as condições desumanas como os negros foram tratados - como mercadoria, como objeto de consumo - constituíram uma experiência histórica que marcou a origem da população brasileira; e as representações sociais vigentes em nossa sociedade sobre as diferentes etnias. A aula 9 diz respeito à construção de uma representação sobre a etnia negra, a partir da origem dos negros, da miscigenação brasileira com os africanos e da tomada de consciência pelos alunos de sua própria etnia. A aula 10 trata da formação do nordestino comparando-a a formação dos grupos de outras regiões brasileiras, que tiveram como base de sua formação o negro, o índio e o branco.

Autoria

Raimunda Porfirio Ribeiro - NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI - RN

Palavras-chave

miscigenação, etnias, experiência histórica, povo brasileiro

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial História Deslocamentos populacionais
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Matemática Grandezas e medidas
Ensino Fundamental Inicial História Organizações políticas e administrações urbanas
Ensino Fundamental Inicial História Organizações e lutas de grupos sociais e étnicos
Ensino Fundamental Inicial Ética Justiça
Ensino Fundamental Inicial História Organização histórica e temporal
Ensino Fundamental Inicial Matemática Tratamento da informação
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Lista de aulas da coleção (10 aulas)
# Aula Autoria
1 DIVERSIDADE DA POPULAÇÃO BRASILEIRA

Ensino Fundamental Inicial | Geografia

Ensino Fundamental Inicial | História

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Identificar a diversidade da população brasileira nas características físicas,  na cultura e na lingüística. Entender que no Brasil há uma diversidade de pessoas de outros paises que vem se unindo ao nosso povo, criando uma miscigenação

26/01/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 15787 acesso(s)

Regia Maria

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Alfabetização

2 UCA - Diversidade da população brasileira

Ensino Fundamental Inicial | Geografia

Ensino Fundamental Inicial | História

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ao final desta aula, o aluno deverá ser capaz de: Primeiro Objetivo Identificar a diversidade da população brasileira nas características físicas,  na cultura e na linguística. Segundo Objetivo Entender que no Brasil há uma diversidade de pessoas de outros países que vem se un...

30/03/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 2848 acesso(s)

JULIANO VARELLA DE CARVALHO

Centro Universitário Feevale

NOVO HAMBURGO RS

Informação e Comunicação

3 Brasil: meu Brasil brasileiro: multiculturalismo – UCA

Ensino Fundamental Inicial | História

Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural

Objetivos:   Conhecer um pouco da história da formação do povo brasileiro;   Identificar diferenças culturais, raciais, religiosas e atributos físicos comuns às pessoas;   Compreender e respeitar as diferenças;   Pesquisar dados familiares e montar a árvore genealógica;   Comp...

06/06/2011 Quatro estrelas 16 comentário(s) 47825 acesso(s)

ALINE RODRIGUES CANTALOGO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

4 A DIVERSIDADE CULTURAL INFLUENCIAM NA FORMAÇÃO DO POVO BRASILEIRO

Ensino Fundamental Inicial | História

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

 Identificar costumes ou tradições que fazem compreender a nossa formação cultural;

13/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 9590 acesso(s)

Regia Maria

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Alfabetização

5 ETNIAS BÁSICAS DO BRASIL

Ensino Fundamental Inicial | História

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Ter conhecimento de como se formou o povo brasileiro; Identificar as etnias básicas do Brasil (indígenas portugueses e africanos); Entender que a etnia diz respeito a um grupo social que tem em características culturais, lingüísticas e genéticas.

11/01/2011 Quatro estrelas 2 comentário(s) 14143 acesso(s)

Regia Maria

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Alfabetização

6 A travessia do Atlântico: o trafico de escravos africanos

Ensino Fundamental Inicial | História

Compreender a diversidade étnica, cultural e regional dos escravos capturados pelos traficantes europeus no continente africano. Analisar as precárias condições da travessia do Atlântico nos navios negreiros, pelos escravos africanos. Identificar formas de luta e de resistênci...

28/09/2009 Quatro estrelas 6 comentário(s) 13965 acesso(s)

LEIDE DIVINA ALVARENGA TURINI

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

História

7 Aprendendo sobre a lei do ventre livre

Educação Escolar Indígena | História

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | História

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Conhecer a história da escravidão e os principais aspectos envolvidos; Conhecer a “Lei do ventre livre” e qual foi sua importância para a consolidação da abolição da escravatura; Desenvolver leitura e interpretação de textos, imagens e vídeos sobre a temática central da aula; ...

01/10/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 4510 acesso(s)

Silvia Maria Raposo Bardy

Secretaria Municipal de Educação de PRESIDENTE PRUDENTE

PRESIDENTE PRUDENTE SP

Outros

8 Filhos da Terra: indígenas e africanos construindo nossa história

Ensino Fundamental Inicial | História

Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural

Reconhecer  a  participação e as contribuições nas áreas social, econômica e política de africanos, indígenas e seus descendentes  na História do Brasil * Saber utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para construir conhecimentos Trabalhar em grupos pr...

17/06/2010 Três estrelas 1 comentário(s) 4567 acesso(s)

Eliane Candida Pereira

Universidade de São Paulo

SAO PAULO SP

Outros

9 Consciência Negra

Ensino Fundamental Inicial | História

• Ter consciência do que é ser negro. •Conhecer e reconhecer o papel do negro na construção da história da humanidade. •Conhecer as várias etnias que influenciaram na formação do povo brasileiro. •Valorizar o negro e do afro-descendente nesta sociedade racista e excludente.

12/01/2009 Quatro estrelas 17 comentário(s) 39653 acesso(s)

margarete santos de santana

ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR RICARDO PEREIRA

SALVADOR BA

Alfabetização

10 POVO NORDESTINO

Ensino Fundamental Inicial | Geografia

Ensino Fundamental Inicial | História

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Compreender que a formação do povo nordestino se deu mediante a miscigenação das etnias básicas que formou o povo brasileiro          Fazer um levantamento para analisar a migração do nordestino para outras regiões dos pais;

13/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 4097 acesso(s)

Regia Maria

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Alfabetização

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações - 2578 acesso(s)

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.