07/12/2011
Na aula de número 1, o aluno entenderá que a formação do Mundo Moderno ocorreu devido ao colapso do mundo medieval com a crise do sistema feudal. Sendo assim, entre os séculos XVI e XVIII, um volume extraordinário de transformações estabeleceu uma nova percepção de mundo, que ainda pulsa em nossos tempos. Nesse contexto histórico emergiu um amplo movimento intelectual, filosófico, artístico, literário e cientifico conhecido como Renascimento, que o aluno conhecerá nas aulas de número 2 ao número 4. Nas aulas de número 5 ao número 6, o aluno perceberá que nesse espaço de quase quatro séculos, os reis europeus consolidaram uma forma de poder que ficou conhecida como absolutismo monárquico. O fortalecimento dos Estados Nacionais levou-os progressivamente a adotarem uma política intervencionista na economia chamada de mercantilismo que o aluno compreenderá nas aulas de número 7 ao número 11. O aluno reconhecerá nas aulas de número 12 ao número 15 que o advento das Grandes Navegações, além de contribuir para o acúmulo de capitais na Europa, também foi importante para que a dinâmica de um comércio de natureza intercontinental viesse a acontecer. Por outro lado, o aluno também compreenderá que as navegações levaram a um intenso processo de colonização da América pelos europeus, gerando choques culturais e um grande fluxo de africanos escravizados para o trabalho em diversas atividades, no continente americano. A escravidão no Brasil, particularmente, se consolidou como uma experiência de longa duração que marcou diversos aspectos da cultura e da sociedade brasileira.
Leila Floresta - Universidade Federal de Uberlândia - MG
absolutismo, renascimento, expansão marítima, colonização
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | História | Cidadania e cultura no mundo contemporâneo |
Ensino Fundamental Final | História | Nações, povos, lutas, guerras e revoluções |
# | Aula | Autoria |
---|---|---|
1 |
Crise do feudalismo
Ensino Fundamental Final | História Relacionar o aprimoramento das técnicas agrícolas ao aumento populacional e ao revigoramento do comércio a partir do século X, na Europa. Compreender as novas relações de produção desenvolvidas a partir do século X na Europa. 01/12/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 27731 acesso(s) |
Leila Floresta Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG História |
2 |
Renascimento e Humanismo na Europa da Idade Moderna - UCA
Ensino Fundamental Final | História Identificar os elementos específicos do renascimento e do movimento humanista na idade moderna. Entender o conceito de antropocentrismo. Compreender as transformações provocadas pelo renascimento na Europa. 31/03/2011 Quatro estrelas 5 comentário(s) 99603 acesso(s) |
LUCIMAR DIVINA ALVARENGA PRATA Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG História |
3 |
Renascimento
Ensino Fundamental Final | Artes As transformações artísticas, científicas e literárias como produto de um tempo e das relações econômicas e sociais de um momento histórico. 14/12/2009 Quatro estrelas 3 comentário(s) 43683 acesso(s) |
THAIS SOARES FABRETTI BOZZETTO COLEGIO ESTADUAL FRANCISCO A VIEIRA CALDAS JR PORTO ALEGRE RS História |
4 |
Mitologia no Renascimento
Ensino Fundamental Final | Artes Apresentar para os alunos a história da mitologia, principais personagens e a abordagem dessa temática pelos pintores no Renascimento. 19/01/2009 Cinco estrelas 2 comentário(s) 29562 acesso(s) |
Juliana Gomes de Souza Dias SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CURITIBA PR Artes |
5 |
"O Estado sou eu" - o Absolutismo na Europa
Ensino Fundamental Final | História Ensino Médio | História A partir dessa aula, os alunos poderão identificar o processo de formação de alguns Estados Nacionais europeus, bem como estarão aptos a compreender o significado de intervenção do Estado na economia e serão capazes de diferenciar monarquia absolutista de monarquia constitucio... 31/07/2012 Sem estrelas 1 comentário(s) 36817 acesso(s) |
VANESSA MARIA RODRIGUES VIACAVA NTE - CURITIBA - (CETEPAR) CURITIBA PR História |
6 |
O Estado Moderno e o Absolutismo Monárquico - UCA
Ensino Fundamental Final | História Identificar os motivos que levaram a formação dos Estados modernos; Analisar a estrutura social do Antigo Regime; Compreender as características do Absolutismo em diversos Estados europeus, como Espanha, Portugal, Inglaterra e França. 22/08/2011 Três estrelas 4 comentário(s) 68524 acesso(s) |
ALINNE GRAZIELLE NEVES COSTA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG História |
7 |
Economia e Política da Idade Moderna: o Mercantilismo
Ensino Fundamental Final | História Ensino Médio | História Como as Grandes Navegações se inseriram na lógica mercantilista, noções básicas de economia (balança comercial e protecionismo) e a intervenção do Estado na economia. 01/08/2012 Quatro estrelas 3 comentário(s) 11345 acesso(s) |
VANESSA MARIA RODRIGUES VIACAVA NTE - CURITIBA - (CETEPAR) CURITIBA PR História |
8 |
A formação do mundo moderno: expansão marítima e comercial europeia - UCA
Ensino Fundamental Final | História Identificar as razões que levaram à expansão marítima dos países europeus no século XV; Compreender os objetivos das grandes navegações; Descrever o imaginário popular dos primeiros navegantes acerca do oceano desconhecido. 30/08/2011 Uma estrela 1 comentário(s) 39473 acesso(s) |
ALINNE GRAZIELLE NEVES COSTA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG História |
9 |
Expansionismo português e espanhol nos séculos XV e XVI - UCA
Ensino Fundamental Final | História Compreender as principais razões do pioneirismo de Portugal nas grandes viagens marítimas; Identificar novos conhecimentos possibilitados pelas navegações; Descrever as principais rotas de navegação portuguesa e espanhola nos séculos XV e XVI; Identificar no continente america... 26/08/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 29652 acesso(s) |
ALINNE GRAZIELLE NEVES COSTA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG História |
10 |
A conquista da América pelos europeus: o (des)encontro de dois mundos
Ensino Fundamental Final | História Identificar de que regiões partiram os “conquistadores” europeus e quais fatores impulsionaram este desejo de “conquista”. Analisar as diferenças entre a paisagem européia e a da América, no século XV, através do filme ““1492: A conquista do Paraíso”. Identificar no filme “149... 12/01/2011 Três estrelas 7 comentário(s) 67286 acesso(s) |
ALINNE GRAZIELLE NEVES COSTA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG História |
11 |
Mercantilismo: características e relação com o sistema colonial – UCA
Ensino Fundamental Final | História Identificar o contexto histórico do surgimento do mercantilismo; Compreender as principais ideias, teorias e políticas do sistema mercantilista; Relacionar o mercantilismo com o sistema Colonial. 23/08/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 37453 acesso(s) |
ALINNE GRAZIELLE NEVES COSTA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG História |
12 |
O tráfico de escravos africanos e a lógica mercantilista - UCA
Ensino Fundamental Final | História Compreender o conceito de escravidão; Descrever as condições em que os escravos eram transportados do continente africano para a América; Entender a escravidão no contexto da política mercantilista; 23/05/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 14001 acesso(s) |
ALINNE GRAZIELLE NEVES COSTA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG História |
13 |
O tráfico negreiro e as rotas da migração forçada de africanos para as Américas
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Fundamental Final | História Ensino Médio | História Entender a participação de africanos no tráfico de escravos. Analisar as dificuldades enfrentadas pelos africanos cativos no tráfico de escravos. Identificar as principais rotas do tráfico de escravos e os principais grupos de africanos trazidos para as Américas. 11/01/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 54843 acesso(s) |
ALINNE GRAZIELLE NEVES COSTA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG História |
14 |
As marcas da escravidão africana no Brasil
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Fundamental Final | História Ensino Médio | História Relacionar o racismo do presente ao passado escravista do Brasil. Analisar exemplos da desigualdade racial visíveis na atualidade. Debater as chamadas “ações afirmativas”, pensando a igualdade racial no Brasil. 07/12/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 27560 acesso(s) |
ALINNE GRAZIELLE NEVES COSTA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG História |
15 |
Participação africana na construção da sociedade colonial brasileira
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Fundamental Final | História Ensino Médio | História Com essa aula os alunos poderão analisar a vida dos escravos no Brasil Colonial, comparar a forma de vida de africanos e portugueses em território colonial e reconhecer o contato entre os grupos étnicos (negros e brancos) através da mediação feminina a luz do clássico texto de... 31/07/2012 Sem estrelas 1 comentário(s) 15382 acesso(s) |
VANESSA MARIA RODRIGUES VIACAVA NTE - CURITIBA - (CETEPAR) CURITIBA PR História |
Sem estrelas 0 classificações - 6829 acesso(s)
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!