Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
JORNAL
Edição 17 - Dislexia: como trabalhar com ela?
09/04/2009
 
ou
Dislexia não compromete a inteligência
Imagem ilustrativa de crianças em sala de aula

Definida como um distúrbio ou transtorno de aprendizagem na área da leitura, escrita e soletração, a dislexia é genética e hereditária e atinge cerca de 5% a 17% da população mundial.

Para a professora titular do Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Ângela Maria Vieira Pinheiro, são consideradas disléxicas as crianças com extrema dificuldade na aprendizagem da leitura e da escrita, embora apresentem pelo menos inteligência média e ausência de problemas gerais de aprendizagem.

Leia mais...
Diagnóstico deve ser feito o mais cedo possível
Maria Ângela Nico é fonoaudióloga e psicopedagoga.

De acordo com a fonoaudióloga e psicopedagoga Maria Ângela Nico, a demora no diagnóstico da dislexia pode ocasionar severas conseqüências emocionais.

Leia mais...
Mais conteúdo e menos preconceito
O fonoaudiólogo Jaime Zorzi ministra oficinas de capacitação para professores.

Fonoaudiólogo Jaime Zorzi diz que professor deve estabelecer condições favoráveis ao aprendizado, diariamente.

Leia mais...


CONHEÇA O JORNAL

ENTREVISTAS

Doutora em neurociências, a psicóloga Sylvia Maria Ciasca é professora associada da Unicamp.

Dislexia é quadro raro, com causas diversas

Leia mais...

ENQUETE

Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!

REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.