Filosofia na Escola é o tema da décima quarta edição do Jornal do Professor. Ele foi escolhido por 47,92% dos leitores que participaram da enquete colocada em nossa página.
Nesta edição, um dos assuntos tratados é a obrigatoriedade do ensino da disciplina nas três séries do ensino médio em todas as escolas do país. Aprovada em junho de 2008, a lei 11.684 representa o retorno das disciplinas de filosofia e sociologia ao currículo escolar depois de 40 anos.
Aqui você vai conhecer também: as metodologias utilizadas por professores para ensinar filosofia para crianças. Especialistas acreditam que desde pequenas, as crianças devem aprender a observar e questionar o mundo que as cerca. Já no ensino médio, o importante é tentar trazer as teorias filosóficas para o cotidiano dos adolescentes. Para isso, o doutor em filosofia Silvio Gallo sugere que os professores sigam quatro passos durante a aula.
Ainda nesta edição você vai conhecer a experiência do Colégio Dom Pedro II, do Rio de Janeiro, onde a filosofia integra o currículo desde 1838 e saber quais as expectativas de um professor de filosofia de Brasília aprovado em concurso para o magistério público.
Poderá, ainda, ler um artigo do professor do Departamento de Filosofia da USP, Renato Janine Ribeiro, sobre a inclusão da filosofia no ensino médio.
A entrevista desta edição é com o professor João Carlos Salles, do departamento de Filosofia da Universidade Federal da Bahia. Consultor das novas Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, ele ressalta a importância dos docentes gostarem da disciplina.
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