Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
JORNAL
Edição 14 - Filosofia na Escola
14/02/2009
 
ou

Filosofia na Escola

Filosofia na Escola é o tema da décima quarta edição do Jornal do Professor. Ele foi escolhido por 47,92% dos leitores que participaram da enquete colocada em nossa página.

Nesta edição, um dos assuntos tratados é a obrigatoriedade do ensino da disciplina nas três séries do ensino médio em todas as escolas do país. Aprovada em junho de 2008, a lei 11.684 representa o retorno das disciplinas de filosofia e sociologia ao currículo escolar depois de 40 anos.

Aqui você vai conhecer também: as metodologias utilizadas por professores para ensinar filosofia para crianças. Especialistas acreditam que desde pequenas, as crianças devem aprender a observar e questionar o mundo que as cerca. Já no ensino médio, o importante é tentar trazer as teorias filosóficas para o cotidiano dos adolescentes. Para isso, o doutor em filosofia Silvio Gallo sugere que os professores sigam quatro passos durante a aula.

Ainda nesta edição você vai conhecer a experiência do Colégio Dom Pedro II, do Rio de Janeiro, onde a filosofia integra o currículo desde 1838 e saber quais as expectativas de um professor de filosofia de Brasília aprovado em concurso para o magistério público.

Poderá, ainda, ler um artigo do professor do Departamento de Filosofia da USP, Renato Janine Ribeiro, sobre a inclusão da filosofia no ensino médio.

A entrevista desta edição é com o professor João Carlos Salles, do departamento de Filosofia da Universidade Federal da Bahia. Consultor das novas Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, ele ressalta a importância dos docentes gostarem da disciplina.

Ajude-nos a escolher o tema das próximas edições, votando na enquete colocada em nossa página. E aproveite para colaborar enviando sugestões, críticas, textos e músicas!

Seja bem-vindo!

ENQUETE

Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!

Fim do Conteúdo
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.