Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
JORNAL
Edição 102 - Dificuldades de Aprendizagem
11/07/2014
 
ou

Projeto sobre preservação de mangue beneficia comunidade e rende prêmio

No interior catarinense, o projeto Mangue: um Espaço de Vida, Encanto e Beleza, premiado na sétima edição do Prêmio Professores do Brasil, resultou em benefícios para a comunidade. O trabalho foi desenvolvido em 2013 pelas professoras Jaqueline de Oliveira Mascarenhas e Vlaviane Pereira Koch, do Centro de Educação Infantil Ponte Serrada, no município de Joinville.

Com o projeto, as famílias da região, próxima a um manguezal, passaram a encarar de outro modo aquele ecossistema. “Elas entenderam os benefícios da preservação”, explica a diretora da escola, Tanara Regina.

O projeto foi executado pelas duas professoras com alunos do segundo período da educação infantil – crianças de 5 e 6 anos. Com duração de oito meses, as atividades permitiram despertar nas crianças o entendimento de que a relação entre os seres vivos deve ser harmônica. “Respeitar as diferenças e particularidades de cada ser vivo, permitindo e favorecendo sua existência, deveria ser o principio da vida e das relações diretas ou indiretas com o meio ambiente que compartilhamos”, destaca Jaqueline.

As professoras também ajudaram os estudantes a perceber a beleza existente no manguezal e na Baía da Babitonga, além de valorizar a natureza e entender a necessidade de preservá-la.

Em um passeio de escuna, os alunos, usando equipamentos como lupas e binóculos, tomaram consciência dos cuidados a serem tomados com a água, animais e plantas a fim de contribuir para a preservação ambiental. Além das crianças e suas famílias, a comunidade em geral foi integrada ao projeto. A escola promoveu palestras sobre o tema e realizou exposições de fotos.

A atividade final foi a revitalização de área à margem do manguezal, com o plantio de mudas de árvores frutíferas. “As árvores cresceram e surpreenderam a comunidade, que não acreditava que isso fosse possível”, ressalta a diretora da escola. Para ela, a realização do projeto foi uma experiência gratificante. (Fátima Schenini)

ENQUETE

Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!

Fim do Conteúdo
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.