Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
JORNAL
Edição 46 - Semana Nacional de Ciência e Tecnologia-2010
09/11/2010
 
ou

Jornal escolar deixou saudade em seu criador

O professor Valdomiro Vieira fazia um jornal com seus alunos de Goiana (PE).

O professor Valdomiro Vieira fazia um jornal com seus alunos de Goiana (PE).

Autor:Arquivo pessoal


O poeta e educador Valdomiro Vieira, de Pernambuco, lembra com saudade do jornal que produzia na Escola Municipal Adélia Carneiro Pedrosa, no município de Goiana, juntamente com seus alunos: o 100% Notícias do Adélia. “Infelizmente acabou! Era um veículo de aprendizagem precioso para os nossos alunos e para a comunidade”, diz Valdomiro, que é graduado em letras, com habilitação em inglês e pós-graduado em literatura brasileira.

O professor, que é concursado da rede estadual de Pernambuco e da rede de ensino do município de Goiana (PE), explica que sua experiência com edição de jornal escolar surgiu com o projeto Primeiras Letras. O objetivo era a construção de uma escola produtora de comunicação, valorizando a escrita, a leitura, a dinâmica em sala de aula, e a formação de crianças e adolescentes para a cidadania.

“O mais interessante era fazer fluir nos alunos o gosto pela leitura e a escrita tendo como base as matérias do jornal produzidas por eles mesmos, com o nosso apoio”, destaca o professor. Segundo ele, os estudantes ficavam ansiosos para verem seus trabalhos publicados no jornal da escola, que chegava mensalmente.

Morador de Paulista, na região metropolitana de Recife, Waldomiro faz, atualmente, o curso de Tecnologias Assistivas (a distância) promovido pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp).

(Fátima Schenini)

ENQUETE

Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!

Fim do Conteúdo
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.