Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
JORNAL
Edição 6 - Planejamento Escolar
03/10/2008
 
ou

O que é uma escola boa e o que é uma escola ruim?

Marina Dourado de Rezende Gomes

Marina Dourado de Rezende Gomes

Autor:Arquivo pessoal


A pergunta foi enviada por Marina Dourado de Rezende Gomes, do Ateneu Salesiano, de Goiânia (GO). A estudante de 14 anos está matriculada no 7º ano e tem como matéria predileta a matemática.

 

Quem responde é Maria Luziene de Medeiros, professora do 3º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Profª Emília Ramos, de Natal (RN).

 

Caracterizar hoje a escola como boa ou como ruim é uma tarefa que merece a revisão de todos os conceitos já existentes e as novas perspectivas educacionais, visto as mudanças decorrentes ao longo da história. Nesse sentido, seria conveniente perguntar qual a escola que temos e qual a escola que queremos.

Assim, convém ressaltar, temos uma escola que precisa de uma revisão em seus objetivos conceituais, atitudinais e procedimentais. Em uma sociedade em que a tecnologia é o fio condutor nos processos e nas relações sociais, a escola ainda anda a passos lentos para acompanhar esta sociedade tecnocêntrica, tanto no que se refere a estrutura física propriamente dita, como na formação do educador que precisa estar inserido no processo, como para o aluno que precisa estar incluído nessa relação.

É necessário, portanto, que a escola venha garantir o acesso e a permanência deste aluno, até a conclusão do curso, para o sucesso na aprendizagem. Mediante esta resposta, teremos uma sociedade onde os indivíduos não irão ser apenas inseridos, mas incluídos.

ENQUETE

Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!

Fim do Conteúdo
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.