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JORNAL
Edição 59 - Olimpíadas de Matemática
29/08/2011
 
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Professora do MT compartilha projeto sobre consumo responsável

De fevereiro a julho de 2011, a professora Rose Mary desenvolveu o projeto Consumidor Responsável

De fevereiro a julho de 2011, a professora Rose Mary desenvolveu o projeto Consumidor Responsável

Autor:Arquivo pessoal


Pedagoga com pós-graduação em planejamento educacional, Rose Mary Calazans é professora na Escola Estadual 19 de Maio, em Alta Floresta (MT). Com atuação no magistério desde 1989, atualmente ela dá aulas para uma turma de 24 alunos do 4º ano do ensino fundamental.

A proposta de seu trabalho é voltada para o desenvolvimento de projetos, sempre buscando temas atualizados e necessários para a formação humana.

De fevereiro a julho deste ano, Rose Mary desenvolveu o projeto Consumidor Responsável, que reproduzimos abaixo.

Projeto Consumidor Responsável

Subprojetos: Crianças empreendedoras, Culinária afro-brasileira e Alimentação saudável

Histórico

De acordo com os pilares da educação para o século XXI, sistematizados em relatório por Delors (1996) e que são: aprender a ser, a conviver, a fazer e a aprender, daí a importância de trabalhar os conceitos através de atividades práticas que despertem também atitudes e procedimentos diários.

Este trabalho surgiu na semana pedagógica (fevereiro/2011), após a reformulação do Projeto Político Pedagógico (PPP), que tem como uma das metas o desenvolvimento de atividades reflexivas e investigativas. Acredita-se que este projeto seja significativo para a formação de indivíduos mais comprometidos com a qualidade de vida individual, social e do planeta, visto que trata de questões referentes à alimentação saudável, ao consumo responsável e ao empreendedorismo infantil.

Parceiros firmados para viabilização do trabalho: pais, professores, direção, coordenação, apoio nutricional da própria escola, pessoas da comunidade que trabalham com produtos de limpeza caseiros, assessoria pedagógica e Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica (Cefapro). A importância da participação de cada parceiro foi fundamental para o bom desenvolvimento.

Pais: envolvimento nas atividades propostas pelo projeto (doação de matéria prima, receitas, apresentação de paródia sobre o tema abordado)

Professores: contribuíram com informações na área de ciências da natureza e matemática

Apoio Administrativo: na elaboração de slides, organização do espaço para apresentação do seminário, elaboração de panfletos de receitas, fotos para arquivos etc.

Direção e coordenação: apoio pedagógico e logístico

Apoio educacional/nutricional: cedência de espaço e de utensílios, orientação de hábitos de higiene e cuidados indispensáveis no preparo da alimentação

Pessoas da comunidade: contribuíram com informações sobre o preparo de sabão líquido e amaciante

Assessoria pedagógica: contribuiu com avaliação

Cefapro: contribuiu com elaboração do projeto e avaliação das atividades desenvolvidas

Diagnóstico e Metodologia

Este projeto teve início a partir de debates em sala de aula a respeito de: benfeitorias do bairro, recursos ambientais, aplicação dos recursos públicos, desperdício de água, energia, alimentos, e formas de reaproveitamento. Acreditando no princípio dos três erres - reciclar, reaproveitar e reutilizar, nosso trabalho com este projeto se deu através das seguintes atividades:

- Reaproveitamento das sobras de sabonetes em barra: esta atividade representou uma alternativa para quem deseja contribuir com a sustentabilidade.

- Banco de compra e venda: com a finalidade de sensibilizar os alunos e a comunidade para um consumo responsável, trabalhando o autocontrole na aquisição do que é necessário ou supérfluo. Analisar os produtos que se tem em casa e não são usados. Vantagens e desvantagens nas compras à vista ou a prazo.

- Alimentação saudável: com a finalidade de rever os hábitos alimentares dos alunos e familiares e discutir possíveis alternativas para uma alimentação mais saudável.

Em todas as atividades foram feitas pesquisas de campo e bibliográficas antes, durante e após a realização dos trabalhos, conforme registro em anexo:

- Diagnóstico da situação trabalhada: os trabalhos desenvolvidos com os projetos oportunizaram a participação de todos os alunos com aulas práticas, experimentos e observações. Para dinamizar as aulas, usamos o laboratório de informática para pesquisa bibliográfica e visualização de fotos e figuras, leitura de reportagens referentes ao tema. Tivemos momentos de visita in loco à margem do Córrego Severo, a fim de conhecer e observar os danos visíveis ao local, como colocação de lixo na beira do arroio. Estudamos o solo, sua fertilização. Desenvolvemos receitas saudáveis com os alunos, como os bombons de leite ninho, para serem degustados na Páscoa em substituição aos bombons de chocolate. Realizamos pesquisa sobre tipos de alimentos mais consumidos pelos alunos e os dividimos entre as três refeições.

Objetivo Geral

Mostrar como a educação ambiental é importante para o nosso planeta, dando enfoque à problemática do lixo e à solução oferecida pela reciclagem – três erres.

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