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Edição 41 - Educação e Cidadania
28/06/2010
 
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Escola promove cidadania entre alunos, pais, e funcionários

Diretora Marta Freire acolhe pais no Encontro da Família

Diretora Marta Freire acolhe pais no Encontro da Família

Autor: Arquivo da escola


Promover a cidadania é uma das preocupações da Escola Municipal Professora Emília Ramos (Emper), de Natal, no Rio Grande do Norte. Localizada no bairro de Cidade Nova, na periferia da capital, a instituição atende cerca de mil alunos, do primeiro ao terceiro ano do ensino fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), a maioria deles filhos de trabalhadores com renda abaixo do salário mínimo.

“A promoção da cidadania na escola tem como meta contribuir na formação dos alunos, para que se reconheçam como cidadãos de direitos e deveres e possam se conduzir na sociedade de forma crítica e autônoma”, diz a vice-diretora da escola, Regina Maria da Silva Dantas, pedagoga com especialização em educação de jovens e adultos, há 22 anos no magistério.

Com o programa Emília em Família, a Emper viabiliza ações, a cada ano, de acordo com os temas de ensino-aprendizagem abordados nos diversos níveis de ensino, objetivando a formação da família em assuntos relacionados à educação de seus filhos. “Abordamos temas de relevância para a construção da cidadania, visão de mundo de forma crítica-reflexiva, buscando estimulá-los a projetarem seus futuros através do resgate aos estudos”, explica a coordenadora pedagógica, Tânia Maria Fernandes Oliveira. Assim, segundo ela, que é mestre em educação e está há 26 anos no magistério, a principal meta da escola é a aproximação de pais ou responsáveis pelos alunos na proposta curricular e administrativa.

Um dos projetos desse programa é o Encontro com a Família, que promove oficinas para que os pais possam compreender melhor as atividades realizadas na escola. A escola também realiza um encontro de formação para funcionários, com o objetivo de contribuir para melhorar a qualidade do trabalho oferecido à comunidade. Neste ano, o encontro com os funcionários teve como tema: A ética voltada para a formação do ser.

De acordo com Tânia Oliveira, os encontros com as famílias se traduzem em momentos lúdicos, palestras, estudos de casos e oficinas, que sintetizam as vivências dos filhos na sala de aula. Dependência química, inclusão e exclusão social, desenvolvimento infantil, beleza, e artesanato estão entre os temas tratados nessas ocasiões.

Os estudantes não são esquecidos na cruzada da escola a favor da cidadania. A partir da temática – Nos caminhos da aprendizagem: uma formação voltada para o ser – foram criados os temas dos projetos didáticos de 2010, para cada ano. Construindo o ser através de fábulas é o tema dos primeiros anos; Literatura Infantil: desatando nós e fazendo laços é o assunto dos segundos anos; Na construção da aprendizagem: uma nova poesia para a vida é abordado nos terceiros anos. No EJA do nível I (do 1º ao 3º ano do ensino fundamental), o tema é: o aluno construindo sua identidade. No EJA do nível II (4º e 5º ano do ensino fundamental), o assunto é Lendo e escrevendo minha história.

(Fátima Schenini)

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