Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
JORNAL
Edição 46 - Semana Nacional de Ciência e Tecnologia-2010
09/11/2010
 
ou
NOTÍCIAS
 

Móveis e produtos de higiene e limpeza são destaque em escola de Planaltina

A produção de detergentes, sabonetes, e desinfetantes atrai interesse dos alunos.

A produção de detergentes, sabonetes, e desinfetantes atrai interesse dos alunos.

Autor: Arquivo da escola


“Sempre que vou preparar uma aula, procuro imaginar como aqueles conceitos teóricos irão ajudar na vida cotidiana do meu aluno ou de seus familiares”, diz o professor Fábio Alves de Aguiar, professor de física e química em Planaltina, cidade satélite do Distrito Federal. Licenciado em química e cursando bacharelado em enfermagem, desde 2008 ele leciona no Centro de Educação Fundamental 03, localizado no bairro de Buritis 2.

Uma de suas preocupações, desde que ingressou no magistério, é o desenvolvimento de projetos voltados à resolução de demandas da comunidade onde a escola está inserida. Tratamento de água, reciclagem de lixo, reaproveitamento de alimentos, e reutilização de garrafas pet para a fabricação de sofás e pufes, são alguns dos itens que fazem parte desses projetos. Entre os trabalhos que desenvolve ao longo do ano letivo, estão a produção de detergentes, sabonetes, e desinfetantes e a coleta seletiva de óleo de cozinha. Os produtos são feitos no laboratório da escola, no horário inverso ao das aulas.

Em 2009, com o alastramento da chamada gripe suína, o professor deu início à produção de saneantes. “Sentimos a necessidade de aumentar os recursos da escola para combater o vírus H1N1”, justifica. Segundo ele, nesse mesmo momento foi lançado na escola um programa de higiene pessoal, focado tanto na lavagem técnica das mãos e antebraços quanto nas formas de contágio.

Esses materiais feitos na escola – tanto os produtos de higiene e limpeza quanto os móveis feitos com garrafas pet – foram apresentados na exposição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2010, em Brasília. Para Fábio, o que mais atraiu a atenção do público foi a produção de detergente e sabonete líquido. “Acredito que o público não esperava que “crianças” do ensino fundamental manifestassem interesse por conhecimentos dominados pelos adultos”, ressalta o professor, que acrescenta ainda o baixo custo de toda a produção como outro fator de interesse.

Ele explica que o CEF 03 procura se inscrever em todas as feiras de ciências e amostras culturais das quais tem conhecimento, mas essa foi sua primeira participação em um evento do nível da Semana Nacional de C&T. “Representou uma realização profissional e acima de tudo pessoal”, salienta. De acordo com o professor, ele ficou emocionado com os depoimentos de diversos alunos, de que, finalmente, descobriram a motivação e o objetivo para os estudos, seja nas ciências exatas ou na ciências humanas: “não posso afirmar que cumpri a minha missão, mas que plantamos um sonho e certamente iremos colher vencedores”.

Já a diretora, Rita Martins de Godoi, acredita que poder mostrar o trabalho desenvolvido na escola em um evento como esse é um grande privilégio, visto que a escola atende uma comunidade muito carente e está inserida em um bairro considerado violento. “A escola é sempre vista com receio por quem não conhece sua realidade e ser percebida de forma diferente, por um bom trabalho desenvolvido é uma oportunidade de demonstrar que a educação é caminho de transformação e inserção social”, defende Rita, que é formada em matemática e em pedagogia.

(Fátima Schenini)

ENQUETE

Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!

Fim do Conteúdo
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.