Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
JORNAL
Edição 46 - Semana Nacional de Ciência e Tecnologia-2010
09/11/2010
 
ou
NOTÍCIAS
 

Rede federal oferece primeiro curso de dança no Centro-Oeste


A partir de uma pesquisa de opinião com a comunidade do Distrito Federal, o Instituto Federal de Brasília (IFB) verificou que uma das principais carências na oferta de cursos era na área de dança. A partir disso, em julho deste ano a instituição lançou o primeiro curso de dança do Centro-Oeste com o objetivo de formar professores. A iniciativa inédita foi apresentada na sétima edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que aconteceu de 18 a 24 de novembro, na capital federal.

De acordo com a mestre em arte pela Universidade de Brasília e professora do novo curso, Cínthia Nepomuceno, o mercado de trabalho na área de dança tem se ampliado e, por esse motivo, está havendo uma maior procura por um curso voltado para esse fim. Para ela, que é apaixonada por arte desde pequena, a dança tem o poder de transformar a vida, contribuindo para o físico e psicológico. “A dança, além de outras coisas, nos ajuda a adquirir uma consciência maior do nosso corpo”, diz Cínthia Nepomuceno, que é professora de dança há mais de 20 anos e, atualmente, faz doutorado em arte na Universidade de Brasília (UnB).

A professora revela que a nova licenciatura tem foco nas danças contemporâneas e brasileiras, mas que os alunos também estudam as danças clássicas e folclóricas. Durante oito semestres, que incluem aulas práticas e teóricas, os estudantes aprendem sobre a fisiologia do corpo humano, estudam os movimentos e os fundamentos da dança.

O Instituto Federal de Brasília integra a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, que comemorou 100 anos em 2009 e oferece cursos de ensino, pesquisa e extensão. O IFB possui cinco campi espalhados pelo Distrito Federal, com mais de dez cursos técnicos e de licenciaturas.

(Sara Scaringi)

ENQUETE

Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!

Fim do Conteúdo
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.