Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
JORNAL
Edição 54 - Formação de Professores
03/05/2011
 
ou
NOTÍCIAS
 

Cursos da UAB ajudam a concretizar sonhos

A licenciatura em pedagogia é um dos cursos mais procurados no Polo Universitário Santo Antônio.

A licenciatura em pedagogia é um dos cursos mais procurados no Polo Universitário Santo Antônio.

Autor: Arquivo pessoal


Concluir um curso superior era uma aspiração antiga da professora Carmem Patricia Mattos dos Santos, do interior do Rio Grande do Sul. Com 23 anos de magistério, 21 deles como professora e diretora na Escola Estadual de Ensino Fundamental Abentulino Ramos, na zona rural do município de Santo Antônio da Patrulha, no litoral norte do estado, ela agora é aluna do curso de licenciatura em educação do campo oferecido pela Universidade Aberta do Brasil (UAB), por meio da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

“A experiência do curso a distância está sendo extremamente positiva; exige estudo, empenho, organização e dedicação”, diz Carmem Patrícia, inscrita no Polo Universitário Santo Antonio, que atende 64 municípios. Surpreendida com a qualidade e o ritmo intenso das atividades propostas, ela acredita que participar desse curso representa uma oportunidade de qualificar seu trabalho pedagógico e dar significado a um projeto educacional identificado com a realidade da comunidade.

Segundo ela, o conhecimento adquirido através da licenciatura em educação do campo irá contribuir, de forma efetiva, para o fortalecimento de uma postura mais autêntica e positiva na promoção de uma educação voltada à diversidade social, econômica e cultural. “Daqui a alguns anos, pretendo estar em plena atividade, trabalhando muito em uma escola que ajuda a construir autonomia, cidadania e autoestima em seus alunos e sua comunidade”, salienta Carmem Patrícia, que já está aplicando seus novos conhecimentos na Escola Abentulino Ramos.

Com 1.285 alunos, o Polo Universitário Santo Antonio atende 64 municípios e participa de mais de vinte cursos da UAB oferecidos por meio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), além da UfPel. Há cursos de licenciatura, bacharelado, especialização, aperfeiçoamento, e de tecnólogo. Quando entrou em funcionamento, em 2007, o total de cursos chegava a seis.

“Os cursos mais procurados são as licenciaturas em pedagogia e em educação do campo, ou seja, a formação de professores para os anos iniciais do ensino fundamental”, explica a coordenadora do polo, Dilce Gil Vicente, que está no magistério há 32 anos. De acordo com ela, as aulas são programadas para módulos de dois meses e, nesse período, os estudantes participam de dois a três encontros presenciais, por disciplina.

“Os encontros presenciais são momentos indispensáveis, pois estamos construindo uma educação a distância e não distante dos estudantes”, enfatiza a coordenadora, que tem licenciatura plena em biologia e cursos de especialização em gestão educacional e em informática na educação. Os encontros são realizados, geralmente, nas noites de sexta-feira ou aos sábados e domingos durante o dia.

De acordo com Dilce, o Polo Santo Antônio criou um programa de intercâmbio entre o Brasil e a França, que representa uma inovação na área de educação a distância. Em 2010, o aluno José Samuel da Silva Santos, do curso de tecnólogo em planejamento e gestão rural permaneceu um mês naquele país, participando de atividades em áreas rurais. Este ano, além de receber um agricultor francês, o polo abriu inscrições para os alunos interessados em participar de uma nova edição do intercâmbio em setembro próximo.

(Fátima Schenini)

ENQUETE

Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!

Fim do Conteúdo
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.