Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
JORNAL
Edição 59 - Olimpíadas de Matemática
29/08/2011
 
ou
NOTÍCIAS
 

Pequeno município do Piauí é celeiro de campeões

Os bons resultados levaram alunos e professores a acreditar mais em seus potenciais

Os bons resultados levaram alunos e professores a acreditar mais em seus potenciais

Autor: Fabiana Carvalho-ACS/MEC


O excelente desempenho dos estudantes de Cocal dos Alves, em diferentes áreas do conhecimento, tem feito o pequeno município localizado no norte do Piauí se destacar e virar notícia em todo o Brasil. Alunos do município, que tem pouco mais de cinco mil habitantes, já foram campeões em olimpíadas nacionais de matemática, química, e língua portuguesa e em gincanas estaduais de história e geografia.

Na matemática, à frente dessa história de sucesso está o professor Antonio Cardoso do Amaral, que dá aulas nas duas escolas onde estudam os alunos campeões: a Escola de Ensino Médio Augustinho Brandão e a Escola Municipal Teotônio Ferreira Brandão. Com licenciatura em matemática e especialização em matemática do ensino médio, ele está há dez anos no magistério.

Os bons resultados obtidos logo na primeira edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), em 2005 – 17 premiações, entre medalhas de prata, bronze e menções honrosas – fez com que alunos e professores passassem a acreditar mais em seus potenciais e a sonhar com outros resultados. “A partir daí, diversos interesses foram despertados e os resultados foram aparecendo em todos os outros campos”, relembra Amaral.

Ele explica que o trabalho de preparação para a Olimpíada de Matemática começou junto com a Obmep. Nessa época, ele dedicava uma ou duas aulas semanais, em cada turma, para a preparação da prova. O bom resultado obtido no primeiro ano da competição incentivou a todos e provocou mudanças na preparação dos alunos. Assim, no ano seguinte, antes mesmo da realização da prova da primeira fase da olimpíada, já havia encontros nos finais de semana com os alunos mais interessados em competir.

“E daí já saía a primeira medalha de ouro, com o aluno Sandoel de Brito Vieira, da 7ª série da Escola Municipal Teotônio Ferreira Brandão, que depois do resultado passou a ajudar na preparação dos novos alunos interessados na competição”, explica Amaral. Segundo ele, desde então as aulas de preparação ocorrem nos finais de semana, se intensificando à medida que se aproxima a fase final da Obmep, quando passam a ser diárias, no turno contrário ao das aulas. Desde o ano passado, o professor Amaral conta com a colaboração do professor Raimundo Alves, que também leciona nas duas escolas participantes das competições de matemática. “Sempre que pode, ele dá uma força na preparação dos alunos”, diz Amaral.

Premiações – Ao longo de seis anos de participações em competições de matemática, que incluem a Olimpíada Piauiense de Matemática e a Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), os alunos cocalalvenses já receberam 121 premiações: 10 medalhas de ouro, 10 medalhas de prata, 34 medalhas de bronze e 67 menções honrosas. Somente em 2010, os estudantes das escolas Augustinho Brandão e Teotônio Ferreira conquistaram 12 medalhas na Obmep, superando os resultados de 11 estados brasileiros – quatro de ouro, três de prata e cinco de bronze, mais 12 menções honrosas.

De acordo com a diretora da Escola Augustinho Brandão, Kuerly Vieira de Brito, é possível perceber que os estudantes passaram a acreditar mais em si e participam com mais intensidade das atividades propostas com o objetivo de melhorar seu desempenho, seja nas atividades escolares ou nas competições das mais diversas áreas. “Hoje temos alunos destaque nas olimpíadas de matemática, química, português e biologia e em 2010 tivemos 100% de aprovação nos vestibulares”, assegura a diretora, que é licenciada em letras, com especialização em língua portuguesa e está há oito anos no magistério. (Fátima Schenini)

Leia também: Vencedoras do Piauí ampliam tempo de estudantes na escola

ENQUETE

Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!

Fim do Conteúdo
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.