Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
JORNAL
Edição 72 - Literatura de Cordel
25/05/2012
 
ou
NOTÍCIAS
 

Professor de matemática adota cordel em Parnamirim

Com os cordéis, os alunos melhoram o comportamento e a aprendizagem

Com os cordéis, os alunos melhoram o comportamento e a aprendizagem

Autor: Arquivo da escola


Formado em matemática, com especialização em física, o professor da rede municipal de ensino de Parnamirim (RN), José Acaci Rodrigues, desenvolve o projeto Cordel na Escola, desde 2006. Músico e cordelista, diz que o cordel e a poesia estão em sua vida desde que “se entende por gente”, pois seu pai era cantador e cordelista.

Jornal do Professor – Há quanto tempo participa do projeto Cordel na Escola?

José Acaci Rodrigues – O projeto iniciou em 2006 por iniciativa minha. Ele teve início na Escola Professora Enedina de Sena. No ano seguinte, o projeto estendeu-se à Escola Municipal Augusto Severo e, a partir de 2008, passou a a ser realizado em quatro escolas a cada ano.

Sou professor do quadro da Secretaria Municipal de Educação de Parnamirim (RN). Além de professor, sou músico e cordelista. Para tornar minhas aulas mais atrativas, eu sempre as começava cantando uma música ou recitando um cordel, acompanhado do violão ou da viola caipira. Então, a diretora da escola onde eu trabalhava começou a me convidar para apresentações em eventos da escola, depois a secretária de Educação passou a me convidar a fazer abertura de eventos da secretaria. Os muitos convites passaram a atrapalhar as minhas aulas, daí veio a ideia do projeto, que me afastaria das aulas de matemática e me deixaria mais à vontade para trabalhar a poesia e o cordel na sala de aula.

JP Qual o objetivo do projeto?

JAR – O principal objetivo é o incentivo à leitura. Entre os objetivos gerais estão o conhecimento e o respeito ao meio ambiente, a cidadania, as boas relações pessoais, o conhecimento da história do município, o conhecimento de músicas e letras do cancioneiro popular nordestino e a valorização de nomes como Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, João do Vale, Antonio Francisco, Patativa do Assaré, e outros.

O projeto começa no início do ano e se estende até o fim. Semanalmente, eu visito uma turma de quinto ano de uma escola levando material previamente produzido na Secretaria de Educação. Todos os alunos recebem o material e não precisam devolver. As aulas são presenciais, com a participação do professor. O material que fica com os alunos passa a ser material de estudo durante a semana. A partir do segundo mês, o projeto se estende a outras turmas da escola. Os alunos do quinto ano, diretamente envolvidos no projeto, passam a fazer o que chamamos de intervenção cultural: visitam outras salas de aula e fazem apresentações culturais, cantando, recitando ou apresentando estrofes de cordel criadas por eles.

As escolas beneficiadas pelo projeto são as municipais, no entanto, muitas escolas estaduais me convidam a fazer explanações, apresentações e até shows de cordel e poesia, que eu atendo de acordo com a minha agenda.

O projeto desenvolve diversas atividades. Entre elas, oficina de construção da poesia de cordel, métrica, rima, sextilhas, quadras; estudo da música popular nordestina, oficina de xilogravuras, visita a feiras de livros como a realizada pelo Serviço Social do Comércio (SESC) do RN; visita ao Cajueiro de Pirangi, visitas a outras escolas para mostrar os conhecimentos, concurso de produção de sextilhas, empréstimo de folhetos de cordel.

O projeto é desenvolvido durante todo o ano letivo, e tem finalização geralmente nos primeiros dias do mês de dezembro, para não concorrer com as provas do final do ano. No encerramento, todos os alunos do projeto são levados ao auditório da Escola Municipal Augusto Severo, onde sobem ao palco e apresentam estrofes de um cordel produzido por eles e cantam músicas do cancioneiro nordestino. Ao final temos um espetáculo de cultura popular.

Os alunos demonstram grande interesse pelo projeto e ao longo do ano observa-se o aumento do prazer pela leitura e pela cultura popular. Os alunos passam a ter oportunidade de ouvir, de ler e conviver com a verdadeira cultura nordestina, que aos poucos está sendo substituída pela cultura de massa e pela música de má qualidade.

Em 2010, lancei o livro Conselhos Pra Juventude, uma coletânea de cordéis e poesias escritas para serem trabalhadas no Projeto O Uso do Cordel na Sala de Aula. O livro ganhou o Prêmio Mais Cultura de Literatura de Cordel, Edição Patativa do Assaré.

Leia também: Cordel colabora para melhorar aprendizagem em escola do RN

Acesse o blog de José Acaci

ENQUETE

Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!

Fim do Conteúdo
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.