Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
JORNAL
Edição 75 - Reforço Escolar
24/07/2012
 
ou
NOTÍCIAS
 

Aulas de reforço contribuem para aprendizagem


Para a diretora da Escola Municipal Castro Alves, de Serra do Ramalho (BA), Wilene Bispo Costa, o reforço escolar é importante pelo fato de estabelecer ações pedagógicas que ajudam no processo de uma educação inclusiva e participativa. Em sua opinião, o reforço consiste, sobretudo, em proporcionar oportunidades para que os alunos possam desenvolver suas competências e aplicá-las cotidianamente.

Wilene diz que a escola não oferece aulas de reforço, atualmente. A atividade foi oferecida em 2011, quando estudantes do sexto ao nono ano tiveram a oportunidade de assistir aulas de português e matemática. Há sete anos no magistério, cinco dos quais na direção dessa escola, ela é formada em ciências físicas e biológicas.

Na opinião da professora Vilma Pereira Cardoso, que leciona na escola Castro Alves, o reforço serve para oferecer aos alunos um atendimento diferenciado que os ajude a melhorar a aprendizagem. “Penso que as aulas de reforço contribuem na construção de uma aprendizagem significativa e, as estratégias devem harmonizar-se em relação à realidade dos alunos. Formada em letras, 14 anos de magistério, Vilma dá aulas para alunos do ensino fundamental.

Os alunos da Escola Municipal Professor Romeu Menezes dos Santos, de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense (RJ), têm aulas de reforço escolar de letramento e matemática. Agrupados por faixa etária, os estudantes participam de oficinas nessas áreas, duas vezes por semana, no período contrário ao horário das aulas regulares.

“Os monitores do projeto de reforço escolar são professores da comunidade, que fazem um trabalho voluntário. Eles recebem treinamento da secretaria municipal de Educação”, explica a diretora da escola, Ana Cristina Firmino da Conceição. Com 20 anos de magistério, ela tem graduação em biologia e pós-graduação em gestão escolar e em coordenação pedagógica.

De acordo com Ana Cristina, os conteúdos oferecidos no reforço – letramento e matemática – foram escolhidos por serem os que apresentam mais dificuldades aos estudantes. Ela ressalta que procuram conscientizar os responsáveis pelos alunos, sobre a necessidade de participação nas oficinas. O reforço escolar é oferecido por meio do programa Mais Educação, do Governo Federal. (Fátima Schenini)

Saiba mais sobre o programa Mais Educação

Acesse o blog da EM Professor Romeu Menezes dos Santos

ENQUETE

Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!

Fim do Conteúdo
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.