Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
JORNAL
Edição 75 - Reforço Escolar
24/07/2012
 
ou

Incentivar a leitura é principal meta de diretora de escola fluminense

A escola Adelaide Duarte Flores, de Barra Mansa, quer ser uma “Escola de Leitores

A escola Adelaide Duarte Flores, de Barra Mansa, quer ser uma “Escola de Leitores"

Autor:Arquivo da escola


O principal objetivo da Escola Municipal Adelaide Duarte Flores, no município fluminense de Barra Mansa, é tornar-se uma “Escola de Leitores". De acordo com Alessandra Sudré, diretora da instituição há quatro anos, o propósito é levar os alunos a serem protagonistas na construção do universo leitor, intensificando o hábito de ler, valorizando as práticas de leitura e desenvolvendo capacidades e habilidades que incluam também aprender a decifrar os códigos da escrita.

Nesse sentido, a escola desenvolve o projeto Leitura em Ação, que engloba diversos contextos da leitura. “Os alunos participam como guardiões da leitura e zelam pela cesta da leitura e preservação dos livros da escola”, explica Alessandra. Uma das atividades é o "Apitaço da Leitura": os professores percorrem todas as salas de aula contando uma história e, cada vez que escutam o som do apito, trocam de sala para contar a história em outra turma.

Durante as sessões simultâneas de leitura, realizadas em dias pré-estabelecidos, os estudantes são convidados a ouvir leituras de livros. No trabalho com os "Autores do Bimestre", os professores selecionam diversos autores, sua vida e obra, para que os alunos possam conhecer cada um deles.

A diretora enfatiza a importância do "Corredor da Leitura", criado na instituição, a fim de fazer com que os alunos tenham mais acesso aos livros. As obras ficam expostas em alguns pontos da escola, em uma espécie de varal e sobre mesas espalhadas pelos corredores. Dessa forma, os estudantes podem ler, durante o recreio ou levar os livros que quiserem para ler em casa. “Isso acontece como forma de disponibilizarmos o acesso aos livros, pois nossa escola não conta com uma biblioteca ou sala de leitura”, revela Alessandra.

Todas essas ações são integradas com leituras de imagens, durante o projeto Expocultural, de modo a aproximar os alunos do mundo artístico. Nessa oportunidade eles conhecem vários pintores, aprendem sobre a vida e a obra desses artistas plásticos e fazem a releitura das obras apreciadas.

Há 16 anos no magistério, Alessandra já trabalhou como professora de séries iniciais e como orientadora pedagógica. Também exerceu o cargo de diretora em outra unidade escolar. Formada em pedagogia, atualmente ela faz pós-graduação em gestão escolar.

A escola Adelaide Flores está localizada no bairro Siderlândia, na periferia de Barra Mansa, onde a comunidade é carente e dispõe de poucos recursos e meios de acesso a informações e lazer. Com 308 alunos, da educação infantil ao quinto ano do ensino fundamental, ainstituição oferece aulas de informática, canto, coral e pífaro.

Desde 2011, a escola conta com um blog.”Ele foi criado com o objetivo de interagirmos com as novas mídias e também como forma de divulgar e fazer com que as pessoas conheçam e valorizem o nosso trabalho e principalmente o dos alunos”, salienta a diretora, responsável pela colocação das informações no blog. (Fátima Schenini)

Acesse o blog da escola

ENQUETE

Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!

Fim do Conteúdo
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.