Carla Viana Coscarelli – Editora Autêntica – Brasil
Do mesmo jeito que a gente consulta um livro de receitas quando quer fazer um prato novo ou “mudar o tempero”, o intuito desse livro é dar ao professor algumas receitas testadas e aprovadas para que ele consiga, mais facilmente, chegar à essa nova prática da aula de língua que todo mundo fala, mas que muito pouca gente faz. São apenas alguns pratos saborosos que podem servir de inspiração para muitos outros. Embora seja um livro que só vai apresentar a prática, todas as atividades têm motivação em teorias modernas (e que nem por isso são novidade) dos estudos da linguagem e da aprendizagem da leitura, que não serão desenvolvidas aqui, por não ser a teoria o propósito deste livro e sim a aplicação dela em sala de aula.
Mabe Panizza e outros – Editora Artmed
Este livro aborda a finalidade do ensino e os problemas de aquisição de conhecimentos espaciais e geométricos na área de matemática, sintetizando os questionamentos principais às perspectivas clássicas na educação infantil e nas séries iniciais.
Leonor Werneck dos Santos, Rosa Cuba Riche, Cláudia Souza Teixeira – Editora Contexto – Brasil – 2012 – 1ª edição
Ensinar os estudantes a dominar as três práticas de linguagem – leitura, produção textual e análise linguística – é uma das missões mais importantes do professor de ensino fundamental. Este livro surge como um precioso aliado nessa tarefa. Assim, alguns gêneros próximos aos alunos foram escolhidos para que sejam explorados objetivos, características linguísticas e formais, intencionalidades e funções sociais. Os capítulos trazem atividades que partem do conhecimento de mundo dos alunos, passam pela análise detalhada dos diferentes aspectos dos textos até chegar à escrita. Dessa forma, os estudantes colocam em prática os conhecimentos adquiridos.
Ian Stewart – Editora Zahar – Brasil – 2010 – 1ª edição
Uma grande dose de jogos, charadas e histórias tiradas da coleção particular do professor Ian Stewart. O leitor encontrará informações e curiosidades divertidas - e às vezes um tanto excêntricas. Quer exemplos? Qual a área de um ovo de avestruz? Por que não conseguimos pentear uma bola cabeluda? São questões que você não aprendeu na escola, entremeadas com incursões pelo pensamento matemático antigo e moderno, anedotas sobre cientistas e perguntas sobre os grandes problemas matemáticos do presente, do passado e do futuro. A maior prova aqui, contudo, é o autor mesmo quem vence, ao tornar agradáveis e interessantes temas que já nos assustaram (e muito!) em sala de aula.
Ruth Ribas Itacarambi e Ivani da Cunha Borges Berton– Editora Livraria da Física – Brasil – 2010 – 1ª edição
O livro mostra uma metodologia centrada no aluno e monitorada pelo professor e um método em que o processo é mais importante que a resposta, isso porque é o processo que força a emoção da criação de métodos de raciocínio e da capacidade de melhor usar o cérebro.
Iran Abreu Mendes, Antônio dos Santos Filho, Maria Auxiliadora Lisboa Moreno Filho – Editora Livraria da Física – Brasil – 2011 – 1ª edição
Este livro seleciona alguns conteúdos de matemática relacionados aos anos iniciais do ensino fundamental. Sugere diversas maneiras de abordagem didática para que alguns conteúdos sejam trabalhados concretamente em sala de aula. As atividades propostas e os materiais utilizados são simples e fáceis de manipular de forma dinâmica na escola, de modo a atingir os objetivos do ensino de matemática para as séries iniciais.
Fermino Fernandes Sisto, Selma de Cássia Martinelli – Editora Vetor – Brasil – 2006 – 1ª edição
Há muitas décadas a problemática do fracasso escolar tem sido estudada. Até a década de 90 do século passado, as discussões giravam em torno do alto índice de evasão e de reprovação. Os textos deste livro analisam e tentam responder, em um conjunto de onze estudos, como se encontra o sistema emocional das crianças que estão passando por dificuldades de aprendizagem.
Pedro Demo – Editora Autores Associados – Brasil – 2011 – 9ª edição
Trabalha a conexão entre pesquisa e educação, argumentando que a educação própria da escola e da universidade é aquela mediada pela reconstrução do conhecimento. Mostra a importância de não separar qualidade formal, da qualidade política. Ressalta a importância profissional do saber pensar e do aprender a aprender.
Danie Bealieu – Editora Vozes – 2008 – 1ª edição
O subtítulo da obra é: 88 atividades para envolver seus alunos. O livro lança mão das teorias por trás dos estilos de aprendizagem, do comportamento cognitivo e da alfabetização emocional e oferece a você uma caixa de ferramentas cheia de ideias criativas para envolver as crianças. Há uma técnica de impacto para quase todos os dilemas da sala de aula, como a indisciplina, como lidar com uma criança tímida etc.
Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!