A Wikimedia Foundation abriu chamada pública para propostas de professores interessados em participar do Projeto Wikipédia na Universidade.
O objetivo do projeto é estimular estudantes, professores e universidades a utilizarem a Wikipédia como uma ferramenta de ensino, capacitando novos wikipedistas, desenvolvendo habilidades e competências, produção colaborativa de conhecimento livre, e principalmente contribuindo para a melhoria da qualidade da Wikipédia em português. A melhoria ou criação de verbetes enciclopédicos relacionados ao assunto da disciplina é uma das atividades que podem ser desenvolvidas com a Wikipédia na sala de aula.
As propostas devem ser apresentadas até 22 de julho.
Mais informações: na internet
Apoio à difusão e popularização da ciência e tecnologia no Estado do Rio de Janeiro. Submissão de propostas até 9 de agosto. Edital Faperj nº 30/2012 –
http://www.faperj.br/interna.phtml?obj_id=8231
Apoio à melhoria do ensino em escolas da rede pública sediadas no Estado do Rio de Janeiro. Submissão de propostas até 16 de agosto. Edital Faperj nº 31/2012 – http://www.faperj.br/interna.phtml?obj_id=8230
Escreva um microconto (máximo de 250 caracteres) sobre o tema de sua preferência. Depois de escrito e publicado na rede social, seu texto poderá ser ilustrado por outro internauta.
O projeto fica no ar até 24 de agosto.
Mais informações: no site da NET Educação
Tema: Inovações Tecnológicas nos Esportes
Para concorrer, pesquisadores, acadêmicos e universitários devem se inscrever pela internet. Alunos do ensino médio, além da web, têm também a opção de enviar suas pesquisas pelos Correios.
Inscrições: até 31 de agosto
Mais informações: no site
Tema: Meu município, Meu Brasil
Os participantes devem ser alunos dos dois últimos anos do ensino médio, regularmente matriculados em escolas públicas das redes de ensino dos estados e do DF.
Os 27 finalistas – um por unidade da Federação – serão automaticamente selecionados para participar do Projeto Jovem Senador.
Mais informações: no site do Senado Federal
Concurso de redações, artigos científicos e projetos pedagógicos.
É dirigido a estudantes de ensino médio, graduação, pós-graduação e escolas da educação básica na área das relações de gênero, mulheres e feminismo, comtemplando suas interseções com as abordagens de classe social, geração, raça, etnia e sexualidade.
Inscrições: até 17 de setembro
Mais informações: na página do CNPq
1º Congresso sobre Práticas Inovadoras na Educação em um mundo impulsionado pela tecnologia
Dia 1º de outubro de 2012
Centro de Convenções Fecomercio – São Paulo (SP)
Inscrições e informações: na página do evento
Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!