Isabel Parollin – Editora Pulso Editorial – Brasil – 2010 (livro digital)
Diante da nova sociedade, fez-se necessário a reformulação dos papéis formadores da família e da escola. O entendimento do processo de aprender e de ensinar, frente à sociedade do conhecimento, da informação e da aprendizagem exige uma escola que atenda ao perfil social vigente, sem perder o compromisso de preparar cidadãos instrumentalizados para viver e conviver de forma competente e feliz.
As famílias, nesse contexto histórico, investem em movimentos na busca de garantir a sua sobrevivência e de melhorar sua formação profissional, transferindo para a escola o papel de educar seus filhos e de prepará-los para essa sociedade. As relações afetivas são intransferíveis!
Os professores, muitas vezes perdidos diante desse novo contexto, tem tido de repensar o desempenho do seu papel profissional. Portanto, rever suas formas de ensinar para atenderem ao compromisso social, sem deixar de ser escola, tem sido uma premente necessidade dos educadores. Tanto a família quanto a escola necessitam retomar seus conceitos, desvendar seus mitos, rever suas práticas, reavaliar suas crenças e reconstruir suas práxis.
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