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JORNAL
Edição 87 - O Professor e a Família
21/05/2013
 
ou

Professores Formadores: a Relação entre a Família, a Escola e a Aprendizagem

Isabel Parollin – Editora Pulso Editorial – Brasil – 2010 (livro digital)

Diante da nova sociedade, fez-se necessário a reformulação dos papéis formadores da família e da escola. O entendimento do processo de aprender e de ensinar, frente à sociedade do conhecimento, da informação e da aprendizagem exige uma escola que atenda ao perfil social vigente, sem perder o compromisso de preparar cidadãos instrumentalizados para viver e conviver de forma competente e feliz.

As famílias, nesse contexto histórico, investem em movimentos na busca de garantir a sua sobrevivência e de melhorar sua formação profissional, transferindo para a escola o papel de educar seus filhos e de prepará-los para essa sociedade. As relações afetivas são intransferíveis!

Os professores, muitas vezes perdidos diante desse novo contexto, tem tido de repensar o desempenho do seu papel profissional. Portanto, rever suas formas de ensinar para atenderem ao compromisso social, sem deixar de ser escola, tem sido uma premente necessidade dos educadores. Tanto a família quanto a escola necessitam retomar seus conceitos, desvendar seus mitos, rever suas práticas, reavaliar suas crenças e reconstruir suas práxis.

 


Pais e Educadores: Quem tem tempo de Educar?

Isabel Parolin – Editora Mediação – Brasil – 2007

Pais e mães, principalmente nas grandes cidades, saem cedo para trabalhar, voltam tarde e ainda com trabalho para fazer, fora os afazeres de casa. Os professores dão aulas em várias escolas e para turmas muito grandes, reclamando também do tempo que lhes falta para melhor atender os alunos. Se o tempo para conversar, cuidar, orientar os filhos e alunos é pequeno, como aproveitá-lo melhor? Isabel Parolin constrói um texto interessante sobre o tema, mesclando humor, sensibilidade e sua vasta experiência como professora, psicopedagoga, mãe e avó. Mostra, sobretudo, que não é a falta de tempo o problema mais sério, mas a falta de autoridade dos adultos e do bom uso dessa autoridade que os leva a serem demasiadamente rígidos ou permissivos, desperdiçando um tempo valioso para a educação das crianças e jovens.

 


Qualidade do Ensino - A Contribuição dos Pais

Vitor Henrique Paro – Editora Xamã – Brasil

Neste livro, Paro traz uma dimensão até hoje pouco explorada do tema da participação da comunidade. Trata-se de reconhecer não só o direito de participação dos responsáveis pelos educandos, mas a necessidade que a boa escola tem dessa participação. Assim, Paro examina os múltiplos ângulos da questão, apontando as perspectivas de uma adesão ativa de pais ou responsáveis aos propósitos educativos da instituição escolar, no intuito de melhorar o aprendizado.

 


A Relação Família/Escola - Desafios e Perspectivas

Heloisa Szymanski – Editora Liber – Brasil – 2010

Este livro destina-se a profissionais que trabalham direta ou indiretamente com as famílias, na área de educação, serviço local e saúde, pois apresenta uma proposta de se considerá-las nas suas condições concretas de vida e não por meio de um modelo idealizado. Sugere a necessidade da harmonização entre as práticas educativas desenvolvidas pela família e as várias instituições que trabalham com crianças, adolescentes e jovens.

 


Escola sem Conflito – Parceria com os Pais

Tânia Zagury – Editora Record – Brasil

Neste trabalho, a autora fundamenta e orienta pedagogicamente os pais tanto em relação à escolha da escola, quanto em relação à avaliação segura e permanente da instituição escolhida. Revelando que, por mais de dois séculos, família e escola viveram uma verdadeira lua-de-mel. O que a escola pensava era o que os pais pensavam. A família endossava e confirmava toda e qualquer determinação da escola. Com isso, para as crianças, existia uma identificação e homogeneidade em relação às figuras de autoridade - no caso, pais e professores.

 

 

 


Família e Escola – A Arte de Aprender para Ensinar

Albertina de Matos Chraim – Editora Wak – Brasil

A característica fundamental deste livro é solicitar um maior comprometimento do adulto em relação à formação tanto formal quanto informal de seus educandos. Desperta no leitor a possibilidade de projetar-se em cada fase de sua vida. Uma das questões mais atuais em relação à educação é a insegurança social, que leva os jovens a escrever suas histórias nas páginas do mundo do crime. Não podemos permitir que um ajuste de personalidade transforme esses futuros adultos em delinquentes. O desfecho da história de cada criança está na qualidade da educação dos adultos ao comprometerem-se nessa escolta. Assim como na natureza, o processo de amadurecimento é lento e, nem sempre, os resultados são imediatos. Portanto, a responsabilidade de uma escolta estruturada no diálogo e na escuta e no autoconhecimento é o caminho mais seguro.

 


Escola da Família – Comunidade e Universidade

Marisa Aparecida Pereira Santos, Eveline Ignácio da Silva, Maria José Lourenção Brighenti – Editora Edusc – Brasil – 2005

O livro descreve e analisa as ações e os resultados parciais do “Programa Escola da Família”, projeto da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, que integra escola, comunidade e universidade, em parceria com, entre outros, a Unesco e o Instituto Ayrton Senna. O objetivo do projeto, iniciado em 2003, é construir uma ação pedagógica inovadora e multidisciplinar, desenvolvida nos finais de semana, nas escolas da rede estadual, transformadas em Centros de Convivência, aproximando comunidade e escola através das atividades de lazer e cultura. As autoras refletem sobre o valor político-social dessa experiência didático-pedagógica aplicada na educação pública.

 


Re-novações - Família , Escola e Comunidade, uma Ponte na Formação do Novo Indivíduo

Sueli Bravi Conte – Editora Vetor – Brasil - 2004

A obra traduz a importância e grandiosidade do processo de transformação da criança em cidadão, buscando recolocar a natureza e o propósito da escola nesse processo. Um processo que não está mais somente acontecendo em nossa volta, na esquina de nossas casas. A formação do novo Homem assumiu proporções globais e tudo acontece em tempo real. E a nova escola nisso tudo?

 


Atividades Educacionais I

Naomi E.Singer e Matthew J. Miller - Editora: Madras –

Este livro foi escrito com a finalidade de desenvolver e estender o aprendizado na sala de aula. É um livro voltado para pais e professores juntos assumirem uma participação ativa no processo de aprendizagem das crianças, desenvolvendo neles a autoconfiança e a auto-imagem.

 


Escola não é Depósito de Crianças - A Importância da Família na Educação dos Filhos

Wolmer Ricardo Tavares – Editora Wak – Brasil – 2012

O leitor perceberá que, para oferecer uma educação de qualidade, será importante trabalhar conceitos como família e como ela deve exercer sua função no processo de educar, fator que ocorrerá antes mesmo de o aluno entrar na escola. A última parte do livro apresenta estudo de caso de uma instituição que saiu da condição de “escola castigo” e passou a ser “escola modelo”. O estudo mostra os vários reveses pelos quais esta escola passou e deixa claro que, com a atitude de professores dedicados e o comprometimento das famílias, é possível resgatar a dignidade de docentes e educandos e oferecer melhores perspectivas.

 


Reunião de Pais - Sofrimento ou Prazer?

Beate G. Althuon, Corinna H. Essle, Isa S. Stoeber – Editora Casa do Psicólogo – Brasil – 2005 – 7ª edição

Uma obra prática e objetiva com sugestões práticas para preparar e organizar reuniões de pais. Um relato vivo de como é possível ser construtivista em qualquer área.

 


A Criança com Dificuldades de Aprendizagem

Leila Boni Guerra – Editora Enelivros – Brasil –

A partir de considerações teóricas que lhe servem de fundamentos, a autora passo a passo nos encaminha para uma abertura e um repensar das práticas que devem alimentar o enriquecimento pessoal da criança com dificuldades de aprendizagem. Muito interessante e inovador é o encontro que ela promove entre família/terapeuta/escola, através da recomendação de exercícios que deverão ser praticados pelos pais e co-terapeutas.

 


Pais Atuantes, Crianças Felizes

Bill Lucas e Alistair Smith – Editora Positivo – Brasil

É um guia essencial para pais com filhos em idade pré-escolar e na primeira fase do ensino fundamental. Escrito por Bill Lucas e Alistair Smith, ambos especialistas em educação, este livro mostra como ajudar a crianças a obter sucesso na vida, hoje e sempre. Esta é uma meta que está ao alcance de todos os pais. Recheado de jogos, atividades, conselhos e sugestões para apoiar e motivar a criança, é um prático guia de referência. Uma leitura fácil e de aplicação imediata, que vai inspirar e orientar os pais a cada página.

 


Educação na Família e na Escola - O que é, Como se faz

Jaume Sarramona I Lòpez – Editora Loyola – Brasil

A obra se divide em duas partes. A primeira trata de questões que afetam a educação dos filhos antes dos 7 anos de idade. A segunda reúne todos os temas cujo denominador comum é a partilha da educação entre a escola e a família. Os temas são tratados da perspectiva dos pais, ou seja, enfatiza-se a educação familiar, mas também da perspectiva da escola, pois as crianças são filhos e estudantes ao mesmo tempo. Além disso, não é possível enfrentar seriamente um tema de educação sem que duas mais importantes instituições educacionais da sociedade atual, a família e a escola, unam esforços em busca de objetivos e estratégias comuns.

 


Família e Escola – Um Espaço Interativo e de Conflitos

José Antônio Baltazar et al – Editora Arte & Ciência – Brasil

A obra é fruto de uma pesquisa desenvolvida junto ao Programa de Mestrado em Educação da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste) de Presidente Prudente (SP). Os autores abordam questões relacionadas ao desenvolvimento infanto-juvenil (visualizando a origem dos sintomas), conflitos relacionados à dinâmica familiar e suas implicações para o processo ensino aprendizagem, à luz dos pressupostos psicanalíticos, norteados por Freud, Klein, Winnicott, Lacan, Zimerman, Knobel, entre outros estudiosos do psiquismo humano. O estudo mostra ainda o quanto todos os envolvidos nesse processo – crianças, adolescentes e os pais – se beneficiaram de um tratamento psicoterápico.

 


Família e Escola – Trajetórias de Escolarização em Camadas Médias e Populares

Maria Alice Nogueira; Geraldo Romanelli, Nadir Zago (Org.) - Editora Vozes – Brasil

O livro traz uma diversidade de textos sobre o tema: relações entre família e escola. O interesse em investigar e analisar os vínculos entre as duas instituições suscitou a necessidade de se encontrar referenciais teóricos e metodológicos para a reflexão acerca deste tema, que pode ser conferido no conteúdo da obra.

 


Família, Escola e Juventude - Olhares Cruzados Brasil-Portugal

Maria Manuel Vieira, Juarez Dayrell, Maria Alice Nogueira, José Manuel Resende (Org) – Editora UFMG – Brasil – 2012

Os autores analisam a realidade contemporânea relativa ao papel da escola e da família na imposição da ordem cultural legítima, às novas configurações da relação família-escola, bem como às tendências recentes da pesquisa sobre os efeitos do estabelecimento de ensino na redução/manutenção das desigualdades sociais de escolarização.

No que tange à juventude, os textos apresentam os debates sobre as relações entre juventude, cultura e ações coletivas, bem como sobre a diversidade juvenil, com ênfase na raça/etnia, gênero e sexualidade, finalizando com reflexões em torno das múltiplas ligações entre os jovens e o cotidiano escolar.

 

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