Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
JORNAL
Edição 87 - O Professor e a Família
21/05/2013
 
ou

Helenise Sangoi Antunes (UFSM): a aproximação da família com a escola é fundamental para o aprendizado

A escola deve incluir, de forma acolhedora, os pais ou responsáveis

A escola deve incluir, de forma acolhedora, os pais ou responsáveis

Autor:Arquivo pessoal


A diretora do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e professora do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) – mestrado e doutorado –, Helenise Sangoi Antunes, diz que a aproximação da escola com a família é fundamental para o aprendizado.

Em sua visão, o professor deve utilizar diferentes recursos para incentivar essa aproximação, seja por meio de encontros informais, palestras, ou outras atividades. “A escola precisa recuperar o seu espaço acolhedor e de promoção de diálogos e trocas de conhecimento e de afeto”, destaca Helenise.

Llicenciada em pedagogia e doutora em Educação, ela é coordenadora do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Formação Inicial, Continuada e Alfabetização (Gepfica/UFSM) e coordenadora geral do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.

Jornal do Professor - Qual é a importância de aproximar a família da escola? Quais os benefícios que esta aproximação pode trazer a todos os envolvidos?

Helenise Sangoi Antunes -A aproximação da família com a escola é fundamental para que ocorra o aprendizado da criança, pois não se pode chamar a família somente para apontar os problemas que a criança está vivenciando na escola, mas sim incluir e trabalhar de forma dinâmica e acolhedora os pais e ou responsáveis por estar crianças através de palestras, rodas de conversas, encontros informais e atividades esportivas e culturais. Não se pode mais deixar que as distâncias entre as famílias e as escolas se legitimem.

JP - De que maneira o professor pode incentivar a aproximação entre a família e a escola? Que atividades ou recursos podem ser utilizados, nesse sentido?

HSA - Acredito que devemos utilizar as mais variadas formas: encontros nos sábados através de jogos interativos professores, pais e estudantes, palestras, e-mails, facebook, página na internet, convites artesanalmente feitos pelas crianças para os pais, rodas de conversas temáticas, oficinas e encontros com temas específicos elencados pelos próprios pais e estudantes. A escola precisa recuperar o seu espaço acolhedor e de promoção de diálogos e trocas de conhecimento e de afeto.

JP - Esse assunto é discutido com os alunos do curso de pedagogia da UFSM?

HSA - Nós temos discutido nos vários fóruns que tenho participado como reuniões nas escolas, palestras, reuniões com os professores da UFSM. Não podemos deixar de perder este espaço fundamental que a escola possui hoje no sentido de buscar aproximar as pessoas que nela estudam e participam. Acreditamos que o diálogo, a troca de ideias e valores são fundamentais para o desenvolvimento da autonomia, autoestima e promoção da cidadania.

JP - Em sua opinião, a escola deveria incluir cursos e palestras voltados especificamente ao atendimento de pais, mães ou outros familiares, seja para repassar conhecimentos nas áreas de psicologia ou saúde, seja para oferecer cursos de formação inicial para o trabalho e geração de renda? Como deveriam ser oferecidos?

HSA - Acredito que é fundamental para escola em primeiro lugar conhecer a sua realidade e a realidade das famílias das suas crianças. A partir do conhecimento socioantropológico desta realidade promover palestras, grupos de debate e troca de informações sobre os temas de interesse destas famílias. Temos que manifestar o que faz sentido para estas famílias e não falarmos de temas que fazem sentido somente para nós professores.

Acesse a página do Centro de Educação da UFSM

ENQUETE

Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!

Fim do Conteúdo
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.