Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
JORNAL
Edição 87 - O Professor e a Família
21/05/2013
 
ou

Professora do Paraná desenvolve projeto sobre família e escola

O projeto proporciona um envolvimento positivo com a família

O projeto proporciona um envolvimento positivo com a família

Autor:Arquivo da escola


A professora Dorotéa Merchiori Stoco, coordenadora do curso de formação de docentes do Colégio Estadual Sagrada Família, em Campo Largo, na região metropolitana de Curitiba (PR), criou um projeto que envolve a família e a escola. O projeto Escola e pais juntos para estimular a busca do conhecimento e a formação integral, teve início em 2012.

A primeira etapa do ano letivo de 2013 ocorreu em abril, com foco na gentileza. Mais uma etapa está prevista para junho, quando os alunos farão exposição dos trabalhos desenvolvidos na sala de aula.

Leia abaixo o texto sobre o projeto encaminhado pela professora Dorotéa.

Família e escola: uma proposta para a formação integral

Dorotéa A. Merchiori Stoco

Colégio Estadual Sagrada Família

Em harmonia com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e o Estatuto da Criança e do Adolescente, as instituições educacionais têm a obrigação de fazer a articulação com as famílias. Os pais têm o direito de receber conhecimento do processo educacional, bem como participar do desenvolvimento da Proposta Pedagógica da Escola.

É uma oportunidade para a família valorizar e reconhecer a instituição escolar e ao mesmo tempo estimular a caminhada estudantil dos filhos, oportunizando um percurso mais significativo, incentivando a cultura e a contribuição desta para a qualidade da educação.

Compartilhar e vivenciar situações da escola valoriza e incentiva os filhos a aprenderem muito mais, destaca a aprendizagem como moeda fundamental para o desenvolvimento de uma sociedade mais conhecedora da sua cultura e prepara o cidadão para interagir de forma significativa.

Neste sentido, é que se desenvolve no Colégio Estadual Sagrada Família de Campo Largo o projeto Escola e pais juntos para estimular a busca do conhecimento e a formação integral, com o envolvimento dos alunos e familiares do curso de formação de docentes.

Na primeira fase do projeto, expõe-se sobre a importância da formação acadêmica, sendo esta, o caminho para o desenvolvimento da profissão, a competência do “ser professor”; a compreensão de que a prática pedagógica é o elemento articulador da relação teoria e prática, para a sua profissionalização e a importância das disciplinas contidas na matriz curricular do curso. Ressalta - se a importância da família na formação integral do aluno.

No segundo momento, os alunos apresentam algumas atividades desenvolvidas no trimestre em que se evidenciam os sentidos e significados de ser professor na sociedade atual. Valoriza-se a importância da infância no desenvolvimento da pessoa, além de dicas e passos para fazer acontecer no dia – a – dia de cada cidadão e a necessidade do apoio e envolvimento da família na formação dos estudantes.

Já em outra fase, acontece a participação da família em que as apresentações destacam a importância e o valor das profissões, e outras atividades do município, dentre elas: as tarefas envolvendo o aproveitamento dos resíduos industriais; o trabalho com artesanato em cerâmica e artes manuais; o destaque ao trabalho do professor, com o depoimento de vários profissionais, esclarecimento sobre o curso de pedagogia e os aspectos que enaltecem a relação aluno x professor, fundamentais para dar sentidos e significados ao mestre.

O projeto é da professora pedagoga Dorotéa A. Merchiori Stoco, com a participação efetiva dos professores de prática de formação: Glaci Sarnecki, Rita de Cássia Mazzon Gequelin, Norma da P. Lunardon Augusto, com o apoio da diretora Lúcia Staron.

As atividades são preparadas em sala de aula e apresentadas no Salão Nobre do colégio por meio de: palestras, vídeos motivacionais, apresentações teatrais, recitais, dinâmicas, apresentações de danças, depoimentos de profissionais.

Este trabalho proporciona um envolvimento positivo com a família, pois pelas pesquisas recentes, os pais interessados, engajados na vida escolar dos filhos, influenciam positivamente na aprendizagem, gerando mais segurança e autonomia. A participação da família é destaque nas apresentações, oportunizando uma valorização da profissão e seus vários caminhos, aspectos fundamentais para a formação.

ENQUETE

Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!

Fim do Conteúdo
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.