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Edição 87 - O Professor e a Família
21/05/2013
 
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Em escola gaúcha, estabelecer vínculos com os pais é fundamental

As reuniões estão entre os recursos usados para aproximar os pais da escola

As reuniões estão entre os recursos usados para aproximar os pais da escola

Autor: Arquivo da escola


Na Escola Municipal de Educação Infantil Branca de Neve, no município gaúcho de Novo Hamburgo, a aproximação entre família e escola ocorre nas atividades diárias e envolve não apenas os professores, mas todos os segmentos de trabalhadores da instituição. Na visão da diretora, Neida Hoch Wilmsen, toda a equipe deve sentir que pertence à escola para, dessa forma, servir como ponte no acolhimento aos recém-chegados.

“Estabelecer vínculo com as famílias dos alunos é fundamental para que se efetive uma parceria significativa, que faça a diferença no processo de aprendizagem das crianças”, diz a diretora. Segundo ela, para que a escola possa cumprir seu papel, todos devem estar comprometidos na construção e efetivação do projeto político-pedagógico. “A escola é o lugar para brincar, aprender e ser feliz.”

Para Neida, que está no magistério há 24 anos, 12 dos quais na direção, esse lema deve ser a motivação a cada dia. “Com as famílias, trabalhamos para alcançá-lo”, enfatiza a diretora, que tem licenciatura plena em história e pós-graduação em gestão escolar.

Professora de duas turmas na faixa etária de quatro anos, Elisângela Martins Rodrigues considera de fundamental importância a construção de uma relação sólida entre pais e professores para troca de informações e continuidade dos trabalhos iniciados em sala de aula. “Na educação, é imprescindível que família e escola andem juntas, enfrentando e superando os desafios, como parceiras.”

De acordo com a professora, respeito e compreensão devem ser os princípios de uma boa relação de parceria. Além disso, ela enfatiza a necessidade de diálogo constante para que os pais tenham a oportunidade de manifestar dúvidas e insatisfações. “A escola deve buscar ampará-los em suas expectativas e, com eles, fazer constantes reflexões”, afirma.

Colaboração — Entre os projetos desenvolvidos para aproximar escola e famílias, Elisângela cita o que realizou em 2010, com crianças na faixa etária de dois anos de idade. Voltado para o desenvolvimento da oralidade nas crianças, o projeto teve como recurso facilitador da aprendizagem uma boneca de pano, a Kika, costurada e montada com a colaboração de familiares dos alunos. Os pais também ajudaram a coletar garrafas descartáveis de plástico e outros materiais de sucata para confeccionar jogos e brinquedos usados para exercitar a musculatura facial e auxiliar no processo de adaptação e socialização das crianças. “Eles aprenderam como usar esses recursos também em casa para auxiliar no processo da construção da linguagem”, explica.

Há dez anos no magistério, com experiência em turmas de educação infantil, ensino fundamental e médio, Elisângela revela que sempre observou melhores resultados ao estabelecer relação de parceria com pais ou responsáveis pelos alunos. E, de acordo com ela, essa relação de parceria ganha dimensão ainda maior com estudantes da educação infantil.

Com licenciatura em pedagogia, Elisângela faz curso de especialização em docência na educação infantil. (Fátima Schenini)

 

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