Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
JORNAL
Edição 90 - Estímulo à Leitura
08/08/2013
 
ou
NOTÍCIAS
 

Publicação de jornal escolar serve de estímulo a estudantes

Os alunos participam de inúmeras atividades voltadas para a leitura

Os alunos participam de inúmeras atividades voltadas para a leitura

Autor: Arquivo da escola


Interessada em mudar o cenário da falta de interesse dos estudantes pelos textos literários trabalhados nos livros didáticos, a professora Márcia Timidati Raimundo, de Diamantino, Mato Grosso, desenvolve, desde 2004, o projeto Jornal da Turma. A proposta da professora da Escola Estadual Irmã Lucinda Facchini não é o abandono dos textos, mas a construção de uma ponte entre aluno e professor capaz de fornecer instrumentos para que os jovens percebam a leitura como uma necessidade e um prazer.

"Ler é uma atividade que exige habilidade de fazer perguntas a um texto, buscar respostas e saber onde encontrá-las. Nesse contexto, ler seria dialogar com o texto, no sentido mais amplo possível", diz Márcia, que leciona língua portuguesa para alunos do nono ano do ensino fundamental (oitava série). Em sua visão, a produção de um jornal pode levar os alunos a desenvolver não só o intelecto, mas a competência e as habilidades necessárias em situações que envolvam a linguagem verbal. Ela acredita, ainda, que essa atividade pode contribuir para capacitar os estudantes a produzir e interpretar diferentes textos.

O projeto de montagem, criação e edição do jornal é desenvolvido de agosto a outubro. Depois de pronto, ele fica exposto em painéis para ser visto e lido por todos na escola e pelos familiares dos alunos. A publicação tem várias seções, como notícias culturais e esportivas, curiosidades, moda, culinária e editorial. "Esperado e aguardado por todos, o jornal já é tradição na escola", destaca Márcia. Para ela, essa é uma forma diferente de se produzir leitura, que usa a criatividade e desenvolve o senso critico e a cidadania. Um dos resultados alcançados é a mudança de comportamento dos alunos nas aulas de língua portuguesa. "Principalmente quanto ao interesse e participação", esclarece.

Com graduação em pedagogia e em letras anglo-portuguesas e especialização em psicopedagogia e no método Montessori-Lubienska, Márcia desenvolve outras atividades relacionadas à leitura, como elaboração de diálogos e participação em grupos de produção de texto, nos quais os alunos cantam, fazem mímica e dramatizações. Os estudantes também leem os blogues da escola e da professora e publicam atividades no facebook.

Autoestima — A fim de estimular o hábito de ler entre os alunos, ela procura sempre incentivá-los e mostrar que são capazes, pois acredita que o ponto-chave é a autoestima. "Todos nós precisamos de elogios, palavras de ânimo e muito incentivo", afirma. "Atividades prazerosas despertam interesse nos alunos e desenvolvem o senso crítico e a criatividade."

Segundo Márcia, que está no magistério há 24 anos, o trabalho nunca acaba e vai sempre se repetindo. "Corrigem-se as falhas, cria-se um novo formato, mexe-se aqui e ali, e vamos sempre em busca do aprendizado, o nosso e o de nossos alunos." (Fátima Schenini)

Saiba mais nos blogues da Escola Irmã Lucinda Facchini e da professora Márcia Raimundo

ENQUETE

Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!

Fim do Conteúdo
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.