Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
JORNAL
Edição 90 - Estímulo à Leitura
08/08/2013
 
ou

Projeto de educação financeira estimula consumo consciente de alunos

Os alunos da professora Marli despertaram o interesse sobre temas de educação financeira

Os alunos da professora Marli despertaram o interesse sobre temas de educação financeira

Autor:Arquivo pessoal


A professora Marli Borges, de Joinville, Santa Catarina, desenvolveu trabalho de educação financeira com alunos da Escola de Ensino Básico Professor João Martins Veras. Realizado de abril a novembro de 2012, o Projeto de Educação Financeira: Preserve o seu Bolso; o Meio Ambiente Agradece atingiu estudantes do quarto e do quinto anos do ensino fundamental.

Pedagoga, com pós-graduação em séries iniciais do ensino fundamental e mestrado em gestão de instituições públicas, Marli está no magistério há mais de 30 anos. Regente de classe, ela leciona todas as disciplinas.

No projeto, a professora envolveu conteúdos de ciências, artes e matemática. A motivação inicial foi a obtenção de recursos para uma excursão. “Todos os alunos conseguiram poupar a quantia necessária para realizarmos a tão sonhada e planejada viagem, uma visita ao Parque Unipraias e ao zoológico de Balneário Camboriú”, revela Marli.

O projeto, apresentado na 28ª Feira Catarinense de Matemática, no município de Ibirama, foi transformado no curso educação financeira para crianças. (Fátima Schenini)

Resumo do projeto:

«A matemática está contextualizada no cotidiano dos alunos e de seus familiares. Assim, a proposta desse trabalho surgiu a partir da ideia das turmas do quarto e do quinto anos de arrecadar fundos para uma viagem no Dia da Criança. Seria necessário iniciar uma poupança para o respectivo custeio. O trabalho teve como objetivos gerais despertar nos alunos o interesse pela educação financeira, quanto à noção do valor do dinheiro, na prática do consumo consciente, afetando os familiares, e poupar para realizar um sonho planejado: uma viagem ao Parque Unipraias, reduto de Mata Atlântica, e ao Zoo Santur, em Balneário Camboriú, na Semana da Criança. A iniciativa foi comunicada aos pais, em reunião, a fim de que eles incentivassem e participassem dessa tarefa com os filhos. Uma economista foi convidada a fazer palestra sobre finanças pessoais e orientar alunos, professores e pais sobre conceitos como educação financeira, poupar ou economizar, planilha orçamentária doméstica e compras em supermercados.

Após pesquisa familiar, criou-se uma família virtual e sua respectiva planilha orçamentária de despesas domésticas. Ou seja, os alunos trabalharam com o orçamento familiar de R$ 1,4 mil, em junho de 2012. Eles fizeram cofrinhos, reutilizando latinhas, para guardar os valores poupados. Visitaram e fizeram pesquisas de preços em dois supermercados nos arredores da escola. Também confeccionaram panfletos com dicas de economia, distribuídos aos visitantes da Feira do Conhecimento, realizada na escola em agosto do mesmo ano.

Os conteúdos matemáticos — operações básicas (adição, subtração, multiplicação e divisão), fração e porcentagem — foram inseridos em situações-problema da família virtual, bem como o sistema monetário, nos gastos, e a estatística na representação gráfica, na comparação dos preços coletados nos supermercados. Em ciências, os conteúdos trabalhados foram o meio ambiente, com atividades humanas, reutilização de materiais e consumo consciente. Em arte, foram confeccionados, artesanalmente, bonecos e cofrinhos.

A viagem, em outubro, proporcionou aos alunos novos conhecimentos in loco. A avaliação foi feita durante o processo, de forma individual e grupal. Observou-se que o trabalho prendeu os alunos em todas as etapas. De acordo com a proposta curricular de Santa Catarina, a aprendizagem foi significativa, pois a prática, aliada à teoria, em todo o processo de ensino-aprendizagem, de forma lúdica e prazerosa, possibilitou aos alunos a construção e a apropriação do conhecimento.

Concluiu-se, com o trabalho, que é importante educar financeiramente. Com a prática do consumo consciente vive-se melhor, de maneira sustentável e economicamente correta. Outro aprendizado foi o de dar prioridade ao necessário dentro de um orçamento programado, discutido em família, pois um sonho pode ser realizado, desde que planejado.»

ENQUETE

Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!

Fim do Conteúdo
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.