Jurema Nogueira Mendes Rangel – Editora Mediação – Brasil – 2007
Como levar os professores a descobrir o potencial mágico da leitura na escola? Professora de português e pesquisadora nessa área, Jurema Rangel reúne neste livro suas reflexões teóricas vinculadas a práticas de leitura em escolas do Rio de Janeiro. Tornar o aluno leitor, alerta, é torná-lo curioso sobre o mundo em que vive. É favorecer seu diálogo com pessoas de outros continentes e outras culturas. Ler e produzir sentido sobre o que lê são caminhos para novos conhecimentos em todas as áreas. Bons leitores transformam-se em pesquisadores, escritores e inventores.
Mary Rangel – Editora Vozes – Brasil – 2001
O que se aprende neste livro é: estimular a prática da leitura em sala de aula; auxiliar o desenvolvimento de habilidades de atenção e observação; incentivar a organização e a expressão de ideias; estimular o aumento e a fixação de vocabulário; incentivar a criatividade; diversificar atividades de ensino e aprendizagem.
Maria Alice Faria – Editora Contexto – Brasil – 2004
Este livro tem a proposta de não reduzir a literatura infantil apenas à abordagem pedagógica, mas, além disso, busca capacitar educadores e animadores de leitura para perceber toda a riqueza de detalhes típica dos livros para crianças. É sobretudo, uma obra que expõe com extrema clareza ideias complexas: Como se estrutura a narrativa para crianças? Qual o papel do texto escrito nessas narrativas? Qual, por sua vez, o papel das ilustrações? Como eles se articulam? Como, enfim, transformar esses elementos básicos em trabalhos práticos, no dia-a-dia, com alunos das primeiras séries escolares?
Isabel Solé – Editora ArtMed – Brasil – 6ª edição
O livro aborda diferentes formas de trabalhar com o ensino da leitura. Seu propósito principal é promover nos alunos a utilização de estratégias que permitam interpretar e compreender de forma autônoma os textos lidos. Enfatizando sempre que o ato de ler é um processo complexo, a autora, utilizando um texto simples e agradável de ser lido, explicita-o dentro de uma perspectiva construtivista da aprendizagem.
Regina Zilberman e Tânia M. K. Rösing – Editora Global – Brasil – 2009
Nesta obra, as organizadoras dialogam com as iniciativas de professores motivados a superar problemas que as escolas enfrentam atualmente. Consagrados profissionais discutem e expõem os modos de vivenciar a literatura na escola, dentro e fora da sala de aula, apresentando abordagens inovadoras da poesia infantil, de ações com a literatura no ensino médio e confrontam o livro e o computador, a internet e a biblioteca.
Pedro Demo – Editora Mediação – Brasil – 2006 – 2ª edição
Escreve Pedro Demo que é urgente em nosso país a escola ensinar a ler. Não a leitura da escola para a escola, mas a leitura para a vida. Ler livros, compreender, questionar e criticar o que se lê e tornar-se autor a partir de muitas leituras são caminhos decisivos para a formação da cidadania.
Regina Maria Braga, Maria de Fátima Barros Silvestre – Editora Global – Brasil
A obra é um somatório de experiências de ações pedagógicas e de estudo de vasto material teórico a respeito da compreensão da leitura. É o resultado de uma prática de ensino pensada e repensada, sobretudo, a partir do compromisso com as palavras. Contribui, assim, para um melhor entendimento da dificuldade que muitos encontram para lidar com a leitura, entendida neste livro como um percurso para erguer um significativo saber.
Richard Bamberger – Editora Ática – Brasil – 2000 – 7ª edição
A obra traça o panorama do ensino da leitura em várias partes do mundo.
Paulo Freire – Editora Cortez – Brasil – 2011 – 51ª edição
Esta obra apresenta a questão da leitura e da escrita encaradas por Paulo Freire sob o ângulo da luta política com a compreensão científica do tema. Neste livro, o autor marca sua presença viva no desafio, vontade e paixão pelos direitos da alfabetização, pronunciados ao mundo sobre a importância do ato de ler.
Joseane Maia - Editora Paulinas – Brasil
A obra parte da função da leitura na vida escolar concreta, para mostrar sua importância no processo de formação para a vida, qualquer que seja o caminho mais tarde escolhido pelo adolescente e pelo jovem, na diversidade de profissões. Descreve então a função da obra literária no imprimir significados às primeiras experiências vivenciadas na escola, além de narrar o método desenvolvido, destacando a produção oral e escrita das crianças, cujos discursos revelam a recepção das leituras propostas. Completa-se a obra pela análise das dificuldades que os professores encontram na aplicação dos princípios enunciados, sublinhando os resultados positivos obtidos no processo de despertar uma relação efetiva e afetiva com a linguagem e, por conseguinte, no desenvolvimento de uma relação crítica e prazerosa com o livro, condição fundamental para exercer a tarefa de formar leitores.
Mortimer J. Adler, Charles Van Doren – Editora É Realizações – Brasil – 2010
O livro aborda os vários níveis de leitura e mostra como atingí-los - da leitura elementar à leitura rápida, passando pelo folheio sistemático e pela leitura inspecional. Aprende-se a classificar um livro, a "radiografá-lo", a isolar a mensagem do autor, a criticar. Estudam-se as diferentes técnicas para ler livros práticos, literatura imaginativa, peças teatrais, poesia, história, ciências e matemática, filosofia e ciências sociais. Por fim, os autores oferecem uma lista de leituras recomendadas, bem como testes de leitura para que você possa medir seu progresso em compreensão, velocidade e capacidade de leitura.
Jean Foucambert – Editora ArtMed – Brasil – 1997
O que é ser um leitor experiente? Que comportamentos ele adota? Em que interações sociais ele atua? Quando o mundo inteiro se preocupa com o aprendizado da leitura e sua importância para as crianças, esta obra surge como um prolongamento nos debates. Especialista de renome, Jean Foucambert apresenta inicialmente as teorias comuns a todos os pesquisadores. Depois oferece um panorama detalhado dos avanços da ciência da educação em leitura, que ele pontilha com ironia. Permanece, ainda assim, a perspectiva pedagógica.
Ezequiel Theodoro Silva – Editora Leitura Crítica – Brasil
O objetivo deste trabalho é aprofundar a discussão sobre as condições de produção e promoção da leitura na sociedade brasileira, dando ênfase ao trabalho realizado pelos professores e pelos bibliotecários. Existe uma dimensão biblioteconômica do trabalho pedagógico e uma dimensão pedagógica do trabalho biblioteconômico - é preciso cruzar e retroalimentar essas duas dimensões em favor de uma formação consequente e crítica de leitores.
Vera Teixeira de Aguiar (Coord.) – Editora Formato – Brasil – 2001
Resultado de trabalhos desenvolvidos com o foco na promoção da literatura infantil no âmbito escolar, este livro define como objeto o texto literário para crianças e sua análise à luz de seu contexto de produção e recepção. Um livro interessante para quem participa do processo de leitura, levando em conta suas injunções individuais e sociais.
A obra é resultado de trabalhos desenvolvidos pelas autoras há bastante tempo, tendo como foco a promoção da leitura da literatura infantil no âmbito escolar. Nele, o texto literário para crianças é examinado à luz de seus contextos de produção e recepção, contribuindo para a formação de professores, bibliotecários e outros animadores culturais, e ajudando-os a lidar com o livro (especificamente literário) na escola.
José Nicolau Gregorin Filho – Editora Melhoramentos – Brasil – 2011
Há muito se discute a relação do adolescente com o ato de ler, enfatizando sua dificuldade de apreciação da leitura, sobretudo quando se trata de leitura literária. Além disso, as questões associadas ao seu comportamento ocupam cada vez mais espaço na mídia e há um visível crescimento da produção literária para essa faixa etária. Os profissionais de educação vivem às voltas com a difícil tarefa de escolher livros que preparem o jovem para adentrar o universo dos textos - que o acompanharão por toda a vida ou serão cobrados em exames de seleção para o ensino superior -, que o motivem e que tenham uma temática adequada à juventude.
Vânia Maria Resende – Editora Saraiva – Brasil – 1997 – 2ª edição
Indicada para alunos do magistério, professores primários e de língua portuguesa do ensino fundamental interessados em desenvolver o bom hábito de leitura nas crianças, esta obra oferece metodologia de trabalho e reflete a experiência da autora em sala de aula e como coordenadora da área de língua portuguesa.
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