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Edição 96 - Prêmio Professores do Brasil-2013
27/12/2013
 
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Trabalho de estudantes resgata tradições em cidade catarinense

Conhecer o lugar em que se vive é a melhor forma de entender o contexto social

Conhecer o lugar em que se vive é a melhor forma de entender o contexto social

Autor: Arquivo da professora


O município catarinense de Alfredo Wagner, na região da Grande Florianópolis, tornou-se conhecido depois de o projeto da professora Caroline Pereira ser escolhido como um dos ganhadores da sétima edição do Prêmio Professores do Brasil. Desenvolvido na Escola de Educação Básica Silva Jardim, o projeto Conhecendo Alfredo Wagner foi premiado na categoria Temas Específicos, subcategoria Educação Integral e Integrada. O trabalho consistiu no resgate histórico do município, de colonização alemã, constituído por cerca de 10 mil habitantes, em 49 comunidades.

O projeto foi iniciado em março deste ano, com alunos do segundo ano do ensino médio inovador, sistema que adota eixos para nortear o ensino. Nele, três dias por semana, os estudantes ficam na escola em período integral para participar de aulas e oficinas técnicas práticas. “Trabalhando com o eixo escola e comunidade, nasceu a ideia de explorar a cidade, resgatar sua história e relacionar o conteúdo de sala de aula com as saídas de campo”, explica Caroline, professora de informática e orientadora de tecnologia educacional.

De acordo com Caroline, é preciso resgatar as histórias do município. Elas estão ficando esquecidas ou morrendo com seus protagonistas. A professora considera fundamental fazer o registro histórico desse material para a propagação das tradições, culturas e costumes do povo. “Conhecer a cidade em que se vive é algo primordial para que se possa criar uma harmonia entre o passado e o futuro”, diz.

Por meio de visitas de campo, os estudantes tiveram a oportunidade de estudar a história das comunidades, a origem dos primeiros colonizadores e como era a vida em outras épocas. Em cada comunidade, professores e alunos foram recebidos por uma família local.

Interligação — Os alunos também observaram as belezas naturais da região, conheceram espécies animais e vegetais e estudaram os ecossistemas e o equilíbrio biológico. “Conhecer o lugar em que se vive é a melhor forma de entender o contexto social, bem como criar uma interligação entre espaço e indivíduo”, diz Caroline.

A constatação do potencial da cidade para o turismo rural levou à elaboração de um plano-piloto, com sugestões de viagens e formas de tornar a atividade sustentável, sem agredir a natureza. O plano foi apresentado pelos estudantes à prefeitura para estudo de viabilidade. Os alunos também produziram um vídeo, com imagens obtidas durante as saídas de campo, para divulgação do município.

As experiências de cada viagem, ressaltados os pontos positivos, foram anotadas em um diário de bordo. Os estudantes ainda redigiram as entrevistas realizadas nas comunidades. “Com base nelas e nas experiências vividas durante a visita, escrevemos a história da comunidade e suas peculiaridades”, revela a professora. O projeto propiciou o resgate histórico de 32 personalidades do município. Os nomes iam surgindo durante as entrevistas ou por sugestões dos moradores, no blogue da escola ou no de Caroline.

A professora tem bacharelado em sistemas de informação e licenciatura em informática e faz mestrado em educação, com ênfase em tecnologia educacional. Além dela, participaram do trabalho professores de língua portuguesa, artes, biologia, história, geografia, matemática, inglês e empreendedorismo. (Fátima Schenini)

Saiba mais nos blogues da EEB Silva Jardim e da professora Caroline Pereira

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