Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
JORNAL
Edição 98 - Aulas no Exterior
21/02/2014
 
ou
NOTÍCIAS
 

Professor reconhece valorização após curso de formação na Suíça

A experiência no exterior resultou em valorização, novos conhecimentos, metodologias e habilidades

A experiência no exterior resultou em valorização, novos conhecimentos, metodologias e habilidades

Autor: Arquivo pessoal


A oportunidade de participar de curso na Europa será sempre lembrada pelo professor Francisco Eduardo da Silva do Carmo, de Quixadá, Ceará. “Foi gratificante”, diz o professor, que participou, em agosto e setembro de 2012, do Programa de Desenvolvimento Profissional de Professores de Física na Suíça (PDPF).

O programa, realizado em parceria pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação e pela Sociedade Brasileira de Física (SBF), oferece curso de formação na Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (Cern), em Genebra, para professores brasileiros da rede pública de educação básica. Em 2012, o programa incluiu visita a Portugal. Os participantes puderam conhecer o Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, em Lisboa.

Integrante de família pobre, Francisco Eduardo, que nunca viajara de avião, nem saído do país, revela que a experiência resultou em valorização, novos conhecimentos, metodologias e habilidades. “Todos os professores deveriam participar de cursos como esse para ter ainda mais propriedade no que vão falar ou expor”, enfatiza. Ele leciona física e matemática em Quixadá e ciências em Choró, municípios cearenses.

Para o professor, estar em locais como os que visitou e vivenciar experiências descritas em livros garante novas referências e possibilita o crescimento profissional. “Bons professores podem mudar o país, pois trabalhamos diretamente com o futuro do Brasil”, ressalta.

A experiência de Francisco Eduardo foi inédita na região e deu destaque às atividades desenvolvidas pelo professor, que está há 14 anos no magistério. “Até hoje sou lembrado em muitas falas de autoridades locais”, revela.

Graduado em ciências, com habilitação em física e em matemática e especialização em metodologia do ensino de ciências e matemática, Francisco Eduardo explica que, além de receber convites para ministrar palestras sobre o programa do qual participou, assumiu nova função no Centro Educacional Dom Bosco, em Choró. De professor com atuação na sala de aula passou a professor-coordenador de olimpíadas de física e ciências, com a missão de estimular os alunos a vivenciar as ciências. “Hoje, nas reuniões pedagógicas, faço exposições de experimentos teóricos on-line, mostro a página do Cern na internet e o que estão pesquisando, tanto para professores da área quanto para os alunos”, salienta o professor, que também dá aulas na Escola de Ensino Fundamental e Médio José Martins Rodrigues, em Quixadá.

O PDPF é realizado desde 2010. Uma nova edição do programa está prevista para o segundo semestre. (Fátima Schenini)

ENQUETE

Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!

Fim do Conteúdo
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.