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Edição 110 - Ensino Médio Inovador
10/02/2015
 
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Incentivo à leitura é foco de programa em escola gaúcha

Os alunos tiveram oportunidade de conhecer pessoalmente autores como Walmor Santos

Os alunos tiveram oportunidade de conhecer pessoalmente autores como Walmor Santos

Autor: Arquivo da escola


Valorizar a leitura e desenvolver o gosto dos alunos por essa atividade são os enfoques principais do programa Ensino Médio Inovador desenvolvido pela Escola Estadual de Ensino Básico Poncho Verde, no município gaúcho de Panambi, desde fevereiro de 2014.

Por meio dos projetos de leitura Autor na Escola e Momento Ler, mais de 500 estudantes do ensino médio politécnico, dos turnos diurno e noturno, tiveram oportunidade de ampliar seus conhecimentos e melhorar seu vocabulário, além de preparar a mente para o estudo das disciplinas escolares. O aprofundamento de temas relacionados a preconceito e assuntos do cotidiano e o cultivo do respeito com os autores e suas obras foram outros dos benefícios trazidos.

As primeiras ações começaram em fevereiro, a partir do contato da escola com a editora para a escolha e a compra dos livros e a divulgação do projeto na comunidade escolar. Em seguida, houve a formação de um grupo interdisciplinar e foi feita a entrega das obras aos alunos do ensino médio. No decorrer do ano, a escola foi visitada pelos autores Walmor Santos, Maria Inez Flores Pedroso, Orlando Fonseca e Pablo Moreno.

“O programa Ensino Médio Inovador trouxe benefícios significativos para a escola”, diz a professora de inglês e de língua portuguesa, Carini de Fátima Ribeiro Hinnah. “Os alunos tiveram oportunidade de ganhar obras literárias, bem como de conhecer pessoalmente os autores dos livros que ganharam”, salienta.

Carini explica que a escola se manteve mobilizada para a leitura no decorrer do ano. “Toda a semana, durante 30 minutos, alunos, professores, funcionários e equipe diretiva paravam seus afazeres para a realização do Momento Ler”, salienta. Em sua visão, essa prática trouxe resultados excelentes: “Percebe-se a leitura sendo feita pelo prazer de ler, sem imposição deste ou daquele relatório”, justifica. Com graduação em letras e especialização em linguística e ensino da língua e da literatura, Carini está no magistério há 12 anos.

Segundo a professora de língua portuguesa Sandra Maria Ramos Schmidt, os alunos ficaram mais interessados em ler, estudar e perguntar e melhoraram nas apresentações de trabalhos. “Até os alunos mais tímidos passaram a se expressar melhor”, avalia.

Graduada em letras e há dez anos no magistério, Sandra destaca a apresentação de livros e paródias pelos alunos e a realização da hora da literatura, na qual eles deviam comentar sobre o que estavam lendo, entre as principais atividades desenvolvidas pelo programa.

Para a diretora da escola, Áurea Denise da Costa Menegon, o programa teve muita receptividade, com envolvimento de alunos e professores em todas as atividades propostas. De acordo com ela, o programa também contou com a participação de alunos e professores do ensino fundamental. “Eles se engajaram nas atividades do Momento Ler e na aquisição de livros para a biblioteca”, ressalta.

Há 19 anos no magistério e há oito no exercício da função de diretora, Áurea tem licenciatura plena em biologia e especialização em gestão e supervisão escolar. (Fátima Schenini)

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