Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
JORNAL
Edição 118 - Especial Dia do Professor-2015
14/10/2015
 
ou
NOTÍCIAS
 

Magistério é atividade árdua, mas bela, diz professor capixaba

Para Galli, tarefa de ensinar é difícil, porém gratificante

Para Galli, tarefa de ensinar é difícil, porém gratificante

Autor: Arquivo pessoal


Professor há 36 anos, o capixaba Pedro Antonio Galli diz que o magistério é uma das atividades mais apaixonantes e gratificantes que existem. “Árdua, sem dúvida, mas indiscutivelmente bela”, ressalta Galli, que dá aulas de artes, matemática e estatística para alunos do ensino médio na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Eurico Salles, em Itaguaçu (ES).

“Ser professor é um papel insubstituível no processo da transformação social. Além de ensinar, é saber viver, conviver, respeitar o próximo e aprender com ele”, analisa Galli. Ele explica que sua relação com o magistério começou cedo, pois suas irmãs eram professoras. “Para minha família, ser professor, mais do que uma tradição, é uma vocação”, avalia.

Contemplado quatro vezes com o Prêmio Sedu: Boas Práticas na Educação, iniciativa da Secretaria de Educação do Estado do Espírito Santo para valorizar os profissionais da educação pública estadual, Galli diz que procura desenvolver metodologias que despertam o interesse dos estudantes. “Busco sempre adequá-las para tornar a aprendizagem significante e satisfatória, melhorando minha prática, oferecendo o que há de melhor aos meus alunos, para formar cidadãos mais conscientes na comunidade na qual estão inseridos.”

Ele costuma trabalhar com projetos que agregam várias disciplinas. “Amplio minha visão de conteúdos para além dos conceitos, inserindo procedimentos, atitudes, valores e recursos didáticos que visam desenvolver a ligação dos conceitos teóricos com a realidade vivenciada no dia a dia, constituindo fator de motivação e de facilidade de assimilação”, ressalta.

Com licenciatura em matemática e ciências e vários cursos de especialização, Galli leciona na Eurico Salles desde 1982. “Fui professor de 75% dos professores que trabalham atualmente na Eurico Salles”, revela. “Procuro interagir com os colegas de profissão, me colocando numa atitude mais atenta e receptiva, de forma que possamos trocar informações e experiências para enriquecer nossas aulas.”

Para os novos professores, Galli tem um recado: “A tarefa de ensinar é difícil, porém gratificante e exige muitas leituras.” Além disso, enfatiza, é preciso quebrar uma série de paradigmas, pois a docência vai além de somente dar aulas. “Ela oferece oportunidades aos alunos para construir e reconstruir conhecimentos.” (Fátima Schenini)

Conheça o Prêmio Sedu: Boas Práticas na Educação

ENQUETE

Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!

Fim do Conteúdo
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.