Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
JORNAL
Edição 16 - Educação Física na Escola
24/03/2009
 
ou
NOTÍCIAS
 

Badminton faz sucesso em Teresina

Autor: Arquivo pessoal


O badminton, esporte nascido na Índia e disseminado na Europa pelos ingleses, foi introduzido nas escolas de Teresina, no Piauí, em 2006, pela Secretaria Municipal de Educação (Semec). O esporte – uma espécie de tênis jogado com peteca, em uma quadra menor e com uma rede mais alta – passou a fazer parte dos Jogos Escolares de Teresina (JETs) e as escolas receberam o suporte necessário para seu desenvolvimento.

A instituição de maior destaque na modalidade é o Centro de Educação Comunitária Parque Itararé. Conhecido como Escolão, é responsável por 90% dos integrantes da equipe de badminton de Teresina. Localizada na periferia da capital, em um bairro vulnerável à violência, a instituição tem mais de dois mil alunos matriculados no ensino fundamental e na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e oferece inúmeras atividades esportivas no contraturno do horário escolar. Nos finais de semana, as atividades esportivas estão abertas à participação da comunidade.

“O esporte integra e por meio dele procuramos integrar as crianças. É uma maneira de cobrar a permanência delas na escola”, salienta o diretor da instituição, Solistícios Melão de Oliveira Ribeiro, há 12 anos no cargo. Ele explica que o badminton foi trazido para o Escolão pelo professor Fernando da Costa Vieira, há cerca de três anos. “Ele se ofereceu para ensinar a modalidade, de forma voluntária, no período da tarde, já que leciona em uma escola particular pela manhã”, esclarece o diretor.

Satisfeito com os resultados que obteve até o momento, Fernando Vieira adianta que a equipe de badminton de Teresina é referência no Nordeste e no Brasil. “Nossos atletas têm condições de chegar muito longe, tanto em competições nacionais quanto internacionais. O potencial dessa garotada é enorme”, acredita. A equipe foi campeã dos jogos municipais de 2006 a 2008 e campeã do Circuito Nordeste 2008, etapas Teresina e Natal.

Professor de educação física desde o ano 2000, Fernando Vieira diz que o badminton é um esporte que requer muita atenção e concentração, pois obriga a pensar e tomar decisões rápidas. Além disso, salienta, permite um grande aproveitamento de espaço, pois uma quadra de futsal pode abrigar quatro de badminton. Outra vantagem, é o fato de ser um esporte que permite que pessoas de idades e sexos diferentes joguem, em pé de igualdade.

Jogos Escolares – Criados em 1995, os JETs incluem, além do badminton, outras modalidades diferentes, como a queimada e o enduro a pé. “Durante os jogos, tentamos aliar o lado competitivo com o lúdico e recreativo”, informa o coordenador de Esportes da Secretaria Municipal de Educação de Teresina (Semec), Raimundo Mourão. Ele explica que a queimada tem regras próprias, sem a rigidez das normas. E o enduro a pé reúne equipes de alunos de escolas da cidade e da área rural.

Desde o ano passado, a Semec também promove campeonatos de queimada entre os professores, com bons resultados. “Vê-se que eles participam mesmo por prazer”, conta Mourão, formado em educação física há 22 anos.

(Fátima Schenini)

ENQUETE

Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!

Fim do Conteúdo
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.