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Edição 16 - Educação Física na Escola
24/03/2009
 
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Ecotrilhas reúnem alunos e professores

Autor: Arquivo pessoal


Uma experiência de caminhada em diversos ecossistemas foi desenvolvida pelo professor de educação física, Guilherme Tell Cavalcante de Santana, em escolas de Pernambuco. Criado na década de 1990, o projeto pedagógico Ecotrilhas integra as atividades desenvolvidas na disciplina de educação física.

“As ecotrilhas são uma boa possibilidade da educação física escolar trabalhar com temas transversais, de forma inclusiva, não competitiva e prazerosa,” justifica. Além do mais, salienta, elas oportunizam a aplicabilidade efetiva, em todas as fases do projeto, das ferramentas tecnológicas digitais que hoje permeiam a escola, tais como: o celular (registro fotográfico e comunicação), o computador (acesso e tratamento das informações sobre os conteúdos a serem abordados; obtenção das imagens de satélites e mapas locais, etc.), o DVD (na veiculação de slides e vídeos da atividade), entre outras.

Nos últimos dois anos, Guilherme Tell vem sistematizando cada vez mais essas práticas com uma formatação de projeto trans e/ou interdisciplinar, apoiado numa abordagem sobre a seguinte tríade: a educação ambiental; a educação física; as “novas” tecnologias educacionais. No que se refere à educação ambiental, seu propósito é sensibilizar o aluno para uma contemplação, in loco, das paisagens naturais e humanizadas, com um olhar estético, reflexivo e crítico sobre as intervenções do homem no ambiente.

Na educação física, acredita, o foco do aluno se volta para o conhecimento do próprio corpo a partir da percepção das alterações fisiológicas e comportamentais decorrentes das exigências orgânicas da atividade física, associando então os conteúdos teóricos às vivências em campo. Quanto à utilização das “novas” tecnologias educacionais, explica, a intenção é explorar as potencialidades das tecnologias digitais disponíveis na escola para melhorar o processo de ensino e aprendizagem.

Segundo o professor, quando ele começou a fazer as trilhas contava com o auxílio de apenas um colega e dois ou três ex-alunos. Entretanto, a repercussão positiva do trabalho junto aos estudantes, bem como o reconhecimento da dinâmica e da eficácia das Ecotrilhas pelos demais professores da escola levou a uma maior adesão. “O mais importante é que isso passou a ocorrer em todas as fases da atividade: planejamento, preparação, execução, avaliação e divulgação”, destaca.

Em 2008, foram realizadas Ecotrilhas em duas instituições. No Colégio Municipal Visconde de Suassuna, em Jaboatão dos Guararapes, na região metropolitana de Recife, foram realizadas quatro: três com alunos do ensino médio e uma com alunos do fundamental. Na Escola Jornalista Costa Porto, em Recife, ocorreram duas Ecotrilhas com alunos do ensino médio. Em 2009, Guilherme Tell pretende fazer quatro trilhas reunindo estudantes do ensino médio das duas escolas.

(Fátima Schenini)

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