Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
JORNAL
Edição 21 - Incentivo à Leitura
15/06/2009
 
ou
NOTÍCIAS
 

Arte e poesia aproximam alunos da literatura

Alunos do Colégio Estadual Tobias Barreto participam do projeto Cantando Versos, Descobrindo Poesias, em Aracaju (SE).

Alunos do Colégio Estadual Tobias Barreto participam do projeto Cantando Versos, Descobrindo Poesias, em Aracaju (SE).

Autor: Arquivo da escola


O crescimento da capacidade intelectual dos alunos, autoestima mais elevada e um melhor relacionamento com os colegas e com a própria escola são alguns dos resultados observados no Colégio Estadual Tobias Barreto, de Aracaju, em Sergipe, desde a implantação do projeto Poeta Aprendiz, em 2005. De lá para cá, o projeto adotou um novo nome – Cantando Versos, Descobrindo Poesias – e os resultados continuaram estimulantes.

De acordo com a professora Tânia Cristina Cardoso de Góis, criadora e coordenadora do projeto, desde que ele começou, há quatro anos, houve uma maior valorização da cultura sergipana na escola, com uma ampliação do conhecimento sobre autores como Tobias Barreto e Silvio Romero. Também ocorreu um crescimento no número de alunos interessados em ler e escrever poemas.

Com licenciatura plena em história e pós-graduação em gestão educacional, Tânia Góis é professora da rede estadual há vinte e quatro anos, 12 dos quais no Tobias Barreto. Há cerca de nove anos, devido a problemas de voz, foi remanejada da sala de aula para a biblioteca. Desde então, ela exerce a função de dinamizadora de sala de leitura, tendo criado, nesse período, outros projetos: Teatro, em execução desde 2000 e Descobrindo Talentos, de 2004.

Segundo Tânia, os principais objetivos do Cantando Versos são conhecer e valorizar a riqueza poética e literária existente em Sergipe e no Brasil. Além disso, o projeto quer ajudar o aluno a descobrir seu próprio potencial criativo e o das outras pessoas com quem convive, utilizando a linguagem poética como meio de produção, expressão e comunicação de ideias. Ao mesmo tempo, fortalece a identidade cultural do aluno e promove uma maior integração entre a escola e a comunidade.

Além de oficinas de poesia, realizadas ao longo do ano, o projeto inclui um recital com música, dança e poesias, e um concurso de poesia, criado por sugestão dos alunos. Todos os poemas dos participantes do concurso são declamados pelos estudantes do projeto Teatro (alguns declamam sua própria poesia). Também são publicados em um livreto, feito em parceria com a Secretaria de Educação do Estado.

Tânia explica que o Cantando Versos conta com o incentivo constante dos alunos, apoio da direção e dos colegas. “Os professores que se envolvem mais são os de português: incentivando a participação dos alunos, dando uma olhadinha nos poemas, fazendo a correção ortográfica do livreto”, destaca. Há, ainda, uma parceria com o professor de filosofia do ensino médio, que desenvolve o projeto Sergipanos Ilustres. A cada ano, um autor sergipano que está sendo pesquisado pelos alunos dessa disciplina é homenageado no recital.

Para a professora de português, Denise Melo, o projeto é excelente, pois ajuda o aluno a ser mais desenvolto e aumenta sua autoestima. “É uma pequena semente que é lançada e que colhe vários frutos: o amor à poesia, o prazer pela leitura e a produção de textos maravilhosos. Tenho percebido, a cada ano, o crescimento de leitores e pequenos escritores na nossa escola,” salienta.

Contos – Em 2009, o Cantando Versos ampliou sua abrangência e incluiu o gênero Conto, que já está sendo trabalhado com os nonos anos (oitavas séries), em parceria com a professora de português. “Os alunos já leram o escritor sergipano Antônio Carlos Mangueira Viana, terão a oportunidade de ter contato com ele e depois irão produzir os seus próprios contos”, ressalta Tânia.

Ela diz que, mesmo com o oferecimento de todas essas atividades, alguns alunos só querem participar do concurso. Para que eles se interessem ainda mais pela leitura, a escola iniciou, agora em junho, as rodas semanais de leitura. A atividade será realizada todas as quintas-feiras, em parceria com os professores de português, com a participação de alunos, ex-alunos e outras pessoas interessadas, mesmo que não façam parte da escola.

(Fátima Schenini)

ENQUETE

Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!

Fim do Conteúdo
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.