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Edição 21 - Incentivo à Leitura
15/06/2009
 
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Iniciativas promovem leitura na escola e na comunidade

Alunos da Escola Municipal Edna Umbelina, de Nova Iguaçu (RJ) participam do projeto Aventura Literária.

Alunos da Escola Municipal Edna Umbelina, de Nova Iguaçu (RJ) participam do projeto Aventura Literária.

Autor: Arquivo da escola


O brasileiro está lendo mais. De acordo com pesquisa do Instituto Pró-Livro, a média nacional de leitura é de 3,7 livros por leitor ao ano no Brasil. Em 2000, esse número chegava a apenas 1,8 livro. Parte desse aumento se deve a ações de incentivo à leitura promovidas pelos ministérios da Educação e da Cultura, entre elas o Plano Nacional do Livro e Leitura; e o Prêmio Viva Leitura. Entretanto, pequenas ações promovidas por professores de municípios brasileiros têm surtido efeito nos hábitos de leitura não apenas de estudantes, mas de comunidades. É o que afirma a professora Roberta Dutra, da Escola Municipal Edna Umbelina, de Nova Iguaçu (RJ).

Formada em letras, a professora de língua portuguesa da 4ª série do ensino fundamental decidiu criar o projeto Aventura Literária ao ver a falta de interesse de seus alunos pela atividade. “Eles não gostavam de ler e, consequentemente, de escrever”, lembra Roberta. Ela começou a contar histórias e a brincar com a imaginação dos estudantes. Para cada história contada, eles tinham de usar sua criatividade e passá-la para o papel. “No início, eu os deixava escrever como sabiam ou como preferiam até que foram tomando gosto pela atividade”, diz.

Como incentivo, passou a levar os textos construídos pelos alunos a estabelecimentos da região da escola, como padarias, farmácias e restaurantes. “Para eles, isso é uma forma de valorizar o trabalho realizado”, afirma. A idéia de Roberta é estimular nos estudantes a vontade de escrever bem. “Eles descobrem que isso só é possível com a leitura. Quando mais leem, melhor escrevem”, ressalta.

Inicialmente, a professora levava até mesmo bula de remédio e rótulos de alimentos, junto com poesias e histórias, para mostrar que a leitura estava no dia-a-dia de cada um deles. “E funcionou. A preocupação dos alunos depois foi a democratização da leitura. Eles querem levar seus textos à toda a comunidade, incentivando a atividade”, diz.

Em Farroupilha (RS), existem atualmente 16 ações de incentivo à leitura. Idealizados por professores e coordenadores da rede municipal, elas foram reunidas e hoje fazem parte do projeto Caminhos da Leitura, da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desportos. Desenvolvido desde 2006, ele não apenas ensina a importância da leitura nas escolas, mas também leva cultura e educação à comunidade. “Caminhos da Leitura surgiu da percepção, na sala de aula, de que era necessário fazer algo pela leitura de uma maneira contínua e sistemática”, explica a coordenadora do projeto, Tânia Perotti.

Vitrine de redação, sarau literário, teatro, entrevistas e redação nas empresas são algumas das ações promovidas para tornar a leitura e a prática da escrita em um hábito. Na cidade foi criado inclusive o Dia Municipal da Leitura – 5 de maio –, quando a comunidade e todas as escolas locais se reúnem para promover a atividade em um evento com apresentações culturais. Participam 28 escolas municipais com mais de seis mil alunos.

A professora de língua portuguesa, Jane Mari Moroni, da Escola Ilza Molina Martins, participa com suas turmas de três ações do Caminhos da Leitura: Poesia no ônibus, Poesia na Vitrine e Exposição. Ela ainda trabalha na produção de dois livros com alunos de 7ª e 8ª séries do ensino fundamental. “Os livros serão apresentados na Mostra Literária do colégio, que é realizada a cada dois anos. Um é de contos e o outro é sobre adolescência. Como o trabalho deles será público, eles capricham mais. Se preocupam em ter um arcabouço literário que os auxilie na escrita”, destaca Jane, afirmando ainda que o incentivo não é apenas para os alunos. “Os professores também ficam mais motivados quando percebem esse interesse coletivo e um trabalho bem feito”.

(Rafania Almeida)

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