Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
JORNAL
Edição 21 - Incentivo à Leitura
15/06/2009
 
ou
NOTÍCIAS
 

Ratos fazem a alegria da biblioteca da escola

Ratos fazem a alegria dos alunos da Escola Classe 18, em Taguatinga DF.

Ratos fazem a alegria dos alunos da Escola Classe 18, em Taguatinga DF.

Autor: Amanda Dominici


Desde que dois ratos passaram a morar na biblioteca da Escola Classe 18, em Taguatinga, no Distrito Federal, o dia-a-dia de alunos e professores nunca mais foi o mesmo. Há dez anos, Racumim e sua mãe Racutia fazem a alegria dos estudantes do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, ao mesmo tempo em que colaboram para estimular o interesse pela leitura.

Os dois são personagens criados pelas professoras Maria Célia Madureira Silva e Raquel Gonçalves Ferreira, em 1999, dentro do projeto Reinventando a Biblioteca. Juntas, as duas pedagogas com experiência em alfabetização criaram dez histórias, sempre baseadas nas necessidades da escola. Caracterizadas, elas encenam as aventuras dos ratinhos em um antigo banheiro que foi transformado em sala de leitura, proporcionando momentos de encantamento aos estudantes.

Logo que criaram os personagens, as professoras fizeram 30 apresentações em uma semana, para todas as turmas da escola que têm na leitura um dos eixos de seu programa pedagógico. Como o retorno foi muito positivo, o que era para ser apenas temporário, virou permanente. “Foi muito mágico. Contagiou toda a escola”, relembra Raquel. Atualmente, elas ainda encontram tempo para realizar apresentações em outras escolas e em feiras de livros. E ministram, no momento, um curso para 70 professores do Distrito Federal, promovido pela Secretaria de Educação.

As aventuras dos ratinhos deram origem a três livros. Dois já foram lançados: O Rato Adormecido e Deu Rato na Biblioteca. O terceiro – Os Amores de Racutia – será lançado na Feira do Livro deste ano, em Brasília. Elas pretendem lançar toda a coleção de histórias, para que o trabalho realizado fique registrado e possa ser utilizado por outras pessoas, mesmo depois que elas não estejam mais trabalhando. Afinal, faltam apenas dois meses para a aposentadoria de Maria Célia e Raquel já tem 25 anos de magistério.

Além do Reinventando a Biblioteca, elas têm muitos outros projetos. O Concurso de Literatura, por exemplo, dá prêmios em dinheiro às melhores obras criadas pelos estudantes. Já o Recreio Artístico foi concebido para que os alunos pudessem ter espaço para mostrar suas habilidades, como dança, teatro, poesia, e lutas marciais.

A biblioteca tem um cronograma para o atendimento das turmas. Às quintas-feiras é realizado o chamado Dia Livre, quando os alunos têm o direito de ir à biblioteca sozinhos e escolherem o livro que bem entenderem. “Nesse dia, 80% dos estudantes vêm à biblioteca, diz Raquel.”

Outra criação das duas professoras é a carteirinha de sócio da biblioteca, para que os alunos possam levar livros para casa. Eles podem pegar obras tanto para eles quanto para seus pais ou irmãos – funcionam como captadores de leitores. Como a biblioteca recebe doações de livros, tanto dos alunos quanto da comunidade, seu acervo triplicou e chega, atualmente, a mais de 30 mil volumes.

Para saber mais, assista ao vídeo.

(Fátima Schenini)

ENQUETE

Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!

Fim do Conteúdo
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.