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Edição 21 - Incentivo à Leitura
15/06/2009
 
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Em Mato Grosso, diferentes experiências incentivam leitura

Alunos da Escola Estadual La Salle, em Rondonópolis.

Alunos da Escola Estadual La Salle, em Rondonópolis.

Autor: Helenice Stela


Na Escola Estadual Djalma Ferreira, em Cuiabá, Mato Grosso, uma professora e sua turma de 24 alunos fazem a diferença quando o assunto é leitura. Os protagonistas dessa história são os alunos do primeiro ano, segundo ciclo, que descobriram na leitura o mais novo prazer de viver.

A responsável por isso é a professora Gerosina Miranda Mendes de Quadros, que faz questão de despertar o gosto pela leitura, em todos os conteúdos. Os resultados vieram depressa. Se em 2008 o aluno Luiz Henrique Serafim Gonçalves, 12 anos, participava de aulas de reforço para aprender a ler, este ano ele está muito envolvido com a leitura e até descobriu um de seus gêneros preferidos – a poesia.

Tácia Pereira, 11, tem uma história igualmente interessante. Vinda do estado vizinho de Mato Grosso do Sul, ela só teve acesso à escola aos 10 anos, em Cuiabá. Além de aprender a ler, a pré-adolescente está verdadeiramente apaixonada pelo mundo da leitura. “Já li uns dez livros este ano. Só não leio mais porque não tenho acesso a isso em casa”, confessa.

Os olhos da professora Gerosina brilham de felicidade ao contar como tudo está evoluindo. “Começamos fazendo o reconhecimento do livro, quem é o autor, editora, gênero. Agora, os 24 alunos já evoluíram para a diversidade da leitura. A melhoria do desenvolvimento deles é visível”.

Em Rondonópolis, leitura transforma alunos em escritores

A Escola Estadual La Salle, em Rondonópolis, tem se destacado pela excelente desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Em 2008, a instituição tirou a melhor nota entre as escolas públicas do Estado. Um dos segredos do sucesso é o incentivo que a direção e professores dão à leitura.

A prova concreta é o livro Escrevendo o Futuro Lassalista, lançado no final de maio, com textos de 50 alunos. Nas 81 páginas podem ser lidos poemas, cartas, contos e desenhos feitos por estudantes de todas as séries, previamente selecionados por pedagogos e professores de língua portuguesa. Os alunos que tiveram seus textos divulgados no livro ganharam um exemplar de presente.

De acordo com a diretora da escola, Suely Maria dos Santos, foi uma surpresa para os alunos terem sido selecionados para fazer parte da obra. “É a primeira experiência deles”, destaca. Em sua opinião, quem não foi selecionado desta vez vai se empenhar mais para a próxima edição. “Isso resulta em mais leitura e mais produção de textos”, acredita.

No La Salle, desde as primeiras séries os alunos são incentivados a desenvolver o gosto pela leitura, escrita e interpretação de textos e, a cada ano, a cobrança aumenta. “Estamos muito felizes com a nota do Enem, mas para nós não é suficiente. Vamos trabalhar para tirar notas mais altas ainda. Podemos superar as escolas particulares e vamos lutar por isso”, adianta a diretora. A instituição, que tem 935 alunos matriculados, já prepara projetos para melhorar ainda mais a qualidade da educação. (Creuza Medeiros e Helenice Stela/Assessoria da Seduc-MT)

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