Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
JORNAL
Edição 24 - Software Livre na Educação
10/08/2009
 
ou
NOTÍCIAS
 

Tecnologia aliada à criatividade

Estudantes fazem bonecos de massa para animação.

Estudantes fazem bonecos de massa para animação.

Autor: Arquivo pessoal


A tecnologia pode se tornar uma forte aliada não apenas da educação, mas do trabalho com a criatividade. Quem acredita nessa teoria é Madalena Carla de Assis Silva, professora da educação infantil no Centro Municipal Integrado de Educação Branca de Neve, de Volta Redonda (RJ). Para ela, que trabalha com crianças de até seis anos, é fundamental instigar o imaginário. Nesse sentido, decidiu transformar o trabalho dos pequenos estudantes em arte. Com ajuda de um software livre de edição “deu vida” aos bonecos de massa feitos pelos alunos e criou uma história animada que ajudou no desenvolvimento de suas atividades em sala de aula.

“O computador virou uma ferramenta muito importante na sala de aula. Não serve apenas para jogos, mas para apresentar às crianças esse universo tecnológico. Elas aprendem cada vez mais rápido e dão mais valor aos seus próprios trabalhos. Os bonecos de massa poderiam virar simplesmente lixo depois, mas viraram personagens de histórias e ganharam mais importância ao virarem parte de um filme”, diz a professora.

Para Madalena, o trabalho interdisciplinar entre informática, artes e outras disciplinas contribui para o desenvolvimento não apenas da criatividade, mas da coordenação motora e aperfeiçoamento dos trabalhos. “Alguns softwares livres utilizados hoje na educação permitem que os alunos possam trabalhar inclusive sobre um olhar mais crítico sobre suas atividades, pois podem avaliar, repetir as atividades e sempre buscar fazer melhor”, avalia. A animação foi feita em três etapas. A primeira foi a elaboração dos bonecos de massa. Em seguida, veio a tarefa de fotografar diferentes posições dos bonecos, como se estivessem se movimentando. Depois tudo foi passado para o computador e o software livre Muan foi a ferramenta usada para dar vida à animação.

E a professora não parou por aí. Ela pesquisou e decidiu trabalhar com outros programas livres para incrementar as atividades em sala de aula. “Tivemos uma tarefa onde os alunos reproduziram um formigueiro. Depois de aprenderem tudo sobre o assunto e fazerem uma maquete de argila de um formigueiro, nós fotografamos cada um dos trabalhos, passamos para o computador e criamos quebra-cabeças, para que eles pudessem exercitar e desenvolver a mente”, conta. Para ela, as crianças estão com mais facilidade em aprender e começaram a interagir mais depois dos trabalhos com computador.

Madalena faz parte do Projeto VR Livre que reúne trabalhos de professores do Rio de Janeiro com software livre, promove fóruns e discussões sobre o tema, além de auxiliar na hora de trabalhar com essa tecnologia. Outras atividades com essas ferramentas podem ser encontradas no site no projeto: www.iaesmevr.org. “Tudo o que fazemos com o software livre colocamos nesse portal, justamente porque sabemos as dificuldades e preconceitos que algumas pessoas enfrentam ao trabalhar com esse tipo de tecnologia”, afirma.

A professora acredita que o trabalho interativo com os alunos tornou-se possível graças a liberdade do software que usa. “Com o software livre, ficou mais fácil para nossas crianças, muitas vindas de comunidades carentes, terem acesso a essas ferramentas. O fundamental nessa tecnologia é que ela é acessível, mais barata e não precisa ter licença por tempo determinado, como ocorre no caso do software proprietário”, analisa. Madalena considera ainda que a capacidade de adaptação e manuseio de um software livre é maior e mais fácil para os jovens que começam a ingressar no “mundo da informática”.

(Rafania Almeida)

ENQUETE

Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!

Fim do Conteúdo
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.