Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
JORNAL
Edição 24 - Software Livre na Educação
10/08/2009
 
ou
NOTÍCIAS
 

A dinâmica do software livre em sala de aula


O trabalho com software livre desenvolvido por professores coordenadores de laboratórios de informática na rede municipal de educação de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, resultou na produção de um livro. Tecendo caminhos em informática na educação: formando professores autores, publicado pela Universidade de Passo Fundo, mostra os projetos desenvolvidos em sala de aula com o uso da ferramenta. O livro surgiu após a participação dos professores no Curso de Capacitação em Informática Educativa, oferecido pela referida instituição.

Com a publicação de um artigo no livro - "Proposta pedagógica para as séries iniciais utilizando software Kutuberling" (SIVERIS, Marinez, et al, 2008, p. 38-69), a professora Marinez Siveris acredita que o software livre (SL) contribui para o aperfeiçoamento do conhecimento humano. Ela leciona em dois cursos de formação para professores que têm como objetivo dar suporte-técnico pedagógico no uso das tecnologias na educação. “É importante apresentar as ferramentas computacionais de forma interessante e motivadora auxiliando o aluno a formar conceitos, por meio de questionamentos, relações, experimentação, observações, análises, comparações, resolução de problemas e conclusões”, pondera a professora.

Para Marinez, as ferramentas tecnológicas são eficazes na medida em que auxiliam o aluno a realizar uma reflexão teórica sobre suas próprias situações de aprendizagem, vivenciadas na escola e em outros ambientes sociais e culturais. “O software livre contribui para o aperfeiçoamento do conhecimento humano por meio da educação, por ser um movimento que promove o espírito colaborativo voluntário”, diz.

Ela avalia que todas as áreas do conhecimento podem ser trabalhadas com o auxílio do software, como ciências sociais, exatas e lógica. Além disso, acredita que sua capacidade de interação e modificação contribui para o desenvolvimento dos estudantes e sua criatividade.“Com o uso do software livre, os alunos podem ser responsáveis pela aprendizagem. O dinamismo dos softwares favorece o registro das representações, que possibilita a apropriação de conceitos”, afirma.

Segundo a professora, a inserção do SL em sala de aula deve seguir uma linha de inclusão onde os professores organizam suas idéias em conjunto com os alunos de forma a ampliar o conhecimento e não restringi-lo a uma máquina. “As atividades propostas precisam focalizar a ação desses indivíduos, capacitando-os para que possam utilizar as tecnologias como meio de aprendizagem e não como fim, visando o crescimento profissional, pessoal e coletivo”, destaca.

Em sua opinião, é importante a interação entre professor e aluno na socialização do conhecimento. “O professor deve provocar transformações e também criar situações-problema com diferentes atividades como desenhos, pesquisas, leituras, cálculos mentais, utilização dos jogos, elaboração de projetos, entre outras, que possibilitem o desencadeamento de ações internas e dessa forma provocar avanços no desenvolvimento da criança”, ressalta. Entretanto, segundo Marinez, as atividades desenvolvidas precisam ser elaboradas de acordo com o nível de desenvolvimento real da criança para que a aprendizagem seja efetiva. “Nesse ambiente, ela será capaz de desempenhar diferentes funções, algumas dependentes das interações coletivas e outras de forma independente, sem ajuda do professor ou dos colegas”, conclui a professora.

(Rafania Almeida)

ENQUETE

Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!

Fim do Conteúdo
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.