Alberto Gaspar – Editora Ática – Brasil
Este livro destina-se ao uso do professor, podendo contribuir eficazmente para o aperfeiçoamento de sua formação e para a melhoria de suas atividades em sala de aula.
Michel Rival – Editora Zahar – Brasil
A obra contém cerca de 40 experimentos fundadores da ciência, desde o século III a.C., com Eratóstenes e Arquimedes, até o século XX, com a efetiva demonstração da teoria da relatividade. As experiências científicas são organizadas cronologicamente e apresentadas de forma concisa, incluindo ilustrações e gráficos elucidativos, além de uma seleção de textos em que os próprios realizadores dos experimentos narram suas proezas.
Roque Cruz, Sérgio Leite e Luiz Antonio Orecchio – Editora Scipione – Brasil
Esta obra apresenta experiências clássicas, de rápida execução, seguras e de baixo custo, podendo ser realizadas em laboratórios convencionais ou na própria sala de aula.
Roque Cruz, Sérgio Leite e Luiz Antonio Orecchio – Editora Scipione – Brasil
No cotidiano escolar, compreender significa ser capaz de aplicar o conhecimento a situações novas, de maneira autônoma. Por essa razão, mais do que entender o conteúdo apresentado, o aluno deve apropriar-se dele e desenvolver as possibilidades de utilizá-lo na prática.
Alexandre Brandão Grosso – Editora Cortez – Brasil
Este livro contém 40 atividades (experiências), na área das Ciências Físicas e Biológicas. Embora as atividades sejam a princípio direcionadas a professores da primeira fase do Ensino Fundamental, também os professores da segunda fase poderão aplicá-las, tendo em vista que muitas delas, por sua flexibilidade, podem ser reelaboradas para um grau maior de complexidade.
Adriana Camargo Pereira, Gibson Zucca da Silva, Maria Elisa Ehrhardt Carbonari – Editora Saraiva – Brasil – 2011
O leitor encontrará uma abordagem simples, clara e essencial sobre os diversos temas referentes às mudanças climáticas que vivenciamos. Além de proporcionar uma reflexão sobre o assunto, esta obra também propõe soluções objetivas que estimulam atitudes e práticas capazes de beneficiar o coletivo e que podem ser concretizadas a partir do empenho de cada cidadão.
Fuad Daher Saad (Coordenador) – Editora Livraria da Física – Brasil
Esse livro consta de uma série de experimentos sobre fenômenos da pressão do ar e dos líquidos, utilizando material caseiro e produtos muito fáceis de serem encontrados. As demonstrações permitem uma participação coletiva e mostra-se uma importante ferramenta para despertar o interesse dos estudantes pelos fenômenos exibidos e pelos desafios em conhecer os respectivos "porquês".
Alfredo Luis Mateus – Editora UFMG – Brasil
O livro reúne diversas experiências, explicações e fatos interessantes sobre a química. Mostra mais de perto alguns materiais: água, cristais, plásticos, corantes e pigmentos, e como eles se comportam em diversas situações. As atividades apresentadas ao longo do texto são simples, acessíveis e capazes de criar interesse nos leitores.
Eduardo de Campos Valadares – Editora UFMG – Brasil
Esta obra estimula o descobrimento das aplicações práticas da física através de trabalho artesanal criativo. A maioria das experiências e protótipos propostos, envolvendo robótica, foguetes, fibras óticas, antenas parabólicas, lasers, entre outros, requer apenas materiais reciclados e de baixo custo além de ferramentas de uso doméstico. Instrui sobre como realizar os experimentos, considerando normas básicas de segurança e onde encontrar itens como glicerina e tubos de cobre.
Roque Cruz, Emílio Galhardo – Editora Livraria da Física – Brasil
Livro com mais de 30 experiências para os três anos do ensino médio. Apresenta materiais de baixo custo, sempre que possível utilizando reagentes inofensivos, que não causem riscos e nem agridam o meio ambiente. Contém dez experiências de química geral, 11 experiências de química relacionada à física e 11 experiências de química orgânica.
Elisabeth Laville – Editora Ote – Brasil – 2009 – 1ª edição
O termo 'sustentável' significa tanto aquilo que se pode sustentar como aquilo que é possível defender. Isso nos dá a chave para entender porque se define 'desenvolvimento sustentável' como aquele que permite que a geração atual satisfaça suas necessidades sem, para tanto, comprometer a possibilidade de que as gerações futuras façam o mesmo. Nesta obra, a autora mostra que esse conceito se aplica a todos os aspectos da atividade econômica. Cada vez mais, consumidores de todo o mundo pautam suas escolhas conforme uma série de questões - do impacto ecológico provocado pelas indústrias até as condições humanas em que se produziram os bens oferecidos pelo comércio.
Fernando Almeida – Editora Elsevier – Brasil – 2012 – 1ª edição
A obra apresenta as mais diversificadas e, em alguns casos, inéditas, interseções entre os temas em torno da sustentabilidade, sejam corporativos ou sociais, abordando aspectos como gestão da inovação, risco e governança, reputação e educação, entre outros. Trata-se de um livro que incorpora a sensibilidade e a cultura dos diferentes grupos de interesse, reunindo autores do universo acadêmico, do setor produtivo, do mundo político e das organizações não governamentais. A lógica desta obra encerra uma abordagem ampla, que cobre desde a visão global até os aspectos nacionais e locais dos assuntos.
Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!