Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
JORNAL
Edição 92 - Estímulo à Matemática
25/09/2013
 
ou

Mania de Matemática

Ian Stewart – Editora Zahar – Brasil

"Ian Stewart reúne em ‘Mania de Matemática’ uma grande variedade de desafios, todos eles construídos em torno de um incrível relato ficcional. Ao longo do livro, somos apresentados a importantes problemas matemáticos e personagens bem curiosos, em histórias atraentes, incitantes e muito divertidas."


A Ludicidade e o Ensino de Matemática

Eva Maria Siqueira Alves – Editora Papirus – Brasil

“Ao percorrer as obras de Piaget, Dienes, Callois, Kamii, dentre outros, Eva Maria Siqueira Alves apresenta uma investigação da evolução do brincar na sociedade humana, as representações, classificações e características dos jogos, bem como sua importância no "fazer" matemático. Relatando, num misto de descrição, sugestões práticas e análises, sua experiência como professora de matemática da escola básica, a autora procura mostrar uma gama de possibilidades de práticas lúdicas em sala de aula que suscitam motivação, interesse, criatividade, autonomia.”


Matemática Divertida e Curiosa

Malba Tahan – Editora Record – Brasil – 2005 – 1ª edição

"Recreações e curiosidades da matemática, que transformam a aridez dos números e a exigência de raciocínio numa brincadeira, ao mesmo tempo útil e recreativa. Eis, em síntese, o que é ‘Matemática Divertida e Curiosa’: o Professor Júlio César de Mello e Souza, sob pseudônimo de Malba Tahan, consegue um verdadeiro milagre - a união da ciência com o lúdico, transformando sua leitura num agradável passatempo."


Incríveis Passatempos Matemáticos

Ian Stewart – Editora Zahar – Brasil

"Em Incríveis Passatempos Matemáticos, o professor Ian Stewart oferece aos leitores curiosidades divertidas - e às vezes um tanto excêntricas - sobre a matemática, com uma grande dose de desafios, jogos, charadas e histórias tirados de sua coleção particular. São descobertas e mistérios inesperados e inteligentes que não se ensinam na escola. Stewart entremeia os desafios com incursões pelo pensamento matemático antigo e moderno, anedotas sobre cientistas e perguntas sobre os grandes problemas matemáticos do presente, do passado e do futuro."


O Diabo dos Números

Hans Magnus Enzensberger – Editora Cia das Letras – Brasil

"Durante doze noites, o diabo capaz de fazer autênticas bruxarias com os números invade os sonhos de Robert para revelar-lhe uma porção de mistérios da matemática."


A Matemática através de Brincadeiras e Jogos

Ivana Valéria D. Aranão – Editora Papirus – Brasil

"A matemática está inserida inclusive nas atividades mais corriqueiras de nosso cotidiano. Cabe ao educador desvincular-se do comodismo que traz um livro didático e mergulhar no maravilhoso mundo que cerca a criança, na sua realidade, aproveitando cada oportunidade para sugerir atividades que desenvolvam o raciocínio lógico-matemático de maneira efetiva e prazerosa."


Didática da Matemática – Como Dois e Dois

Marília Toledo, Mauro Toledo – Editora FTD – Brasil – 1997 – 1ª edição

"Este livro traz atividades que permitem despertar a intuição matemática que há em todas as pessoas e relacioná-la à teoria formal da matemática apresentada nos manuais tradicionais. Várias delas testadas em aula. Há também textos complementares para despertar a noção de desenvolvimento da ciência e apontar interpretações variadas da perspectiva matemática. Abordagem que evidencia a importância de os alunos procurarem respostas e de evitar monólogos longos, permitindo que haja a troca de impressões e experiências e o desenvolvimento das habilidades de comunicação, formulação de hipóteses e crítica."


Matemática e Didática – Coleção Como Bem Ensinar

Celso Antunes – Editora Vozes – Brasil

"Um aluno pode memorizar uma tabuada ou manusear uma calculadora, mas aprende matemática quando, ajudado por um professor ou um colega, descobre uma nova maneira de perceber coisas que antes não percebia. Nesse caso, o aluno não conquistou uma nova informação, mas aprendeu outra maneira de olhar o que sempre olhava e, assim, essa nova maneira o transformou."


Matemágica – História, Aplicações e Jogos Matemáticos

Fausto Arnaud Sampaio – Editora Papirus – Brasil

"A ideia de relacionar quantidades tem sido um dos pontos centrais da matemática, o que inspirou Fausto Sampaio a buscar as mais diversas e inusitadas relações entre a matemática e suas aplicações em diversas áreas, como biologia, criptografia, engenharia, física, artes, passando por sua história, pela matemática recreativa, por jogos e curiosidades. Para o entendimento do tema, basta o conhecimento das quatro operações básicas, além da vontade de descobrir o lado fascinante dessa ciência tão presente em no cotidiano. Das antigas escritas secretas à moderna teoria do caos, você entrará em contato com o pensamento e as técnicas desenvolvidas por gregos, egípcios, árabes e maias, entre outros. Construirá instrumentos, desvendará truques, entenderá as idéias de grandes matemáticos e será capaz de dizer, ao final, que a simplicidade é a grande característica da matemática."

 


Desafios e Enigmas

Juliano Niederauer, Marla Fernanda Caumo Aguiar – Editora Novera – Brasil – 2007 – 1ª edição

"Com o livro Desafios e Enigmas, você poderá testar e aprimorar sua inteligência por meio da interpretação e resolução de desafios, enigmas, charadas e testes de lógica. O livro está repleto de problemas interessantes, muitos deles ilustrados e apresentados de uma forma totalmente descontraída. O objetivo é fazer com que o leitor desenvolva cada vez mais sua capacidade de raciocínio, visto que essa habilidade é exigida nas mais variadas situações do cotidiano, sendo inclusive bastante valorizada nas provas aplicadas em concursos públicos.

Este livro destina-se às pessoas que querem aprimorar essa capacidade, assim como aos amantes da matemática e aos professores, que podem aplicar as questões em sala de aula, estimulando os alunos a resolver problemas e lidar com mais naturalidade com a matemática."

 


Matemática no Dia a Dia da Educação Infantil

Eliane Reame – Editora Saraiva – Brasil – 2013 – 2ª edição

"Sentar em roda, conversar, pintar, dobrar, jogar, brincar, ouvir histórias... são atividades que permeiam o universo infantil. Contar, calcular, comprar medir, estimar, representar figuras, localizar-se e movimentar-se no espaço, resolver problemas... são algumas ações realizadas de maneira natural e intuitiva pelas crianças em seu cotidiano."


O Homem que Calculava

Malba Tahan – Editora Record – Brasil

"As proezas matemáticas do calculista persa Beremiz Samir - o Homem que Calculava - tornaram-se lendárias na antiga Arábia, encantando reis, poetas, xeques e sábios. Neste livro, Malba Taham relata as incríveis aventuras deste homem singular e suas soluções fantásticas para problemas aparentemente insolúveis.

O Homem que Calculava - um clássico brasileiro, já traduzido para o inglês e espanhol - mantém o valor pedagógico comum a toda a obra de Malba Tahan, que, sem perder o clima de aventura e romance da terra das mil e uma noites, ensina matemática por meio da ficção."


Numeramento – Aquisição das Competências Matemáticas

Michel Fayol – Editora Parábola Editorial – Brasil – 2012 – 1ª edição

"Esta é uma obra oportuna, dedicada a um assunto delicado: a aquisição do número. Nela, Fayol expõe as dificuldades encontradas pelas crianças na aquisição do número, dificuldades inerentes a todo o aprendizado e que, quando persistem, podem se transformar em verdadeiros entraves à aprendizagem. Cerca de uma entre cinco crianças manifesta pela matemática um sentimento que vai de uma leve ansiedade à fobia. Eliminar esses temores passa por uma melhor compreensão do modo como cada um aprende a manejar os números e adquire os raciocínios matemáticos. Os saberes e as habilidades em matemática, tanto na criança quanto no adulto, vêm sendo objeto de atenção especial por parte da psicologia cognitiva e da neuropsicologia."


Clube de Matemática – Volume II - Jogos Educativos e Multidisciplinares

Mônica Soltau da Silva – Editora Papirus – Brasil

"Esta obra apresenta um projeto que pode ser um diferencial no dia-a-dia como educador - um Clube de Matemática que acredita no potencial dos alunos participantes e investe em suas ideias para aprimorar o trabalho. Uma experiência que tem despertado o interesse de muitos profissionais da educação pelos resultados expressivos que vem atingindo. São ações que transformam a realidade escolar num ambiente rico e estimulante, tanto para a transformação das relações sociais quanto para o desenvolvimento das habilidades intelectuais e cognitivas dos alunos. Inclui 20 jogos educativos matemáticos/ multidisciplinares), confeccionados pelos próprios participantes do Clube."


Ensinar Matemática na Educação Infantil e nas Séries Iniciais

Mabel Panizza – Editora Artmed – Brasil – 2006 – 1ª edição

"Este livro aborda a finalidade do ensino e os problemas de aquisição de conhecimentos espaciais e geométricos na área de matemática, sintetizando os questionamentos principais às perspectivas clássicas na educação infantil e nas séries iniciais. Esta obra busca criar um meio de comunicação entre pesquisadores e educadores de matemática, integrando conceitos teóricos com a prática educacional, por meio da articulação das pesquisas apresentadas com propostas para as aulas."


História da Matemática

Tatiana Roque – Editora Zahar – Brasil

"Em linguagem objetiva e com ilustrações, este livro apresenta um olhar crítico sobre o modo como a história da matemática tem sido contada ao longo dos tempos. Para tanto, aborda os sistemas matemáticos desenvolvidos desde a Mesopotâmia até o século XIX – passando pelo Egito antigo, a Grécia clássica, a Idade Média, a chamada Revolução Científica e os debates do século XVIII. Nessa ousada empreitada, um dos objetivos principais de Tatiana Roque é acabar com a falsa ideia de que a matemática seria essencialmente abstrata e teórica, acessível apenas a gênios. Outro importante mito aqui questionado é o de que essa disciplina seria um edifício de estrutura dada a priori, cujas lacunas seriam paulatinamente preenchidas pelos avanços trazidos pelas pesquisas de cada época ou povo. A autora mostra, porém, que diferentes práticas matemáticas coexistiram desde sempre, dando soluções diversas para problemas semelhantes. E que tal concepção põe em xeque não apenas a crença de que a matemática é universal como também a tradicional visão de que a matemática grega seria superior à de outros povos, como os árabes."


Didática da Matemática – Reflexões Psicopedagógicas

Cecília Parra et al – Editora Artmed – Brasil

Inclui sete trabalhos escritos por pessoas que possuem formação e experiência profissional diferentes, mas que compartilham convicções e preocupações sobre a educação matemática atual e futura.


A Criança e o Número

Constance Kamii – Editora Papirus – Brasil – 2003 – 37ª edição

"A autora apresenta uma análise lúcida, bem informada e fundamentada na teoria de Piaget sobre as relações da criança com o número. Nesse livro estão colocadas algumas das questões cruciais que desafiam especialistas, professores e pais em relação à aquisição e ao uso do conceito de número pelas crianças de 4 a 7 anos."


Criatividade e Confiança em Matemática

C. Zaslavsky – Editora Artmed – Brasil – 2008 – 1ª edição

"Criatividade e confiança em matemática - desenvolvendo o senso numérico é um recurso para pais e professores que procuram ajudar as crianças a obter autonomia para se arriscarem no mundo da matemática, reconhecendo seus próprios erros e ganhando mais confiança para superá-los."


A Matemática na Escola: Aqui e Agora

Délia Lerner de Zunino – Editora Artmed – Brasil

“A maioria dos estudantes não consegue relacionar os cálculos que realiza em sua vida cotidiana com o conjunto de regras que na escola chamam matemática, as quais são mais ou menos arbitrárias e muitas vezes incompreensíveis. Além disso, as inovações pedagógicas que enfatizam a operação intelectual da criança no lugar da reprodução de mecanismos isolados não parecem refletir-se ainda na aprendizagem da matemática; assim, muitas crianças renunciam à possibilidade de pensar a respeito do que estão aprendendo, e muitos se acostumaram a colocar em prática certos procedimentos sem perguntar sobre as razões que lhes deram origem. Não terá chegado, então, a hora de aprender matemática sem renunciar a pensar? Não será o momento de reposicionar a matemática como ciência em permanente evolução, otimizando seu aproveitamento escolar e, principalmente, extra-escolar?”


Aventuras Matemáticas

Ian Stewart – Editora Zahar – Brasil – 2012 – 1ª edição

“Ian Stewart prova mais uma vez que a matemática pode ser para lá de divertida. Com enigmas e jogos, o autor mostra como até os raciocínios mais elaborados podem ser entendidos por qualquer um. E, o melhor, você aprende brincando.

Qual é a forma da lágrima? Como transformar o cone da casquinha de um sorvete num quadrado? Atrás de pequenas charadas como essas há geometria, probabilidade, análise combinatória e várias áreas da matemática aplicada. Cada resposta é um estímulo para a investigação e a busca de mais descobertas matemáticas.”


Novos Rumos na Aprendizagem da Matemática

Clarissa Seligman Golbert – Editora Mediação – Brasil

"As questões abordadas neste livro percorrem temas como a aprendizagem da adição e subtração nas séries iniciais, novas abordagens para o ensino de cálculos e a importância dos trabalhos em grupo para resolução de problemas, oferecendo aos professores um panorama teórico claro e consistente. A autora chama a atenção sobre a necessidade de provocar situações de descoberta entre as crianças para que compreendam os conceitos matemáticos e apresenta sugestões de jogos que podem ser utilizados com esse objetivo."


Ensino Eficaz de Matemática

Rosamund Sutherland – Editora Artmed – Brasil

“Este livro explora os fatores que influenciam o aprendizado da matemática nos jovens. Ele se vale de uma abordagem holística, de orientação sociocultural para mostrar como todos os jovens podem ser encorajados a aprender e se envolver com a matemática.”

 


A Magia da Matemática

Ilydio Pereira de Sá – Editora Ciência Moderna – Brasil – 2010 – 3ª edição

"O livro pretende mostrar – através de atividades lúdicas, histórias sobre a matemática e os matemáticos, desafios diversos e estudo de importantes conteúdos matemáticos – que a matemática não é uma ciência difícil, árida, pesada, pronta, sem utilidade ou destinada apenas a um seleto grupo de ‘iniciados’. A matemática é para todos e pode ser estudada (e entendida!) de forma agradável e contextualizada."

ENQUETE

Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!

Fim do Conteúdo
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.