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JORNAL
Edição 92 - Estímulo à Matemática
25/09/2013
 
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Formação do educador passa pela formação de leitores

Diversos projetos pedagógicos de André já foram premiados

Diversos projetos pedagógicos de André já foram premiados

Autor:Arquivo pessoal


O professor André Magri Ribeiro de Melo leciona língua e literatura portuguesa na Escola Municipal Adalberto Nobre de Siqueira, na área rural de Ipanguaçu, município potiguar a 200 quilômetros de Natal. Admirador e incentivador da leitura, ele atua também como coordenador municipal de leitura e ensino. Este ano, o foco de suas ações está no magistério, com o projeto Formando Leitores, Formando Professores.

André também está à frente do Grupo de Estudos em Educação e Literatura (Geeli) de Ipanguaçu. "As ações com as quais tenho contribuído estão intimamente ligadas à formação dos meus colegas professores", ressalta. Um exemplo nesse sentido é o curso de formação continuada Mediadores de Leitura: uma Ponte Entre o Leitor e o Texto, que tem atendido cerca de 50 profissionais da educação básica. Os professores são auxiliados quanto a práticas efetivas de mediação literária em sala de aula.

Outra ação é o seminário Ler Faz Crescer, que reúne pesquisadores das instituições de educação superior da região do Vale do Açu e do Nordeste em geral. O propósito, segundo André, é que eles possam compartilhar pesquisas com os educadores a fim de ajudá-los a melhor atrair os estudantes com o texto literário.

"No que concerne ao campo dos estudantes, o trabalho que tenho realizado tem sido organizado em oficinas de vivência literária, realizadas em todas as escolas da rede municipal de ensino", explica o professor. Os encontros dão prioridade à formação literária das crianças e adolescentes do ensino fundamental. "O trabalho resulta na apresentação da literatura às comunidades, ocasião em que autores como Drummond, Cecília Meireles, Clarice Lispector e Vinícius de Moraes ganham as ruas e praças dos quatro cantos da cidade e das comunidades", ressalta André, que cursa o sexto período do curso de licenciatura em letras vernáculas na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

"O desafio de formar leitores já era grande. Agora, como formador de professores mediadores de leitura em suas salas de aula, tenho vivenciado cada vez mais o sentido pleno da educação: a transformação de pessoas", destaca o professor, que já recebeu diversos prêmios por projetos pedagógicos desenvolvidos na escola. Entre eles, está o primeiro lugar, obtido em 2010, no prêmio Construindo a Nação (ensino fundamental), com o projeto Literatura de Terror: uma Visita à Elegante Essência do Medo. A conquista foi repetida em 2011, com o projeto Identidade e Voz do Povo Nordestino na Literatura Regionalista. (Fátima Schenini)

(Republicada com pequenas alterações em 27.9.2013)

 

 

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