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JORNAL
Edição 111 - Boas Práticas de Gestão Escolar
16/03/2015
 
ou

Liderança em Gestão Escolar

Heloisa Lück – Editora Vozes – Brasil – 2008

“Neste volume da Série Cadernos de Gestão, Heloísa Lück proporciona aos gestores escolares que orientem sua atenção ao exercício da liderança efetiva em sua própria atuação profissional e na dos membros da comunidade escolar e para que promovam em suas escolas a criação de uma cultura escolar orientada para o compartilhamento de uma liderança marcada pelo comprometimento conjunto com os objetivos educacionais, pelo espírito de equipe e proatividade.”


Planejamento, Gestão e Legislação Escolar

Geraldo José Sant’Anna – Editora Érica – Brasil – 2014

“Este livro busca sinalizar posturas, atitudes e valores que contribuam para um clima organizacional que implique comprometimento, envolvimento e corresponsabilidade. Aborda a importância da participação coletiva na tomada de decisões; as diferenças entre plano e projeto; e as responsabilidades quanto à preservação do patrimônio público. Defende o direito de todos à educação, ao convívio e à interlocução na diversidade, e descreve as atribuições das equipes gestora e pedagógica da escola. Discute algumas teorias de administração, a filosofia institucional e a relação aluno-professor. Apresenta a importância da gestão financeira; os princípios do Direito Educacional e suas implicações; e, finalmente, os principais programas educacionais do MEC.”


Gestão Escolar: Perspectivas, Desafios e Função Social

Eduardo Monteiro, Artur Motta – Editora LTC – Brasil – 2013

“A discrepância entre as mudanças no mundo e a estagnação das escolas é tamanha que o cenário requer medidas verdadeiramente transformadoras para que a educação institucionalizada volte a se integrar com os indivíduos que ocupam suas salas de aula e que poderão ser os agentes de mudança do futuro. Diante disso, Série Educação - Gestão Escolar: Perspectivas, Desafios e Função Social propõe uma abordagem a partir da informação, do conhecimento e da comunicação: os aspectos que fazem a diferença e definem o funcionamento do mundo atual. Parte-se da delimitação do contexto em que se insere esse tipo de gestão e dos princípios que estabelecem o vínculo entre a escola e o projeto de sociedade. Todos esses conceitos preliminares serão sintetizados em um modelo de gestão referencial, com ênfase no currículo e nos desafios e exigências das organizações educacionais. Também são consideradas as bases legais da atividade de gestão, a partir das quais as alternativas metodológicas serão definidas para alcançar os objetivos particulares de cada instituição.”


Tecnologias na Formação e na Gestão Escolar

Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida, Myrtes Alonso – Editora Avercamp – Brasil

“Este livro se destina a educadores interessados no tema: integração de tecnologias na escola e na gestão escolar. Tem, como proposta, auxiliar os gestores no processo de utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) no cotidiano, valendo-se da experiência realizada no projeto Gestão Escolar e Tecnologias, cujo objetivo consistiu na formação de equipes gestoras das escolas com o intuito de proporcionar a incorporação das TICs na rotina da escola e na gestão escolar. A intenção é trazer ao leitor muito mais do que o conhecimento teórico compilado sobre o assunto ou o simples relato de experiências cujos resultados se mostraram bastante satisfatórios. Queremos ir além, oferecendo o produto da reflexão e a análise dos resultados obtidos, de modo a extrair idéias e sugestões que poderão enriquecer o conhecimento existente e subsidiar ações de formação correlatas, voltadas à integração de tecnologias nas atividades escolares e à articulação entre a dimensão pedagógica e técnico-administrativa.”


Gestão Escolar – Dicas Corporativas

Almir Vicentini – Editora Phorte – Brasil – 2010

“As escolas estão inseridas num mundo globalizado e, diferentemente do passado, precisam estar atentas aos sensíveis sinais que a sociedade emite em relação às suas necessidades e exigências. Os novos gestores escolares precisam atualizar-se e compartilhar seus conhecimentos com a equipe. As grandes corporações buscam excelência em suas ações e precisam adaptar-se às necessidades de demanda que a concorrência determina. As escolas tradicionalmente se sentem incomodadas quando comparadas, ou melhor, quando exigidas, nesses mesmos aspectos corporativos. Este livro pretende mostrar que podemos, sim, trazer a agilidade das grandes corporações para nossas escolas e nos preparar para os novos desafios.”


Gestão Escolar em Destaque

Margarete Bertolo Boccia, Marie Rose Dabul, Sandra da Costa Lacerda (Orgs) – Editora Paco Editorial – Brasil – 2013

“A obra trabalha com diversos temas que tocam diretamente a realidade da escola pública brasileira, o que possibilita ao leitor transitar por inúmeros debates que vêm sendo realizados sobre a Gestão Escolar. Os autores apontam possibilidades de enriquecimento a partir de novas leituras e/ou de trabalho coletivo de diálogo, e indicam a leitura como possibilidade de lançar o desafio do debate terminológico na área da Gestão Educacional, que já se constituiu como preocupação da teoria administrativa escolar.”


Gestão Democrática da Educação

Dalila Andrade Oliveira (Org.) – Editora Vozes – Brasil

“Trabalho realizado por diversos autores, objetivando discutir e encontrar rumos para a gestão democrática da educação pública. A educação e alfabetização sofre influências das políticas nacionais e internacionais, dos interesses nacionais e da globalização. Junto com isso discute-se a municipalização do ensino público, os objetivos, o desempenho e a avaliação da Educação.”


Gestão Pedagógica

Wolmer Ricardo Tavares – Editora Wak – Brasil

“Gestão Pedagógica – Gerindo Escolas para a Cidadania Crítica' é um livro que mostra que a educação não é para ser padronizada e, tampouco, deve ser limitada a um simples compêndio a ser traduzido em plano de ação sem uma visão holística. Essa visão se faz mediante uma gestão pedagógica e escolar.”


Gestão de Ensino e Práticas Pedagógicas

Adelar Hengemühle – Editora Vozes – Brasil

“O livro oferece referenciais teóricos para fundamentar e orientar de que forma a educação pode ser concretizada. O autor traz à tona vários fatores que devem ser levados em consideração em qualquer projeto educacional: os cenários em que vivemos; as concepções do ser humano que temos; o perfil de aluno que queremos; os fundamentos educacionais que possam dar vida aos conteúdos, à metodologia e à avaliação; o perfil de professor capaz de desenvolver as práticas pedagógicas e a gestão escolar que possibilite a concretização do planejado.”


Gestão Escolar e Docência

Casemiro de Medeiros Campos – Editora Paulinas – Brasil

“O livro está composto de duas partes: a primeira, ‘A gestão escolar e a crítica da educação’, tem como pressuposto uma rigorosa análise da possibilidade de viabilizar a excelência na qualidade da escola com base na mediação da gestão escolar; a segunda, ‘A docência e a gestão escolar’, aborda a docência como corpo conjugado organicamente à gestão escolar, ou seja, desenvolve-se a compreensão de que não se realiza a gestão escolar sem a fundamentação na docência. Sintetizando, Gestão escolar e docência pretende demonstrar que a docência influencia profundamente a prática do gestor escolar.”


Ser Professor e Dirigir Professores em Tempos de Mudança

Lourdes Bazarra, Olga Casanova, Jerônimo García Ugarte – Editora Paulinas - Brasil

“(...) Na busca de um novo modelo de direção, analisam-se os novos processos de comunicação de que hoje dispomos, sem esquecer a empatia que persiste como alma de toda comunicação. Discute-se a questão do trabalho em equipe, o papel da liderança e o clima que deve predominar na escola. A obra se conclui com uma bela síntese em torno da ideia da educação como tarefa de humanização, que esteve sempre presente através do desenvolvimento do tema, e com preciosas indicações bibliográficas, divididas em quatro seções: direção, ser professor, educação em geral e temas vários.”


A Escola Participativa – O Trabalho do Gestor Escolar

Heloisa Lück, Kátia Siqueira de Freitas, Robert Girling, Sherry Keith – Editora Vozes – Brasil – 10ª edição

“O livro aborda a questão da gestão escolar participativa de maneira didática e acessível. Traz uma visão teórica do assunto e discute tópicos concretos, tais como liderar e motivar a equipe escolar, solucionar problemas, tomar decisões e administrar o trabalho dessas pessoas.”


Gestão Escolar, Democracia e Qualidade do Ensino

Vitor Henrique Paro – Editora Ática – Brasil – 2007

“Professor da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, o autor examina o conceito de qualidade do ensino e sua relação com a democracia na organização da escola. Por meio de meticulosa pesquisa empírica realizada na rede de escolas públicas de ensino fundamental, ele investiga também a visão dos agentes escolares no que diz respeito às implicações da estrutura didática e administrativa no desempenho escolar e na construção da cidadania. Ao confrontar conceitos teóricos com a prática cotidiana, esse livro apresenta reflexões sobre o papel sociopolítico da educação e oferece propostas para a implantação de mudanças com vistas ao ensino para a democracia.”


Gestão Democrática da Escola Pública

Vitor Henrique Paro – Editora Ática – Brasil

“Analisando em sete ensaios cada um dos muitos problemas que emperram a democratização da estrutura escolar, Vitor Paro sugere que se faça a redistribuição do poder e da autoridade dentro dos estabelecimentos de ensino e mostra por que só assim a escola poderá se tornar um instrumento de controle democrático do Estado, a serviço da educação.”

 


A Gestão Participativa na Escola

Heloisa Lück – Editora Vozes – Brasil – 2006

“Este volume trata da gestão participativa e se assenta no entendimento de que o alcance dos objetivos educacionais, em seu sentido amplo, depende da canalização e do emprego adequado da energia dinâmica ocorrente no contexto de sistemas de ensino e escolas em relação a objetivos educacionais concebidos e assumidos por seus membros, de modo a constituir um empenho coletivo em torno da sua realização.”


Eleição de Diretores

Vitor Henrique Paro – Editora Xama – Brasil – 2003

“A eleição de diretor de escola é uma realidade em várias redes de ensino público no Brasil. Este livro tem por objetivo analisar as características e os problemas da institucionalização e da implementação dessa experiência, bem como captar seus efeitos sobre a democratização da gestão escolar e sobre a qualidade e a quantidade da oferta de ensino.”

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