Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
JORNAL
Edição 115 - A Família na Escola
08/07/2015
 
ou

Família e Aprendizagem – Uma Relação Necessária

Fabiani Ortiz Portella, Ingrid Schröeder Franceschini (Orgs) – Editora Wak – Brasil

“O tema Família e Aprendizagem: uma Relação Necessária é abordado nesse livro segundo diferentes perspectivas. A abordagem procura estabelecer as conexões consideradas necessárias para uma direção possível do atendimento clínico psicopedagógico, com o enfoque transdisciplinar. Os capítulos que seguem buscam a interlocução de áreas afins, educação e saúde, com o intuito de compartilhar o entendimento das implicações que as diferentes configurações familiares têm no ato de aprender, analisando o que pode ser ou não considerado um obstáculo de aprendizagem do sujeito ao longo de sua história pessoal e profissional.”


Afetividade e Limites – Uma Parceria entre a Família e a Escola

Edileide Castro – Editora WAK – Brasil – 5ª edição

“Este livro busca trazer aos educadores na família e na escola uma oportunidade de rever sua prática relacional, apontando caminhos para a construção de uma educação marcada pelos limites e pela afetividade.”


Re-novações – Família, Escola e Comunidade, uma Ponte na Formação do Novo Indivíduo

Sueli Bravi Conte – Editora Vetor – Brasil – 2005

“Re-novações traduz a importância e grandiosidade do processo de transformação da criança em cidadão, buscando recolocar a natureza e o propósito da escola nesse processo. Um processo que não está mais somente acontecendo em nossa volta, na esquina de nossas casas. A formação do novo Homem assumiu proporções globais e tudo acontece em tempo real. E a nova escola nisso tudo?”


Professores Formadores: A Relação entre a Família, a Escola e a Aprendizagem

Isabel Parolin – Editora Pulso Editorial – Brasil – 2010

"Diante da nova sociedade, fez-se necessário a reformulação dos papéis formadores da família e da escola. O entendimento do processo de aprender e de ensinar, frente à sociedade do conhecimento, da informação e da aprendizagem exige uma escola que atenda ao perfil social vigente, sem perder o compromisso de preparar cidadãos instrumentalizados para viver e conviver de forma competente e feliz.

As famílias, nesse contexto histórico, investem em movimentos na busca de garantir a sua sobrevivência e de melhorar sua formação profissional, transferindo para a escola o papel de educar seus filhos e de prepará-los para essa sociedade. As relações afetivas são intransferíveis!

Os professores, muitas vezes perdidos diante desse novo contexto, têm tido de repensar o desempenho do seu papel profissional. Portanto, rever suas formas de ensinar para atenderem ao compromisso social, sem deixar de ser escola, tem sido uma premente necessidade dos educadores. Tanto a família quanto a escola necessitam retomar seus conceitos, desvendar seus mitos, rever suas práticas, reavaliar suas crenças e reconstruir suas práxis."


Dinâmicas para Reunião de Pais

Luciana Maria Caetano – Editora Paulinas – Brasil – 2009

“A sociedade contemporânea vive uma crise quanto à educação das crianças: seja por meio da observação, seja através do estudo teórico, as conclusões apontam para um descompasso entre as opiniões e as expectativas de pais e professores em relação à responsabilidade de cada um na disciplina das crianças. Em meio a acusações e frustrações recíprocas, é cada vez mais difícil chegar a um consenso, provocando o desgaste da relação.

Fruto de anos de pesquisa e análise a respeito do assunto, a obra traz uma reflexão sobre as transformações vivenciadas pela família e pela escola, a fim de que se possa compreender as demandas dessas instituições. Utilizando seus conhecimentos nas áreas de Pedagogia e Psicologia, a autora inicialmente coloca em discussão os papéis de pais e professores na formação cognitiva, afetiva e social das crianças e indica os possíveis caminhos que levam à construção de uma real parceria baseada em cooperação e complementaridade. Nesse sentido, a segunda parte traz propostas práticas para uma utilização adequada da reunião de pais: no lugar da mera exposição de problemas e reclamações, dinâmicas que conduzam à tomada de consciência e enriqueçam essa parceria.”


Relação Escola e Família

Luciana Maria Caetano, Solange Franci Raimundo Yaegashi – Editora Paulinas – Brasil – 2014

"O presente livro pretende inserir-se em uma área de estudo e pesquisa incipiente em nosso país - a relação escola e família e a formação da criança em sua plenitude. Ele traz alguns temas relevantes e que permeiam as discussões entre as duas instituições, tais como - violência doméstica, alienação parental e depressão, sexualidade, aprendizagem e desenvolvimento infantil, transtorno de ansiedade, bullying, afetividade e o brincar. Este livro visa oferecer reais contribuições para as reflexões de pais e professores."


Qualidade do Ensino: A Contribuição dos Pais

Vitor Henrique Paro – Editora Xamã – Brasil – 2007

"Neste livro, Vitor Paro traz uma dimensão até hoje pouco explorada do tema da participação da comunidade na escola. Trata-se de reconhecer não apenas o direito de os responsáveis pelos educandos participarem, mas também a necessidade que uma boa escola tem dessa participação. Assim, Paro examina os múltiplos ângulos da questão, buscando dimensionar as perspectivas de uma adesão ativa de pais ou responsáveis aos propósitos educativos da instituição escolar, de modo a favorecer a melhoria do aprendizado."


A Relação Família/Escola – Desafios e Perspectivas

Heloisa Szymanski – Editora Líber Livro – Brasil – 2010

“Este livro destina-se a profissionais que trabalham direta ou indiretamente com as famílias, na área de educação, serviço local e saúde, pois apresenta uma proposta de se considerá-las nas suas condições concretas de vida e não por meio de um modelo idealizado. Sugere a necessidade da harmonização entre as práticas educativas desenvolvidas pela família e as várias instituições que trabalham com crianças, adolescentes e jovens.”


Família e Escola

Albertina de Mattos Chraim – Editora Wak – Brasil

"A característica fundamental deste livro é solicitar um maior comprometimento do adulto em relação à formação tanto formal quanto informal de seus educandos. Desperta no leitor a possibilidade de projetar-se em cada fase de sua vida. Resgata, de forma simples, os traços da história do leitor, com a possibilidade de mudar o curso de suas interpretações ao suavizar em grande parte as amarras que o atrelaram a dores humanas... Uma das questões mais atuais em relação à educação é a insegurança social, que leva os jovens a escrever suas histórias nas páginas do mundo do crime. Não podemos permitir que um ajuste de personalidade transforme esses futuros adultos em delinquentes. O desfecho da história de cada criança está na qualidade da educação dos adultos ao comprometerem-se nessa escolta. Assim como na natureza, o processo de amadurecimento é lento e, nem sempre, os resultados são imediatos. Portanto, a responsabilidade de uma escolta estruturada no diálogo e na escuta e no autoconhecimento é o caminho mais seguro."


Escola sem Conflito: Parceria com os Pais

Tânia Zagury – Editora Record– Brasil –

“Em que escola matricular seus filhos? Como se relacionar com coordenadores, diretores e professores? Como tornar o seu filho um bom estudante? Estas e muitas outras dúvidas são esclarecidas pela autora, neste fundamental livro para pais e educadores.“


A Parceria Presente

Márcia Gallo – Editora LCTE – Brasil – 2009

“Localizada na periferia urbana do município de São Paulo, uma escola pública municipal consegue reverter um quadro de desorganização, indisciplina e violência, tanto internamente quanto em seu entorno. A busca de meios para alcançar essa condição teve início com a chegada de um novo diretor e duas coordenadoras pedagógicas que passaram a visitar as casas dos alunos, nos finais de semana, iniciando um processo de parceria entre a escola, as famílias e a comunidade. Este trabalho procurou compreender e descrever esse processo de gestão participativa, explicitando os referenciais teóricos e fazendo uso da metodologia apropriada para isso.”

ENQUETE

Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!

Fim do Conteúdo
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.