Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
JORNAL
Edição 116 - Produção de Textos na Escola
10/08/2015
 
ou

Produção e Leitura de Textos no Ensino Fundamental

“Beatriz Helena M. Citelli – Editora Cortez – Brasil – 2012

Este livro revela como o exercício permanente da leitura e da escrita possui papel fundamental na formação integral do aluno. As experiências desenvolvidas pela autora, especialmente com a produção e recepção dos textos literários, revelam como, ao vivenciarem modalidades discursivas polissêmicas, os alunos tendem a soltar a imaginação, descobrindo e operando com as várias possibilidades expressivas da palavra.

A autora demonstra que o trabalho sistemático com os textos dinamiza o próprio ensino da língua materna, contribuindo, desse modo, para ampliar a consciência da linguagem do aluno.”


Ensino e Correção na Produção de Textos Escolares

Lílian Maria Ghiuro Passarelli – Editora Cortez – Brasil – 2012

“Este livro destina-se a professores de ensino fundamental e médio, a pós-graduados e a interessados em produção textual. Traz alterações, como a da necessidade de rever o que implica produzir um texto na escola e por que os alunos têm medo do papel em branco, além de expandir o referencial teórico-prático e o próprio modo da autora de lidar com a pedagogia da escrita para subsidiar o ensino de diferentes gêneros textuais, contemplando as funções da escrita.”


Leitura e Produção de Texto

Márcio Rogério de Oliveira Cano – Editora Blucher – Brasil - 2011

“Esta coleção traz, em cada volume, reflexões e orientações práticas para o professor das várias áreas do Ensino Fundamental Ciclo II, das redes públicas e privadas, acerca das questões mais atuais do ensino.

O professor precisa contar com recursos que possam de um lado mostrar para ele como se dá a aprendizagem em sua disciplina e, de outro, que sirvam de instrumento prático para elaborar as suas aulas, atendendo às expectativas atuais de ensino.“


A Prática de Produção de Textos em Sala de Aula

Sérgio Simka, Marcos Júlio (Orgs) – Editora Wak – Brasil

“Este livro se destina a estudantes de todas as áreas, às pessoas que necessitam escrever textos e, principalmente, aos professores que têm como tarefa ensinar a escrever. Por essa razão, este livro traz em comum a estreita conexão entre a bagagem teórica dos professores e sua prática em sala de aula, ao balizar o equilíbrio entre o didático e o acadêmico, sem, no entanto, descuidar-se do rigor científico. Os autores, embora as páginas do livro abriguem uma ampla pluralidade opinativa, estão em busca de uma mesma razão: a eficácia do ensino de produção textual.”


Oficina de Redação

Leila Lauar Sarmento – Editora Moderna – Brasil – 2012 – 4ª edição

“Esta edição explora uma série reformulada de textos e exercícios, aliados a propostas de diferentes obras, estilos e autores. Ao mesmo tempo em que desenvolve sua habilidade artística, o aluno fortalece a sua consciência cidadã contextualizando os temas estudados com o seu cotidiano.

A seção Construção textual trabalha com orientações de leitura e interpretação de textos. Ao final da unidade, a seção Programe-se traz sugestões de livros, filmes e sites, ampliando a bagagem cultural dos alunos ao explorar referências necessárias para estimular a criatividade nas produções.

Grande variedade de unidades intercaladas às leituras, explorando contextos de interpretação e criação.” (7º ano/6ª série)


Leitura e Produção de Textos

Lucie Didie – Editora Atlas – Brasil – 2013

“Esta obra, fruto de mais de vinte anos de estudo, de pesquisa e de efetivo exercício do magistério, é de suma importância para a vida – tanto estudantil, quanto profissional - de qualquer indivíduo. Trata-se de um curso completo e autoexplicativo, aplicado algumas centenas de vezes ao longo dos anos, dele resultando um método definitivo.”


Estudo e Produção de Textos

Vanilda Salton Köche, Adiane Fogali Marinello, Odete Maria Benetti Boff – Editora Vozes – Brasil

“Esta obra expõe, em cada capítulo, subsídios teóricos sobre o gênero textual em estudo, acompanhados de uma análise ilustrativa e sugestões de atividades com o gênero textual. Nas atividades constam a pré-leitura, a leitura silenciosa e em voz alta, o estudo do texto, a produção escrita/oral e a recontextualizarão. Com essa proposta, espera-se contribuir para o aprimoramento da prática pedagógica dos professores do Ensino Médio e Superior. Ao mesmo tempo, busca-se auxiliar no processo de letramento dos alunos, ampliando sua visão de mundo e participação social.”


Como Escrever Diferentes Gêneros Textuais

Anne Faundez – Editora Ciranda Cultural – Brasil – 2008

“Produzido por escritores profissionais, cada título demonstra como a linguagem pode ser utilizada para cativar, persuadir e informar. Você poderá redigir: Cartas formais e informais, notícias e artigos, relatos instigantes, personagens verossímeis, metáforas incríveis, esquemas de ritmo e rima, e muito mais.”


Ler e Escrever – Estratégias de Produção Textual

Ingedore Villaça Koch, Vanda Maria Elias – Editora Contexto – Brasil

“Estabelecer uma ponte entre teorias sobre texto e escrita e práticas de ensino, com o diferencial de estudar a teoria com exemplos práticos de diversos meios de comunicação: essa é a proposta de Ingedore V. Koch – uma das maiores autoridades em Língua Portuguesa e Linguística do Brasil – e a professora Vanda Maria Elias em Ler e escrever. Atividade regida pelo princípio da interação, a escrita requer a mobilização de conhecimentos referentes à língua, a textos, a coisas do mundo e a situações de comunicação. Assim, com base em um conjunto de exemplos comentados – quadrinhos, propagandas, reportagens, crônicas, poemas, músicas e muitas produções de alunos de séries distintas – as autoras demonstram a aplicação dos conceitos teóricos abordados, favorecendo a sua compreensão e ressaltando sempre as peculiaridades de cada gênero textual.”


Oficina de Texto

Carlos Alberto Faraco, Cristóvão Tezza – Editora Vozes – Brasil – 10ª edição

“Este livro se destina a todos os estudantes de ensino médio ou dos primeiros anos dos cursos universitários interessados em reforçar e aprimorar o domínio da redação. Com clareza didática e linguagem acessível, o livro propõe em cada tópico um bom número de exercícios e práticas de texto para a sala de aula, repassando os pontos mais problemáticos de redação dos estudantes.”


Compreensão e Produção de Textos

Luiz Marques de Souza – Editora Vozes – Brasil – 10ª edição

“O texto é considerado atualmente como função precípua no estudo/ensino de línguas. Todavia, trata-se de assunto que se embasa em amplas e diferentes áreas do conhecimento, tais como: a filosofia da linguagem da filosofia, a linguistica pragmática e a análise do discurso. Em razão, disso, este manual tem por objeto integrar essas linhas teóricas, a fim de auxiliar de modo eficiente no ensino da leitura e da produção de textos.”


Prática Textual – Atividades de Leitura e Escrita

Vanilda Salton Köche, Odete Maria Benetti Boff, Cinara Ferreira Pavani – Editora Vozes – Brasil

“Essa obra foi escrita visando desenvolver competências, habilidades e estratégias de compreensão, interpretação e produção de textos acadêmicos. Para concretizar seu objetivo, o livro traz exercícios testados que contribuem para a formação linguística e melhoria da produção textual de alunos que estejam ingressando no ensino superior. A estratégia adotada permite que o estudante elabore diferentes tipos de textos em diferentes níveis de linguagem. As atividades propostas também podem ser aplicadas a alunos do ensino médio.”


Redação Descomplicada

Carlos Pimentel – Editora Saraiva – Brasil

“Escrever bem não depende de inspiração; escrever bem se aprende. É isso que ensina Carlos Pimentel, em 'Redação descomplicada': a descomplicar o aprendizado da fluência escrita.

Com um projeto gráfico diferenciado e moderno, a obra mostra ao leitor os entraves gramaticais, os problemas de estilo e os bloqueios encontrados na hora de escrever uma dissertação, um relatório, um texto literário, um e-mail, uma carta. Explica os diferentes tipos de texto e a estrutura redacional desvendando os segredos da comunicação escrita com exemplos retirados do cotidiano, de redações de candidatos a concursos públicos e vestibulares, de excertos provenientes da mídia impressa.

Ao final de cada capítulo, por meio de exercícios especialmente desenvolvidos para aprimorar as técnicas de redação, o leitor pode treinar a teoria aprendida, conferindo as respostas no gabarito do final do volume, que conta com um capítulo inteiro dedicado a redações de concursos públicos e vestibulares.”


Superdicas para Escrever Bem Diferentes Tipos de Textos

Edna M. Barian Perrotti – Editora Saraiva – Brasil

“Com o 'Superdicas Para Escrever Bem Diferentes Tipos de Texto' o leitor perderá o receio de escrever, aprendendo que a fluência escrita pode ser desenvolvida. Em cada uma das 60 superdicas desta obra, ele terá uma verdadeira aula de como escrever bem. Encontrará, em sequência, um curso prático de redação. Apresentadas em linguagem simples e acessível, todas as dicas têm o embasamento teórico de estudos recentes em linguística, análise do discurso e produção de textos. Um livro para ter sempre à mão.”


Redação Sem Medo – Vamos Praticar a Escrita

Priscila M. Yoshida – Editora Pontes – Brasil

“Este livro é resultado de muitos anos ensinando e trabalhando com a prática de produção de textos. Sempre surgem as dúvidas dos alunos, sempre surgem questionamentos de como tornar a escrita algo agradável, pois todos sempre acham que 'ler e escrever é muito chato'.”


Laboratório de Redação

Sérgio Vieira Brandão – Editora Paulinas – Brasil

“O livro propõe 21 oficinas de elaboração de texto para os alunos das classes iniciais. O objetivo da obra, porém, é despertar a criatividade, fazendo o aluno compreender, desde cedo, que mais importante do que o que lhe é ensinado, é o que aprende, descobrindo a forma pessoal de exprimir suas ideias e sentimentos. Os conteúdos, portanto, não têm de forma alguma a pretensão de cercar e muito menos esgotar o assunto, mas são simples subsídios para o professor alcançar os objetivos propostos. Não é, portanto, "um livro didático no sentido habitual do termo, tampouco um manual e menos ainda um tratado de teoria literária". Trata-se de um roteiro para desenvolver a capacidade do aluno de se exprimir (...).”


Escrever com Criatividade

Luciano Martins – Editora Contexto – Brasil – 2001

“Este livro nos traz algumas reflexões e exercícios que podem auxiliar o desenvolvimento da redação. Simples e direto, o livro nos conduz a um mundo no qual a necessidade de escrever deixa de ser obrigação e torna-se um prazeroso exercício de criatividade.”


Escrita Criativa – O Prazer da Linguagem

Renata Di Nizo – Editora Summus – Brasil

“Indicado para todas as pessoas que desejam se comunicar melhor por escrito: profissionais que necessitam elaborar e-mails e relatórios; acadêmicos cuja maior preocupação é redigir, com clareza e exatidão, o resultado de suas pesquisas; e estudantes, principalmente aqueles que enfrentarão a tão temida redação dos vestibulares. Leitura essencial para quem pretende escrever seu primeiro livro e para todos que sofrem do famoso branco na hora de escrever - desconforto causado pela briga com a gramática antes mesmo de colocar as ideias no papel.”


Oficina de Escrita Criativa

Solimar Silva – Editora Vozes – Brasil

“Esta obra tem como proposta auxiliar o professor na tarefa de levar seus alunos a produzirem textos mais significativos e em um ambiente que permita a criatividade, a espontaneidade e a autoconfiança para escrever e proporcionar momentos de escrita criativa, que desobstrua medos e inseguranças. Contém 50 sugestões de atividades criativas e instigantes de produção textual. Essas atividades podem ser feitas em sala de aula e, caso o professor queira e sua realidade permita, elas podem ser publicadas na web.”


Práticas de Leitura e Produção de Texto

Rita de Cássia Santos Almeida – Editora Vozes – Brasil – 2015

“O ensino de leitura e produção de texto é um processo contínuo e por isso deve ser constante, estratégico e de responsabilidade de todas as áreas de todos os professores. Por isso, Práticas de Leitura e Produção de Textos tem o intuito de auxiliar o professor que trabalha na Educação Básica regular, Ensino Médio ou em Educação de Jovens e Adultos. Esse auxílio possibilitará ao professor privilegiar todo o processo de atuação do aluno, sua capacidade de por em prática a leitura compreensiva e interativa, bem como a produção de textos nas múltiplas áreas do ensino.”


Lutar com Palavras – Coesão e Coerência

Irandé Antunes – Editora Parábola Editorial – Brasil

“Coesão e coerência não são questões exploradas satisfatoriamente, nem mesmo nas aulas de língua portuguesa. É comum ouvir referências muito vagas à coesão e à coerência, que constituem um terreno vago, para onde vamos jogando tudo o que não sabemos explicar bem. A intenção deste livro é fixar algumas noções básicas acerca da propriedade textual da coesão e de sua relação com a coerência, com o objetivo de desenvolver nossa competência para falar, ouvir, ler e escrever textos, com mais relevância, consistência e adequação. Isso contribuirá para que todo leitor compreenda o que fazer para deixar o seu texto articulado, encadeado, coeso e coerente.”


Da Redação à Produção Textual

Paulo Coimbra Guedes – Editora Parábola Editorial – Brasil – 2009

“Este livro é uma contribuição e tanto para um país que precisa aprender a escrever, que precisa aprender a ensinar a escrever.”

ENQUETE

Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!

Fim do Conteúdo
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.