Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
JORNAL
Edição 116 - Produção de Textos na Escola
10/08/2015
 
ou

Missão é fazer a diferença na vida dos alunos

Professora de matemática, ciências, biologia, química, saúde e qualidade de vida, há cerca de 20 anos no magistério público do estado de São Paulo, Ana Paula da Silva diz que ser professora significa fazer a diferença na vida dos alunos. “Somos exemplo, somos espelho”, destaca.

Segundo Ana Paula, os professores deixam marcas importantes nos estudantes e podem ajudá-los a decidir sobre o futuro. “Não ensinamos apenas o conteúdo do currículo, mas também atos de cidadania”, salienta. “Se ele se tornar médico ou pedreiro, acima de tudo, deve ser profissional, ter caráter, respeito ao próximo”, enfatiza. “Não vai deixar de praticar a cidadania.”

Lotada na Escola Estadual Inocoop II, em Guarulhos, Ana Paula está temporariamente afastada da sala de aula para tratar um problema na coluna vertebral. Readaptada, ela atua agora como responsável pela sala do Acessa Escola, programa da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, coordenado pela Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE). “É uma sala de ambiente virtual, que serve para pesquisas, trabalhos, consultas, aulas e projetos diferenciados com o uso da informática”, explica. O ambiente é usado para promover a inclusão digital e social dos alunos, professores e funcionários das escolas da rede pública estadual.

Apaixonada pela educação, Ana Paula criou um blogue, em 2008, a fim de compartilhar atividades elaboradas para estudantes de diferentes níveis. “Algumas podem ser adaptadas e repensadas, de acordo com o que se pretende e com as habilidades que queremos desenvolver com os alunos”, esclarece.

Ao compartilhar atividades, a professora pretende mostrar ao público em geral o quanto a educação pode gerar bons frutos. “Apesar das dificuldades que encontramos em sala de aula, como alunos desmotivados, desinteressados, com dificuldades de aprendizagem, e salas cheias, entre outras situações, podemos conseguir bons resultados”, pondera.

Ana Paula tem graduação em ciências físicas e biológicas e pós-graduação em metodologia e didática do ensino superior. (Fátima Schenini)

ENQUETE

Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!

Fim do Conteúdo
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.