Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
JORNAL
Edição 120 - Prêmio Professores do Brasil-2015
09/12/2015
 
ou

A Prática Educativa – Como Ensinar

Antoni Zabala – Editora Artmed – Brasil

“A partir de uma perspectiva de análise e reflexão, o autor propõe pautas e orientações sobre a ação educativa que visam a melhorá-la. As decisões sobre essas e outras questões relacionadas sobre como ensinar haverão de se justificar pela função social do ensino e pela concepção dos processos de aprendizagem.”


Pedagogia de Projetos – Ano Letivo sem Mesmice

Paty Fonte – Editora Wak – Brasil

“A presente obra se preocupa em alertar os docentes para que não transformem seus alunos em meros espectadores, em uma plateia que concorda com tudo, sem argumentar e criar. Assim sendo, por meio de artigos, reflexões e sugestões de aulas, apresenta a base da Pedagogia de Projetos – onde o aluno é o autor de sua própria história. Tornar-se um material fundamental ao professor no momento de planejar atividades originais e dinâmicas no decorrer do ano letivo, sugerindo projetos que fogem ao tradicional, mas a partir das temáticas que as escolas costumam trabalhar. Neste sentido, as datas comemorativas valorizam a participação ativa dos educandos, propondo-os vivências de situações – problema sobre os quais terão de refletir e se posicionar.”


Projetos Pedagógicos Dinâmicos

Paty Fonte – Editora WAK – Brasil

“O livro editado pela WAK reúne assuntos pedagógicos atuais, interessantes e polêmicos de variadas formas: por meio de relatos da própria história de vida da autora, de projetos didáticos e pedagógicos, de mensagens e pesquisas. No término de cada artigo, são lançadas questões para motivação e reflexão dos professores a respeito de sua práxis pedagógica. Os projetos contêm sugestões de atividades que servem como material de apoio aos profissionais da área de educação no momento de planejar aulas mais dinâmicas e originais. Os docentes são desafiados a um trabalho que envolve dinamismo, ousadia e sentimento.”


A Arte de Ensinar

Gabriel Perissé – Editora Saraiva – Brasil – 2011 – 2ª edição

“A arte de ensinar é mais do que uma lista de dicas didáticas ou de instruções sobre o como fazer. Cada professor e cada professora, ao desenvolver seus talentos artísticos, sua força comunicativa, sua paixão profissional, transforma o conhecimento em realidade visível e palpável. A sala de aula como lugar aberto, em que a linguagem inspiradora, o diálogo, a criatividade e o espírito lúdico oferecem espaço para que todos se vejam como artistas do ensinar e do aprender. Este livro se baseia numa crença pedagógica que é ao mesmo tempo uma certeza humanista na escola contemporânea brasileira, apesar das dificuldades que não devemos minimizar, somos todos capazes de reinventar caminhos de acesso ao saber.”


O Trabalho com Projetos de Pesquisa

Jorge Santos Martins – Editora Papirus – Brasil – 2002 – 2ª edição

“Esse livro apresenta uma proposta pedagógica baseada no princípio de que é fundamental mobilizar e envolver o aluno para que seu aprendizado seja significativo. O autor explica como utilizar atividades calcadas em projetos de trabalho escolar, integrando diversos conteúdos das disciplinas regulares e do cotidiano da comunidade. O professor pode estimular a iniciativa dos alunos por meio do trabalho em grupo, destinado a promover a interatividade e o espírito associativo, sementes da colaboração e da solidariedade.

Como explica o autor, o objetivo desse manual não é fornecer um kit pronto de ferramentas pedagógicas para serem usadas em sala de aula, mas pôr ao alcance do professor um conjunto de ideias sobre o trabalho investigativo feito pelos alunos, que poderá ser adequado às suas aulas, desde os primeiros anos escolares.”


Projetos Pedagógicos no Contexto Escolar

Maria Antonia Granville (Org.) – Editora Mercado de Letras – Brasil – 2013

“Este livro tem uma configuração pragmática por voltar-se mais e por trabalhar, mais especificamente a realidade da escola e os projetos que nela se realizam, concretizados nos componentes curriculares da educação básica. Assim, estendendo-se da escola da educação básica à de ensino superior da rede pública e particular de ensino, o livro não só propõe caminhos a serem percorridos no planejamento, desenvolvimentos de processos de ensino e aprendizagem nas unidades escolares, como também discute praticas originárias de projetos e convida os leitores à análise e reflexão sobre essas práticas. Portanto, o livro mostra como fazer o projeto acontecer na escola e, nesse sentido, propõe, dá sugestões e estimula a realizá-lo no contexto escolar.”


Aprendizagem baseada em Projetos

William N. Bender – Editora Penso – Brasil – 2014

“A aprendizagem baseada em projetos (ABP) é considerada uma das práticas de ensino mais eficazes do século XXI. Os estudantes trabalham com questões e problemas reais, colaboram na criação de soluções e apresentam os resultados. Assim, tornam-se mais interessados no conteúdo de cada disciplina, aumentando seu entusiasmo pelo aprendizado e melhorando seu desempenho. O livro Aprendizagem baseada em projetos explora a ABP como abordagem de ensino diferenciado, com base em aplicações atuais da tecnologia na sala de aula. Ao longo dos capítulos, o autor apresenta diretrizes práticas para sua implementação nos ensinos fundamental, médio e superior, tornando este livro um valioso recurso para o aprimoramento profissional dos professores e para o desenvolvimento de aulas eficazes e motivadoras.”


Histórias para o Coração do Professor

Alice Gray – Editora Hagnos (selo United Press) – Brasil – 2004

“O livro 'Histórias para o Coração do Professor' apresenta uma carinhosa seleção de histórias da vida real. Cheias de sabedoria e incentivo são dedicadas àqueles que são mestres na arte impactar o curso de nossas vidas. As histórias são extraídas da vida real e faz do livro uma leitura alternativa ao cotidiano do professor. Além de fornecer novas ideias sobre a arte do magistério com citações e frases de incentivo ao final de cada história. Uma leitura leve e descontraída com poder de cativar o professor atuante.”


Projetos Pedagógicos

Antonio Carlos de Oliveira – Editora Avercamp – Brasil

“São apresentados cinco projetos sobre temas diferentes: memória, drogas, tribos urbanas, fanzines e grafite na escola. Todos enriquecidos com indicações bibliográficas, músicas, filmes e sugestões de muitas outras fontes e materiais. Manteve-se como básica a preocupação de possibilitar a viabilização de todos os projetos, considerando a necessidade de não envolver materiais ou procedimentos que pudessem gerar custos elevados ou trazer dificuldades de implantação. Desse modo, escolas e educadores poderão, com base nas propostas apresentadas, desenvolver suas próprias dinâmicas com materiais diversos.”


Temas Transversais, Pedagogia de Projetos e Mudanças na Educação

Ulisses F. Araújo – Editora Summus Editorial – Brasil – 2014

“Resultado de mais de 15 anos de trabalho em escolas e universidades, este livro discute as revoluções educacionais ocorridas ao longo da história, a consolidação das disciplinas tradicionais e as novas abordagens epistemológicas - como as teorias de complexidade e a interdisciplinaridade - que vêm reinventando a educação.

Tomando o construtivismo como corrente teórica ideal, Ulisses F. Araujo traz ainda o exemplo concreto de um projeto, desenvolvido em sala de aula, que empregou a metáfora da "rede" de conhecimentos. Afinal, esses novos caminhos não são teóricos: já se encontram em pleno desenvolvimento nas escolas brasileiras.”


Pedagogia dos Projetos – Etapas, Papeis e Atores

Nilbo Ribeiro Nogueira – Editora Érica – Brasil

“Nesse livro a Pedagogia dos Projetos é abordada como uma estratégia para auxiliar na formação do sujeito integral. O autor enfatiza as vantagens no aspecto do desenvolvimento das habilidades, competências, da conquista da autonomia por parte do aluno e de dezenas de outras capacidades essenciais para sua formação. Além das vantagens e intenções do trabalho com projetos, destacam-se as possíveis etapas vivenciadas pelos diferentes atores do processo - professores e alunos. Descrever etapas, neste caso, tem o sentido de nortear a trajetória e principalmente delimitar a função de cada um dos atores para que não haja sobreposição de papeis.”


O Universo da Sala de Aula – Uma Experiência com Projetos

Lúcia Lima da Fonseca – Editora Mediação – Brasil

“Relatando sua prática com uma turma de crianças, uma jovem professora permite que se reviva com ela o desenrolar dos projetos pedagógicos, ao longo de um semestre, apresentando também suas reflexões teóricas. Projetos que começaram com o tema ‘Universo’, mas que envolveram muitos outros interesses das crianças e da professora, descobertas, conflitos afetivos e cognitivos.”


Metodologia de Projetos

Fernando Leme do Prado – Editora Saraiva – Brasil

“Os avanços tecnológicos se sucedem em um ritmo cada vez mais veloz, provocando profundas mudanças em todos os campos do conhecimento humano, exigindo dos profissionais decisões rápidas e adequadas. Este livro aborda a Metodologia de Projetos aplicada não só à Educação Profissional, mas em todos os níveis e modalidades educativas, pois seu objetivo é facilitar a aquisição de competências, habilidades e atitudes de modo a preparar o profissional para a tomada de decisões. Este livro pode ser utilizado como livro-texto em cursos profissionalizantes, técnicos, de graduação e de pós-graduação nas áreas de educação e metodologia de projetos.”

ENQUETE

Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!

Fim do Conteúdo
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.