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JORNAL
Edição 126 - Prêmio Viva Leitura-8ª Edição
30/06/2016
 
ou

Leitura na Escola – Espaço para Gostar de Ler

Jurema Nogueira Mendes Rangel – Editora Mediação – Brasil

“Como levar os professores a descobrir o potencial mágico da leitura na escola? Professora de português e pesquisadora nessa área, Jurema Rangel reúne neste livro suas reflexões teóricas vinculadas a práticas de leitura em escolas do Rio de Janeiro. Tornar o aluno leitor, alerta, é torná-lo curioso sobre o mundo em que vive. É favorecer seu diálogo com pessoas de outros continentes e outras culturas. Ler e produzir sentido sobre o que lê são caminhos para novos conhecimentos em todas as áreas. Bons leitores transformam-se em pesquisadores, escritores e inventores. Será essa a concepção de leitura vigente no ensino fundamental? O que os alunos leem, para quem ou para que leem desde as séries iniciais? As práticas de leitura não podem continuar reduzidas a uma leitura enfadonha de escola: à elaboração de resumos, de fichas ou do uso de livros didáticos. É urgente se revigorar esse espaço e tempo de leitura na escola para ensiná-los a gostar de ler. Nesse sentido, analisa Jurema, é necessário maior contato de crianças e jovens com a cultura escrita repensando-se projetos e práticas que vêm sendo desenvolvidos nas escolas, bem como questões pedagógicas atreladas a questões do erro e da avaliação em atividades de leitura. Por suas significativas contribuições teóricas ao tema, contextualizadas por sugestivos recortes do cotidiano escolar, este é um título que não poderá faltar na biblioteca de gestores e professores da educação básica de todo país.”


O Que é Leitura

Maria Helena Martins – Editora Brasiliense – Brasil

“A ideia de leitura é normalmente restrita ao livro, ao jornal. Lêem-se palavras, e nada mais, diz o senso comum. As ciganas, contudo, dizem ler a mão humana, e os críticos afirmam ler um filme. O fato é que, quando escapa dos limites do texto escrito, o homem não deixa necessariamente de ler. Lê o mapa astral, o teatro, a vida - forma a sua compreensão de realidade. Que tal agora ler o que é ler? Sem conceitos estanques, antes de tudo este livro é um convite: 'vamos fazer uma leitura?'”


Leitura, Escrita e Ensino – Discutindo a Formação de Leitores

Victoria Wilson, Jacqueline de Fátima dos Santos Morais (Orgs.) – Editora Summus – Brasil – 2015

“Hoje, é consenso que o acesso ao livro é fundamental para garantir a incorporação de práticas de leitura ao cotidiano. Destinada a estudantes de pedagogia e a educadores, esta obra aborda a democratização da cultura, o ensino de literatura e a alfabetização freireana – passando por temas como contação de histórias, livros infantis, EJA, ensino de língua estrangeira e redações de vestibular.”


Escola e Leitura. Velha Crise, Novas Alternativas

Regina Zilberman e Tania M. K. Rösing (Orgs.) – Editora Global. ALB – Associação de Leitura Do Brasil – Brasil – 2009

“Nesta obra, as organizadoras Regina Zilberman e Tânia M. K. Rösing dialogam com as iniciativas de professores motivados a superar problemas que as escolas enfrentam atualmente. Consagrados profissionais discutem e expõem os modos de vivenciar a literatura na escola, dentro e fora da sala de aula, apresentando abordagens inovadoras da poesia infantil, de ações com a literatura no ensino médio e confrontam o livro e o computador, a internet e a biblioteca.”


Mediação de Leitura – Discussões e Alternativas para a Formação de Leitores

Fabiano dos Santos, José Castilho Marques Neto, Tania M.K. Rösing – Editora Global – Brasil – 2009

“Tornar professores, bibliotecários e agentes de cultura leitores efetivos, entusiasmados e convictos da importância de formar gerações de cidadãos emancipados, críticos e sensíveis é o objetivo deste livro, que estimula uma reflexão profunda sobre o significado da mediação de leitura no contexto da escola, da biblioteca e de espaços comunitários. As ações de mediação de leitura são vistas como processos de inclusão cultural e de emancipação de grupos e indivíduos. Isso ocorre por meio de abordagens inter, multi e transdisciplinares que oferecem importante fundamento teórico e prático para promover a alfabetização, o letramento e a articulação entre agentes culturais com materiais de leitura qualificados.”


Leitura e Formação de Leitores – Vivências teórico-práticas

Lucinea Aparecida de Rezende – Editora da Universidade Estadual de Londrina (Eduel) – Brasil – 2009

“De acordo com a autora a leitura e a escrita não são tarefas apenas do professor de língua portuguesa. Por isso, propõe que os formadores de professores se aproximem das linguagens e dos objetos de estudo de outras áreas, ampliando interfaces que indiquem melhores resultados na formação do leitor. Desta forma este livro tem o mérito de enfrentar esses desafios apresentando um posicionamento crítico capaz de articular teoria e prática educativa. É indicado para pesquisadores das áreas de linguagem, letras, linguística, psicolinguística, sociolinguística e de educação.”


A Formação do Leitor Jovem

Ana Mariza Ribeiro Filipouski, Diana Maria Marchi – Editora Edelbra – Brasil

“Esta obra oferece alternativas para a formação do leitor, sugerindo projetos de trabalho para a disciplina de Língua e Literatura Portuguesa que tenham o texto literário como foco e apresentem temas e assuntos considerados de interesse dos jovens.”


Leitura na Sala de Aula – Como ajudar os professores a formar bons leitores

Emílio Sánchez Miguel, J. Ricardo Garcia Perez, Javier Rosales Pardo – Editora Penso – Brasil

“Os conhecimentos acumulados sobre a leitura constituem hoje um dos campos mais robustos da psicologia. Temos uma ideia relativamente precisa não apenas do que supõe o ato de ler, mas também do processo que nos possibilita chegar a sermos leitores competentes. Além disso, há disponível uma grande quantidade de recursos educativos que podem promover o progresso dos alunos. Porém, a transferência desses conhecimentos à prática profissional dos docentes tem sido estranhamente mais escassa do que se poderia esperar. Esta obra tenta entender o motivo desta disparidade, em três momentos: apresentando evidências da magnitude desse problema; lançando uma possível explicação para a questão levantada; e, finalmente, trazendo propostas para introduzir mudanças progressivas e sustentáveis nas práticas de sala de aula.”


Leitura: Uma Aprendizagem de Prazer

Suzana Vargas – Editora José Olympio – Brasil

Em Leitura – Uma aprendizagem de prazer, Suzana Vargas divide com colegas, professores e apreciadores dos livros e da leitura sua paixão e conhecimento vivenciados em trinta anos dentro de salas de aula, eventos e oficinas de criação e produção literária.

“A percepção de que a leitura poderia se estender para além dos bancos escolares e brotar espontaneamente do seio da comunidade deu ao meu trabalho em sala de aula uma nova perspectiva, que ao longo dos anos resultou em muitos projetos de formação de leitores com instituições outras que não escolas e universidades. Esses projetos atingiram dimensões imprevistas e espalharam-se país afora”, destaca a autora.

Baseado em sua dissertação de mestrado em teoria literária, feita em 1988, o ensaio, esta nova edição revisada e ampliada lançada pela José Olympio conta com mais dois novos capítulos. Eles abordam o trabalho de formação de grupo de leitores, o que confere ao ato da leitura a importância de possibilitar senso crítico e cidadania de maneira prazerosa e não por obrigação ou castigo.

A autora enfatiza o trabalho realizado no projeto “Rodas de Leitura”, evento realizado em parceria com centros culturais mantidos pelo Banco do Brasil, e nas oficinas de leitura e escrita da Estação das Letras, espaço idealizado e coordenado pela autora, desde 1996, no Rio de Janeiro.


Incentivando o Amor pela Leitura

Eugene H. Cramer, Marrieta Castle (orgs.) – Editora Artmed – Brasil – 2001

“Este livro faz uma análise do professor e do papel crítico que ele desempenha na tarefa de ajudar as crianças a tornarem-se leitores motivados, ativos e envolvidos, que leem tanto por prazer como pela necessidade de manterem-se informados.”


Literatura Infantil - Múltiplas linguagens na formação de leitores

José Nicolau Gregorin Filho – Editora Melhoramentos – Brasil – 2009

“Este livro fornece subsídios teórico-práticos com o objetivo de ampliar a formação do profissional da educação, preparando-o para a escolha das obras e para o convívio com a criança leitora.”


Manual de Reflexões sobre Boas Práticas de Leitura

Daniela Beccaccia Versiani, Eliana Yunes, Gilda Carvalho – Editora Unesp – Brasil – 2012

“Este livro, preparado com base no exame de cerca de 5.800 projetos de leitura em andamento no Brasil, é construído de pequenos verbetes articulados entre si, que poderão ser lidos conforme as necessidades e os interesses do leitor.

Trata-se de uma obra arejada e reflexiva, que certamente será um instrumento valioso para o trabalho daqueles que se dedicam a formar leitores-cidadãos.”


Ler e Compreender: Estratégias de Leitura

Renata Junqueira de Souza, Cyntia Graziella Girotto, Dagoberto Buim Arena e Ana Maria dos Santos Menin – Editora Mercado de Letras – Brasil – 2010

“Em 2006, Renata Junqueira de Souza, Cyntia Graziella Girotto, Dagoberto Buim Arena e Ana Maria dos Santos Menin desenvolveram um projeto de pesquisa a fim de investigar a aplicabilidade do uso da literatura infantil no ensino de estratégias de compreensão textual desenvolvidas em programas de leitura em escolas primárias e secundárias. As descobertas desse grupo e esta publicação podem servir de fonte tanto para professores ingressantes, quanto para veteranos. Este livro é resultante do trabalho de um grupo de educadores que tem por objetivo levar a literatura infantil para a sala de aula e, dessa forma, envolver os alunos com os livros. Os autores acreditam realmente que é possível mudar a maneira de se ensinar leitura nas escolas brasileiras.”


Formando Crianças Leitoras

Josette Jolibert e colaboradores – Editora Artmed – Brasil – 1994 – Volume 1

“A autora reúne nestes dois volumes as hipóteses teóricas e as propostas pedagógicas ligadas à construção pelas próprias crianças de seu saber-ler e saber-escrever. Trazendo uma fundamentação teórica completa e acessível, junto a uma quantidade significativa de experiências bem-sucedidas ricamente ilustrada, esta obra é indispensável a todos professores dispostos a transformar seu cotidiano pedagógico com competência e segurança.”


Leitura e Mediação – Reflexões sobre a Formação do Professor

Juliana Bertucci Barbosa, Marinalva Vieira Barbosa (Orgs.) – Editora Mercado de Letras – Brasil – 2013

“Nas práticas escolares de leitura, pensar o professor como mediador da relação do estudante com o texto, e através deste com o(s) seu(s) autor(es), é já afirmar um ponto de vista sobre a aprendizagem: ninguém aprende a ler sem debruçar-se sobre textos. E este debruçar-se pode ser individual ou coletivo. Não é o professor que ensina, é o aluno que aprende ao descobrir por si a magia e o encanto da literatura. Mediar este processo de descobertas é o papel do professor, que só pode fazê-lo também ele como leitor.”


A Importância do Ato de Ler – Em três artigos que se completam

Paulo Freire – Editora Cortez – Brasil

“Em sociedade que exclui dois terços de sua população e que impõe ainda profundas injustiças à grande parte do terço para o qual funciona, é urgente que a questão da leitura e da escrita seja vista enfaticamente sob o ângulo da luta política a que a compreensão científica do problema traz sua colaboração. É um absurdo que estejamos chegando ao fim do século, fim de milênio, ostentando os índices de analfabetismo, os índices dos que e das que, mal alfabetizadas, estão igualmente proibidos de ler e de escrever, o número alarmante de crianças interditadas de ter escolarização e que com isso tudo convivamos quase como se estivéssemos anestesiados. Nenhum autor com boa saúde pode se sentir mal por ter um livro seu tão insistentemente procurado, tão fraternamente sempre recebido, quando uma nova impressão sua chega às livrarias. A prova da presença viva de seu livro anima, desafia e aquece a vontade de vida do autor, sua paixão por continuar dizendo coisas e 'pronunciando o mundo'.”


Oficina de Leitura – Teoria & Prática

Angela Kleiman – Editora Pontes – Brasil – 2012

“As estratégias do leitor podem ser as mesmas na leitura de textos diferentes, na verdade o leitor as muda segundo seus objetivos e necessidades, não segundo a matéria que ele estiver lendo. Essas estratégias devem ser conhecidas por todo profissional do ensino. Desta forma, quando um professor de geografia solicitar do aluno a leitura de um texto de apoio, ele poderá reforçar o trabalho do professor de português. De oficinas de leitura que levaram estas questões em consideração, realizadas nos últimos dois anos, surgiu a ideia de juntar diversas atividades ali desenvolvidas num só volume. Permite-se, assim, o acesso dos interessados na leitura e seus desdobramentos na vida escolar, aos diversos aspectos tratados nesses cursos e aos materiais neles usados. O objetivo é a interação disciplinar que muitas vezes as barreiras da formação diferente de cada professor não permitem.”


Literatura na Escola – Propostas para o Ensino Fundamental

Juracy Assmann Saraiva, Ernani Mügge e colaboradores – Editora Artmed – Brasil – 2006

“Literatura na escola: propostas para o ensino fundamental é um convite para a exploração de poemas e narrativas de autores renomados da literatura brasileira e internacional. Ele revitaliza a parceria centenária entre a literatura e a escola ao apresentar ideias inovadoras, testadas e aprovadas, capazes de mostrar que o texto em sala de aula pode, sim, formar leitores e concretizar as metas de ensino da língua portuguesa.”

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